Temperatura Hotmart – Cuidado! As aparências enganam!

Temperatura Hotmart – Cuidado! As aparências enganam! - Iniciantes preferem produtos de altas temperaturas. Mas será que essa é uma boa?

Temperatura Hotmart
Cuidado! As aparências enganam!

Afiliados iniciantes, na maioria, preferem começar por produtos de altas temperaturas na Hotmart.

Mas será que essa é uma boa estratégia?

É sobre isso que falaremos, hoje, no Laguia Brasil.

O mais comum a todo novo afiliado na Hotmart é buscar sempre se afiliar a produtos de altas temperaturas, entendendo que eles são os melhores produtos para se trabalhar como afiliado.

Há uma grande chance, porém, de que, se você está começando tenha entendido que existe uma real e valiosa importância no termômetro, e tenha se afiliado ou pensado em se afiliar aos produtos com temperatura de 150º.

Mas essa temperatura pode nos levar a cometer inúmeros erros como afiliados e não obtermos resultado algum, nos levando a desistência.

Quer entender a importância do termômetro da Hotmart?

Fica com a gente, vamos entregar uma informação valiosíssima que fará a diferença entre lucrar ou perder tempo.

O que é a temperatura da Hotmart?

A temperatura da Hotmart, segundo a própria plataforma, é um índice de aceitação de um determinado produto no mercado.

Quanto mais quente, mais ele tem visitantes, vendas e gera comissões.

A plataforma da Hotmart não expõem todos os critérios usados na classificação, mas podemos entender que a quantidade de vendas é, certamente, o principal deles. Mas existem outros:

  • Avaliações do produto
  • Blueprint *
  • Página de venda
  • Quantidade de visitas
  • Número de vendas
  • Quantidade de Reembolso
  • Quantidade de Afiliados

* Blueprint é certamente uma métrica manipulável, ou seja, conseguimos aumentar por cumprir alguns critérios. Ela leva em consideração as informações cadastradas pelo criador do produto. Engloba – nome adequado, a categoria cadastrada corretamente, qualidade da página de vendas, texto de apresentação, páginas alternativas, materiais de divulgação, foto do produto, etc. Quanto mais completo o produto se apresenta na Hotmart maior o seu blueprint.

Um produto pode subir ou descer a temperatura do dia para noite, pois fatores como reclamações e reembolsos interferem muito.

Pelo fato de não definir categoricamente cada um dos itens que são levados em consideração para a classificação, produtores não conseguem manipular essa temperatura, portanto ela expõem a realidade da aceitação do produto no mercado.

Por consequência acreditamos que os que vendem de verdade, são apenas os produtos de altas temperaturas. Por isso, vemos produtos de 100º a 150° serem os mais disputados por afiliados.

No entanto, existem muitos perigos para quem usa somente essa métrica para encontrar o produto certo para trabalhar, pois você pode ser conduzido para resultado algum, principalmente quando está começando.

Produtos de alta temperatura na Hotmart são bons ou ruins para se trabalhar?

Produtos de alta temperatura na Hotmart são bons ou ruins para se trabalhar?
Produtos de alta temperatura na Hotmart são bons ou ruins para se trabalhar? – Foto de Sebastian Sørensen

A resposta depende muito da estratégia de trabalho adotada.

Tráfego pago ou orgânico, fundo, meio ou topo de funil, captação de lead, blog, vídeos, Instagram, Facebook, etc.

Dificilmente teremos um produto que possa se dar bem em todas as estratégias. Por isso é importante ir muito além da temperatura na hora de escolher o produto certo para trabalhar na Hotmart.

Pois o sucesso de uma estratégia depende de muitos fatores e a temperatura do produto na plataforma não tem tanta relevância.

Quais são os melhores produtos para se trabalhar?

Recentemente escrevemos um outro artigo que você deve ler para entender o que vem a seguir.

Melhores Produtos Para se Afiliar no Hotmart 2022

Esse artigo traz justamente o que é preciso entender antes de se afiliar a qualquer produto na Hotmart ou qualquer outra plataforma.

Não acredite em listas que muitos fazem alegando estarem passando os melhores produtos para se afiliar. Toda e qualquer lista que traga produtos específicos não pode e não tem como ser a certa para 100% dos afiliados.

Por quê?

Justamente pelo que falamos anteriormente, o produto certo vai depender da sua estratégia.

Cada produto ao qual você se afiliar, deve ser estudado e muito bem estudado.

Você precisa entender o nicho, o mercado, o consumidor, a dor e, principalmente, saber se aquele produto responde bem a dor, e, talvez, seja nesse quesito que a temperatura possa ajudar, pois produtos de alta temperatura já tiveram muitas compras e, portanto, podemos entender que suas avaliações são muito positivas.

Divulgar qualquer produto sem um conhecimento profundo dele é errado, pois você pode ter muitos problemas com reembolso e perder credibilidade com seu público.

É preciso entender que a Hotmart não faz nenhum tipo de controle editorial, avaliação de qualidade do produto a não ser a temperatura.

E a temperatura não leva em conta a qualidade, a metodologia, a funcionalidade do curso, ou seja, um produto pode ter 150º e não ser tão bom, ou pode ter 5º e ser um infoproduto maravilhoso que não decolou por conta de um marketing malfeito.

Por isso que é preciso estudar cada produto para entender o que ele oferece e como isso se enquadra numa boa estratégia ou para melhor aproveitamento de um público anteriormente conquistado.

É preciso conhecer o que se oferta e a pessoa a qual você ofertará, caso contrário toda a estratégia será frustrada.

Fuja das altas temperaturas no tráfego pago de fundo de funil.

