10 Dicas de Como Economizar Energia Elétrica em Casa
as 10 dicas que vão se converter em muitos % menos na sua conta de energia elétrica
Introdução
Quem é o vilão das contas em sua casa?
Certamente qualquer um não hesitaria em apontar a conta de energia elétrica.
A energia elétrica é tão útil para a nossa vida quanto nos é cara.
Viver sem, hoje, é quase impossível, mas você não precisa ser refém de uma conta exorbitante todos os meses, e isso depende mais de algumas atitudes suas do que propriamente do preço da energia elétrica em suas diferentes bandeiras.
Sempre digo que o conhecimento é, de fato, a melhor forma de se combater qualquer tipo de abuso, inclusive o dos preços altos das contas de energia elétrica.
Sim, você pode, sem dúvida, diminuir o consumo de energia de sua casa, isso é simples. Só depende de mudar alguns hábitos e criar outros.
Esse artigo visa orientar você no caminho para conseguir, de uma vez por todas, Economizar Energia Elétrica em casa e reduzir o preço da conta de energia, mas é válida também para prédios comerciais.
E se você não sabe, economizar é sinônimo de ganhar dinheiro.
Primeiro saiba o que você está pagando
Se alguém perguntasse a você, agora, se você sabe o quanto pagou de energia elétrica no último mês, certamente você diria o valor total da sua conta.
Mas você sabia que você paga três coisas bem distintas dentro da sua conta mensal de energia elétrica?
Primeiramente, saiba o que você está pagando.
Você tem, portanto, três custos distintos dentro da sua conta de energia elétrica
O que você paga na sua conta de energia elétrica:
1 – A energia Gerada
2 – Transporte dessa energia até a sua UC (Unidade Consumidora)
3 – Encargos Setoriais.
Mais algumas tarifas do Governo Federal, Estadual e Municipal.
O Governo Federal nos cobra o PIS/CONFINS
O Governo Estadual nos cobra o ICMS
O Municipal nos cobra a contribuição da Iluminação Pública
E nessa salada de cobranças, saiba que:
53,5% representa a compra de energia, transmissão e encargos setoriais
17,0% é a Distribuição de Energia
29,5% é a soma de todos os Impostos
fonte: Aneel
Como podemos notar, isso não facilita muito a nossa vida, mas, agora, é preciso entender os mecanismos que podem nos levar à economia eficiente de energia elétrica.
Cuidado com os monstrinhos devoradores de energia

Descobrir quem são os monstrinhos devoradores de energia elétrica em sua casa, é simples, mas eu também não sabia isso até pouco tempo, e quando descobri muitos aparelhos ficaram sem teto.
Eu nunca tinha compreendido para que um monte de sigla que vem nas etiquetas dos eletrodomésticos e eletrônicos, Kw, kwh, BTU, W… e aposto que a maioria que está lendo também não faz a mínima ideia do que tudo isso significa, de fato.
E são esses montes de siglas que identificam os vilões da sua conta de energia elétrica.
Conhecer essas siglas e saber fazer os cálculos de consumo podem, sem dúvida, ajudar você a ter maior entendimento naquilo que vai comprar. Por consequência irá colaborar com a economia de energia elétrica.
Os cálculos são simples.
Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo que é o número de horas de uso) = total em KWh
fonte: Aneel
Como calcular o consumo de energia elétrica?
Se você tem uma ar condicionado de 9.000 BTU/h
Só para entender: 1 BTU é uma unidade de calor.
O BTU é a quantidade de calor necessário para elevar a temperatura de meio quilo de água em grau Celsius.
Quanto maior o BTU de um aparelho de ar condicionado, maior é a sua rapidez e capacidade para refrigerar um ambiente. Da mesma forma, quanto maior o BTU de um aparelho, mais ele irá consumir energia elétrica.
Voltando ao nosso cálculo…
Então você tem um ar condicionado de 9.000 BTU/h, com potência de 1200 W que, suponhamos, fique ligado 8 horas por dia.