Fuja das altas temperaturas no tráfego pago de fundo de funil.
Fuja das altas temperaturas no tráfego pago de fundo de funil. – Foto de Pixabay

Preste atenção a isso, pois é uma dica muito importante para quem está começando.

Essa já foi uma estratégia válida, hoje, porém não é mais, pois existe uma concorrência muito grande em produtos de altas temperaturas.

Anunciar para fundo de funil, ou seja, no tráfego pago para nome do produto ou do produtor, tem um custo por clique muito alto. Levando em consideração que você está começando, não entende o mercado, não entende o tráfego pago e não domina a copy, fazer tráfego pago para fundo de funil é pedir para levar prejuízo.

Essa estratégia, porém, ainda pode gerar resultados, quando você consegue fazer um levantamento e percebe um número razoável de buscas aliada a uma baixa concorrência da palavra-chave.

Se bem pensada pode dar certo, mas desaconselhamos para quem está iniciando.

Falamos dessa estratégia porque ela é muito difundida no YouTube como uma das estratégias matadoras e simples de serem aplicadas.

Mas, como já testamos, para ela funcionar existem muitos fatores.

Por exemplo, no Google Ads, é preciso ter uma conta com muitas conversões, coisa que iniciante não tem, e até colher dados suficientes você já gastou milhares de Reais.

Alta Temperatura é igual à Alta concorrência.

Alta Temperatura é igual à Alta concorrência.
Alta Temperatura é igual à Alta concorrência. – Foto de sergio souza

Os produtos mais vendidos estão inseridos nos nichos que mais vendem, portanto são nichos de grande concorrência para qualquer tipo de estratégia adotada.

É preciso ter isso em mente quando começamos a nossa estratégia.

O fato de ter grande concorrência não significa que você não deva trabalhar com produtos de alta temperatura Hotmart, significa apenas que você deve traçar um plano de trabalho a longo prazo, principalmente no tráfego orgânico, estudar as possibilidades para conseguir competir com os grandes afiliados.

Produtos de baixa temperatura Hotmart são melhores para se trabalhar?

Produtos de baixa temperatura são melhores para se trabalhar?
Produtos de baixa temperatura são melhores para se trabalhar? – Foto de Vladislav Murashko

Não, não necessariamente.

A temperatura não deve ser levada em consideração na escolha se a sua estratégia está focada num nicho.

Ela não influência em nada.

A vantagem das baixas temperaturas na Hotmart, no caso de tráfego orgânico ou pago, é que você, provavelmente terá menos concorrência para trabalhar o nome do produto, mas, consequentemente terá menos buscas.

Por exemplo: digamos que o Laguia Brasil tivesse um curso de Marketing Digital, vamos chamá-lo de

Curso de Marketing Digital Laguia Brasil

Se você fizesse uma busca, agora, por essa palavra veria que não existe concorrência alguma, mas também não existe busca alguma.

Então qual seria a vantagem de trabalhar para uma palavra-chave que não tem busca? Isso resultaria em perda de tempo.

É preciso dosar, entender a sua capacidade inicial de trabalho e brigar com concorrentes do seu tamanho.

Planejador de Palavras Chaves

Se você tiver uma conta no Google Ads poderá usar o planejador de palavras chaves para descobrir a quantidade de buscas para determinadas palavras chaves.

Eu, sinceramente indico que você se, no início, foque em palavras com o máximo de 100 buscas mensais.

Quando você obtiver o sucesso e superar os seus concorrentes nesse volume de busca, aumente o nível, buscando classificar seu site ou vídeo em palavras que tenham volume de buscas acima dos 500 mensais, e assim por diante.

Outra sugestão para busca por palavras chaves e, até certo ponto, melhor do que o planejador de palavras chaves do Google é UberSuggest.

Ele tem ferramentas que orientam no tráfego pago e no orgânico. Dá para tirar grande proveito da versão free.

Estratégia de blog e site, no orgânico, tende a ter um tempo de retorno enorme. Prepare-se para começar a colher resultados com mais de um ano de trabalho.

Para um processo mais rápido você precisaria ter um suporte de profissionais no marketing e conteúdo.

Mas, a realidade do marketing de afiliados nos mostra que a maioria dos afiliados começam contando somente com seu próprio trabalho e limitado pelo tempo que podem desprender para esse trabalho.

Portanto, estratégias como blogs podem levar muito mais de um ano para trazerem resultados de verdade

Obviamente isso é relativo a sua capacidade e qualidade de produção.

Conclusão

No próximo artigo traremos para vocês a forma que usamos para escolher um produto para trabalhar na Hotmart, bem explicativo e detalhado para que você se baseie nele e crie sua própria estratégia.

Essa explicação vale para praticamente toda plataforma de Infoprodutos – Hotmart, Monetizze, Braip, Perfect Pay, Eduzz, etc que usam o mesmo sistema de métricas, somente mudando os nomes.

Entender como funciona a escolha do produto deixando de lado a temperatura da Hotmart, trará vantagens incontáveis ao seu trabalho e rapidez na obtenção de resultados.

Estudar marketing digital é também uma ótima forma de começar.

Conhecer bem, na teoria, a jornada que percorrerá, será uma vantagem enorme.

Muitas pessoas começam a trabalhar assim que se cadastram em plataformas como a Hotmart, somente com a cara e a coragem e testando uma ou outra explicação que encontrou no YouTube ou fazendo spam em redes sociais.

No entanto, dessa forma só se consegue perder tempo e dinheiro.

Busque conhecimento, assim como em qualquer mercado, o conhecimento é parte fundamental da boa execução do trabalho e garantirá bons resultados para você.

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