Precisamos, antes, considerar, por exemplo, que o ar condicionado na função resfriamento não é ininterrupto, ele refrigera e depois ventila. Sabemos, pois, que no modo refrigeração ele consome 1.200 W, no modo ventilador ele consumiria entre 100W a 200W. Portanto vamos supor que metade do tempo ele refrigere e outra metade ventile. Teremos dois cálculos.
O primeiro seria: 1.200 W / 1000 = 1,2 kwh (consumo na função refrigerador) x 4 h (metade das horas em que está refrigerando) = 4,8 kwh/d (valor do consumo diário)
O segundo seria: 100 W / 1000 = 0,1 (consumo na função ventilador) x 4 h (metade das horas)= 0,4 kwh/d
Agora, em suma, somamos 4,8 + 0,4 = 5,2 kwh/d x 30 (mês) = 156 kwh/m
Mas se você não quer ter o trabalho de fazer todos esses cálculos sozinhos pode contar com esse
Simulador de Consumo de Energia Elétrica da Enel – CLIQUE AQUI para acessar
Mas quais são os vilões da minha conta de energia elétrica?
Vamos, então, pensar um pouco:
Se você tem, por exemplo, um ar condicionado de 1.200 W que só liga uma vez no mês, durante 2 ou 3 horas e um chuveiro de 6.000 W ligado 2 horas por dia, todos os dias. Quem é o vilão?
Ou seja, não é um ou outro produto que se torna vilão, mas, sim, o uso descontrolado dele.
É por isso que é importante você fazer os cálculos de todos os aparelhos eletrônicos na sua casa para entender quem anda consumindo mais e criar uma estratégia inteligente de uso para Economizar Energia Elétrica.
Tem santinho que é vilão
Sempre que falamos em consumo de energia, os maiores vilões que veem a nossa mente, certamente são o ar-condicionado, o ferro de passar roupas e o chuveiro elétrico.
Eles, sem dúvidas, não são dos mais santos, mas tem santo que consome um monte e você não percebe.
Poderíamos dar um top 10 com os maiores consumidores de energia elétrica, mas como isso é muito relativo e está vinculado a forma e tempo de uso, então não é possível enumera-los.
Então ao invés do top 10 dos vilões vamos fazer o top 10 das melhores formas de Como Economizar Energia Elétrica.
As 10 dicas para economizar energia elétrica que você ainda não sabia
1º – Compre o aparelho eletrônico correto
Por incrível que pareça, pode ser óbvio, mas tem gente que não sabe ou ainda não entende o Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica)

Para quem não conhecia, então, esse selo é o selo que vem geralmente colado em aparelhos eletrônicos, é um selo que atesta a eficiência e economia de energia daquele produto.
A melhor nota é a A a pior é E.
Quando for comprar um aparelho eletrônico e estiver pensando em economia, então não pense só no preço e desconto momentâneo, pense na economia a longo prazo na sua conta de energia elétrica.
Compare o consumo dos aparelhos e opte, portanto, pelo que consome menos.
Muitas vezes é melhor, pois, perder alguns Reais daquele desconto e não padecer anos com uma conta de energia elétrica gritando na sua caixa de correios todo mês.
2º – Uma luz que não ilumina e só consome energia

Muita gente não gosta de ter trabalho, então opta por deixar todos os aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Isso pode ser muito prático, mas, certamente, não é nada econômico.
Só para você poder ter uma ideia do prejuízo que vem tomando com essa prática, vou citar, por exemplo, o micro-ondas. Esse bendito fica, sem dúvida, bonitinho na cozinha com o seu timer ligado, com aquelas luzinhas, parece mais um objeto de decoração do que um aparelho útil.
Mas aquele timer bonitinho, pode consumir em um mês mais de 13 kWh.
Se esse número não te assusta, então imagine isso – um ar-condicionado de 7.500 Btu de 1.000W, ligado 8 horas por dia, consumiria em média, 120 KWh.
Isso significa que aquela luzinha inútil de stand-by, então, consumiria 10% do que um ar-condicionado. De acordo com essa comparação podemos entender que é muito gasto de energia.
E, para piorar, imagine, pois, quantos aparelhos você tem em casa que ficam noites e mais noites ligados à tomada inutilmente. E, então, faça um cálculo para imaginar o quanto o stand-by leva do seu dinheiro todos os meses.
Portanto a segunda dica se relaciona a nunca deixar aparelhos ligados à tomada se não estiverem em uso, isso pode significar uma economia absurda na sua conta de energia elétrica.
Experimente fazer isso, então, por um mês e depois me diga se você ainda vai deixar luzinhas bonitinhas e inúteis acesas a noite inteira.
3º- Lâmpadas Led – amigas do seu bolso
É, portanto, mais do que certo que a iluminação de uma residência é responsável por grande parte dos gastos, cerca de 20%, isso graças ao fato de que são usadas por longos períodos.
As lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz) tem, de fato, maior eficiência e consome muito menos que lâmpadas fluorescentes, aproximadamente 85% menos.
Elas são as maiores amigas do bolso na hora de computar os gastos com a energia elétrica.
As lâmpadas LED são mais caras, sim, mas o seu consumo justifica e compensa o gasto, sem contar que elas duram cerca de três vezes mais do que as lâmpadas fluorescentes.
Não é necessário ser o gênio da matemática para entender que uma lâmpada que consome 85% menos do uma lâmpada fluorescente e dura três vezes mais, justifica, portanto, o seu custo um pouco mais elevado e se converte em economia certa.
Então, que tipo de lâmpada você anda utilizando em sua casa?
Se não for as de LED, então, já passou do momento de você fazer aquela reforma no seu sistema de iluminação e garantir uma economia substancial de energia elétrica.
Mas se você quiser dar um passo a frente você pode evoluir para as lâmpadas LED inteligentes.
Elas são práticas, versáteis, com conexão mais rápida e variação de cores.
Você tem opção de personalizar cores e tons mudando a cara do seu lugar preferido.
Controla tudo por um aplicativo do seu celular ou mesmo por comando de voz, pois dispensa o uso de central de comando.
Você acende, apaga, muda tons, tudo pelo aplicativo.
As lâmpadas inteligentes, além de econômicas, proporcionam muito mais comodidade, praticidade e beleza.
4º – Máquinas de lavar roupas saiba utilizar
Como são úteis as nossas máquinas de lavar roupa, é quase impossível se lembrar do mundo sem elas.
Mas, assim como auxiliam muito na vida moderna, elas tem o seu lado sombrio representado na conta de energia elétrica.
Mas a sua vilania está mais ligada a forma como a utilizamos.
Você precisa aprender a trabalhar com ela para que ela também colabore com a sua maratona da economia de energia elétrica.
E isso é realmente muito simples.
Sempre que a utilizar, utilize-a na carga máxima.
E sempre que possível utilize-a nas opções de economia de energia e água.
5º – Geladeiras e Freezers – a distância faz muita diferença
Mantenha geladeiras e freezers sempre longe de fontes de calor, por exemplo, fornos, paredes que recebem a luz solar. Isso nem parece uma dica tão boa assim, mas é. Geladeiras e freezers bem posicionados dentro de casa podem economizar significativamente energia elétrica.
Outra dica tão importante quanto, e serve muito para quem tem criança em casa.
Atente-se para não ficar abrindo geladeira e freezers sem necessidade. Toda vez que esses aparelhos são abertos eles acionam suas turbinas para controlar a temperatura. Portanto, se abertos muitas vezes, significa muito mais tempo trabalhando e muito mais energia consumida.
Ensine às crianças que porta de geladeira deve sempre estar fechadas e se manterem fechadas, a menos que aja necessidade, isso certamente irá refletir muito positivamente no seu bolso.
6º – Fornos Elétricos e micro-ondas como usar com inteligência
Tudo que tem resistência você já sabe que é um chupador profissional de energia elétrica.
Os fornos elétricos estão nessa categoria.
Usados de forma descuidada eles podem, sem dúvida, elevar o nosso consumo consideravelmente.
Um macete que utilizo muito com o forno elétrico é bem simples.
Sempre que o usar, antes de a comida ficar pronta, desligue-o e deixe a comida terminar de cozer usando o calor acumulado.
O microondas consome menos do que os fornos elétricos e é uma alternativa ao seu uso.
O maior mal do micro-ondas, por incrível que pareça, é o seu stand by. Nunca o deixe ligado à tomada se não estiver em uso, pois isso irá representar economia muito substanciosa.
7º – Chuveiros – higiene e prazer que custa caro
Provavelmente o mais útil e gostoso dos vilões da energia elétrica, o chuveiro, desponta nos gastos com energia elétrica e pode representar entre 25% a 35% do seu consumo, portanto ele precisa de atenção especial.
Mas o que fazer? Dá para tomar banho em 2 minutos? Como economizar com o chuveiro?
Essa é certamente uma das mais intrigantes perguntas da humanidade e, talvez, Platão pudesse tê-la respondido se tivesse conhecido esse pequeno vilãozinho do consumo de energia.
A primeira grande sacada de como economizar energia elétrica com chuveiros é a seguinte, revise as condições elétricas e hidráulicas de instalação.
Um sistema com problemas pode aumentar o consumo do seu chuveiro. E é muito comum que negligenciemos isso, principalmente pessoas que moram de aluguel.
Mas saiba que um sistema elétrico sem problemas pode representar uma economia nunca antes imaginada.
Já vi casos de uma pessoa conseguir economizar 50% da sua energia apenas refazendo o sistema elétrico da casa. É certamente um ponto muito importante a ser considerado.
Encontramos o vilão
Por outro lado, se o sistema elétrico da sua casa está ok, então o vilão pode mesmo ser o seu chuveiro. Você sabe qual a potência dele? Sim, infelizmente poucos saberiam responder a essa pergunta tão importante.
A potência do Chuveiro está ligado diretamente ao alto consumo de energia. No geral chuveiros 110 estão na faixa de 5.400 W a 6.500 W e os 220 entre 6.800 W a 7.800 W.
Mas, se você não sabia, quanto mais alta a potência mais quentinho será o seu banho, no entanto, maior será o valor da sua conta de energia elétrica.
Lembra-se que eu falei anteriormente sobre o selo Procel? Então, o selo Procel pode ajudar muito na hora de você comprar um chuveiro novo. Chuveiros e duchas tem classificação D, E ou F, então na hora de comprar, opte por chuveiros de classificação D, são muito mais economicos… Ah, mas tem um detalhe, optar por essa classificação pode gerar aqueles velhos e conhecidos gritos vindo de dentro do banheiro.
– Droga! Esse chuveiro não esquenta!
Resumindo toda a história dos chuveiros:
Chuveiro bom é chuveiro econômico.
Pagar barato hoje, num chuveiro, pode significar pagar caro amanhã na conta de energia elétrica.
Encontre outra fonte de prazer se quiser economizar na energia elétrica. Banho não é terapia!
8º – Ferro Elétrico – a vilania continua
Vou apresentar a melhor opção para ferros de passar roupas, de menor custo, só com um pouquinho mais de trabalho.

Para usar um ferro como esses você irá precisar de brasas, portanto irá economizar na energia elétrica e no gás, e ainda, de bônus fará musculação.
Na verdade parece uma piada, mas não é. Muitos lugares do mundo as pessoas estão voltando ao passado, em busca de melhor qualidade de vida. Hoje temos uma vida muito cômoda, mas a comodidade pode ser parte dos males que afetam a humanidade. Obviamente essa não é uma opção para as grandes cidades, mas, sim pode ser uma ótima opção para quer uma vida rústica. Sem contar que uma comidinha feita num fogão à lenha, é coisa dos deuses…

Voltando a realidade do dia a dia, sabemos que o ferro de passar roupas é sempre o vilão da economia
Um ferro de passar roupas de 1.000W ligado 15 minutos gasta 0,25kw, é um uso bem alto.
Vai algumas dicas que irão ajudar, e muito, a economizar energia com o ferro de passar roupas.
- A primeira dica de Como Economizar Energia Elétrica com o ferro de passar roupas, é, junte o máximo de roupas para passar de uma só vez. Ligar o ferro todos os dias para passar 2 ou 3 peças eleva consideravelmente o gasto de energia.
- Fique atento à temperatura para não desperdiçar energia.
- Ao passar suas roupas comece com aquelas peças leves, deixe as pesadas para o final. E, após desligar, você ainda tem um tempinho considerável para passar mais algumas peças antes que o ferro esfrie.
- Sei que não é costume de ninguém deixar ferro de passar roupas ligado sem necessidade, mas se for o seu caso, acabe com essa brincadeira, logo.
9º – Use a tecnologia ao seu favor e economize até 30% da sua conta de energia elétrica
Já não é uma grande novidade esses aparelhos economizadores de energia, mas muitos disponíveis são simples balelas para vender.
Mas os verdadeiros são realmente responsáveis por grandes melhorias na qualidade e constância da corrente elétrica e podem aumentar a vida útil de eletroeletrônicos, além de proporcionar a tão desejada economia.
Um bom aparelhos economizador de energia, hoje, de tecnologia brasileira, custa em média 170 Reais, promete uma economia de até 30%.
Suponhamos que você gaste uma média de 300 Reais por mês de energia, você teria uma economia média de R$ 90,00. Portanto, em dois meses de economia você já pagou um aparelho, o restante é lucro advindo dele.
Um que já utilizei foi o Weletric 1.5KVA, ele melhora o rendimento e reduz o consumo de energia em até 30%.
Mas a economia não é o único benefício, porque além disso ele também é um corretor automático de potência reativa, filtro contra ruídos e harmônicos e protetor contra transientes de tensão (DPS).
Ele é um dos poucos que tem certificação pela NCC, certificadora do Inmetro.
Veja os benefícios que ele proporciona:
Aumenta a eficiência dos equipamentos
Protege contra surtos transientes de tensão, prolonga a vida útil e diminui gastos com manutenção
Melhora a corrente elétrica
A instalação pode ser feita por qualquer pessoa, pois ela é em série, na tomada, não necessitando de adaptações. Muito prático e funcional de fato.
Se quiser conhecer o aparelho ou adquirir o seu clique no botão abaixo

10º – Energia Solar vale a pena?
Ecologicamente correta, limpa, permite até mesmo a sua própria sustentação em termos de energia elétrica, a energia solar é certamente uma das melhores alternativas para quem quer realmente economizar.
No entanto o grande problema é o custo desses sistemas e falta de incentivo governamental para subsidiar a popularidade dessa produção de energia. Ao contrário do que acontece em países desenvolvidos onde o governo é o agente mais interessado nesse tipo de economia.
Podemos acreditar, também, que isso vem contra o interesse de políticos e particulares, uma vez que a economia de energia interessa somente ao cidadão e não às grandes hidrelétricas.
Indiferente aos motivos, se você quiser instalar um sistema de energia solar em seu imóvel terá que contar somente com os seus recursos.
No final das contas, a energia solar pode, sim, representar uma economia enorme, que pode chegar a 100%.
Isso porque o seu sistema pode ser capaz de gerar mais energia do que o necessário para o seu imóvel e o excedente pode ser devolvido à concessionária de energia que paga essa pequena geração de energia através de créditos.
Esses créditos serão usados para amortecer ou pagar completamente a sua conta de energia nos períodos em que você não dispõem de luz solar.
Embora alguns sistemas de energia solar já venham, até mesmo, com pequenos armazenadores de energia, tornando o imóvel praticamente auto sustentável.
A energia solar se popularizou muito nos últimos anos pois os custos, principalmente com as placas fotovoltaicas diminuiu consideravelmente, tornando mais viável e ao alcance de mais pessoas.
No entanto, ainda está longe de ser acessível a todos.
Como montar o seu kit de energia solar?
Como dito anteriormente, não é um sistema muito barato, no entanto, hoje existem ótimas opções para quem deseja adquirir um sistema desse em sua casa, de forma fácil e simples.
A exemplo vamos falar de um imóvel que tenha um consumo aproximado de 350KWh/mês.
Esse é o consumo de uma casa com uma média de 3 ares-condicionados, 1 geladeira duplex, 1 máquina de lavar, bomba de piscina, etc.
Para montar um kit para atender essa necessidade você precisaria de um kit que contivesse:
10 módulos Fotovoltáicos
1 inversor – potência 4000W (4800Wp)
4 conectores de alimentação MC4 mm
25 metros de cabo de alimentação DC preto de 4mm
25 metros de cabo de alimentação DC vermelho de 4 mm
1 disjuntor CA 2 polos
1 estrutura para telhado cerâmico para 10 módulos em retrato.
Você poderia orçar um projeto baseado nesses dados fornecidos pela WELETRIC – energia solar, ou pode acompanhar esse custo diretamente no site da empresa, já que são especializados em aparelhos para economia de energia elétrica.
Não vou colocar aqui o valor do kit porque ele poderia sofrer alteração e o preço aqui ficaria desatualizado, então clique aqui para ver o preço atualizado desse kit.
O investimento, de fato não é baixo, no entanto, de acordo com a empresa você pode ter o retorno a partir do 4º ano, terá direito a desconto no IPTU VERDE, 0% de imposto.
Certamente essa é opção correta para você que quer economizar sem ter que sacrificar as suas comodidades.
Energia solar é, com certeza, o melhor investimento para economizar energia elétrica.
Se quiser mais informações sobre o kit, clique no link abaixo.
Conclusão
De forma alguma seria errado afirmar que economizar é ganhar dinheiro. Ganhar dinheiro é fácil, mas economizar é um ato realmente difícil de se aprender e, principalmente, de ser aplicar à nossa vida de comodidade e pequenos luxos. E aqui não me refiro aos luxos dos milionários excêntricos, falo dos nossos pequenos luxos como banhos quentes, ar condicionado e similares.
Estamos acostumados a tudo o que o mundo moderno nos proporciona e pagamos caro por todos esses luxos, nos aprisionamos no trabalho diário para dar conta das nossas necessidades básicas.
Mas, sem dúvida, todos gostamos disso, desse mundo cômodo, onde nem imaginamos que a carne que chega ao nosso prato um dia foi um animal que pastava num campo. Não nos incomodamos em pensar como a energia elétrica chega às nossas casas, desde que sempre chegue. Um blackout hoje é praticamente um desastre. Enfim, somos o homem moderno que não consegue viver sem suas modernidades.
Os recursos naturais são explorados de forma cada vez mais agressiva, é chegado o momento de optarmos pela economia, sim, essa simples economia em nossas casas repercute como benefícios, não só financeiros, como ecológicos. Precisamos fazer do mundo um lugar sem desperdícios, poupar todos os nossos recursos, pois está cada vez mais claro que chegaremos ao dia termos que fazer isso obrigados por ordens superiores, por leis, por necessidade extrema para não gerarmos um grande colapso natural.
Enfim, são pequenas atitudes que podem mudar o destino da humanidade, seja um banho menos quente, seja uma luz a menos apagada, seja explorando melhor a infinita energia solar, ou um simples aparelho que poupa 30% de energia.
Tudo isso, um dia irá repercutir como benefício para os nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos, etc.
- Cancelamento de Cartão de Crédito: Saiba Como Fazer
- Atraso na entrega dos dados do Google Ads – 15/07/2022
- Será que Presta? – BOT DE PIX OFICIAL
- Será que Presta? Curso VideoMaker Evolution da WebHoje?
- SERÁ QUE PRESTA? CURSO TERAPIA SISTÊMICA BREVE FAMILIAR
- SERÁ QUE PRESTA? KIT ADVOGANDO – 250 MIL PETIÇÕES