Como Cuidar de Cactos e Suculentas
O amor é como uma suculenta, forte e resistente, mas, ao mesmo tempo, frágil; sem os devidos cuidados, ambos morrem.
Lindas e companheiras fieis, as suculentas e cactos mostraram, nos últimos tempos, porque se tornaram as queridinhas de muita gente.
Ao contrário do que se pensa, cactos e suculentas são plantas extremamente fortes, principalmente no que tange ao descuido de muitos cultivadores.
No entanto podem sucumbir quando quem as cultiva desconhece alguns fatores simples e básicos causadores de doenças e mortes dessas plantas.
Por isso, se você está querendo começar, ou já começou, o seu plantio precisa urgentemente conhecer os principais segredos de como cuidar de cactos e suculentas.
Aqui você conhecerá alguns dos principais segredos sobre os cactos e suculentas que ninguém conta.
Por isso escrevemos esse artigo.
Trouxemos alguns desses segredos e vamos apresentar um manual completo, um guia que é obrigatório a todos aqueles que querem cultivar suculentas e cactos.
O que é uma suculenta e um cacto.
Primeiramente precisamos de alguns conhecimentos técnicos para entendermos o que são os cactos e as suculentas.
Suculenta é uma variedade de planta que possui raízes, talo ou folhas grossas, onde elas armazenam água em grandes quantidades, muito mais do que as plantas normais.
São, portanto, plantas especialistas em sobreviver em ambientes secos e áridos.
E por essa sua resistência é que que muita gente aderiu ao seu cultivo, já que, na prática, são plantas de tratos simples e práticos.
Cactos são suculentas, todo cacto é uma suculenta, embora nem toda suculenta seja um cacto.
Só para você ter uma ideia básica da dimensão dessa espécie de plantas, existem 22 mil espécies de suculentas, mas desse número, apenas 2 mil são cactos.
Essa espécie de planta costuma ser encontrada em ambientes pouco habitados e, principalmente, com poucos herbívoros.
O fato de muitas suculentas serem cactos, providas de espinhos, é, pois, parte da evolução natural para a sua defesa contra animais herbívoros.
Por que as pessoas amam suculentas e cactos?
Se você estava pensando que a moda da suculentas era somente uma nova modinha brasileira, enganou-se, porque os amantes dessas plantas estão espalhados pelos quatro cantos do mundo.
A paixão por elas tem inspirado não somente o seu cultivo como também ilustrações, tatuagens, artesanato e vestuário.
E, afinal, o que as torna plantas tão amadas?
Dona de belezas indescritíveis, as suculentas são plantas que podem ser usadas, de fato, para os mais diversos ambientes, externos e internos.
Suas cores e formas embelezam.
Elas invadiram arranjos de eventos, buquês de noiva, enfim, passou a ter os mais diversos usos, na arquitetura e na decoração.
Não há uma explicação plausível para esse boom das suculentas e cactos dos últimos anos, mas podemos creditar isso ao fato de serem plantas muito fáceis de serem cuidadas e de se adaptarem tão bem aos mais diversos ambientes.
Elas podem resistir até mesmo àqueles donos de plantas que só lembram de aguar a sua plantinha quando as veem seca e estorricada.
E elas ficam bem em praticamente qualquer ambiente.
São fofas, lindas, fotogênicas e, arriscaria até mesmo a dizer, simpáticas.
Benefício físico e mental de se cuidar de suculentas e cactos.
Recentemente aqui no Laguia Brasil falamos sobre técnicas para a diminuição dos níveis de estresse, e, lógico que temos que dizer que essa relação de cuidados com sua suculenta ou o seu cacto pode, de fato, trazer inúmeros benefícios para a sua saúde.
Se desejar ler clique no link: Como aliviar o Estresse – 8 maneiras simples, rápidas e comprovadas
Existem estudos que apontam que cuidar de plantas é uma ação extremamente saldável, melhora o humor e ajuda a evitar um dos maiores males da humanidade, a depressão.
Se formos analisar a nossa relação com as suculentas podemos notar que, nem de longe se trata de criar um ambiente mais bonito em sua casa, se trata, certamente, de paixão.
É uma relação de entrega total.
Ao cuidar da sua suculenta você respira o aroma dela, conecta-se a natureza, e todo o momento de cuidado é praticamente uma meditação.
E é essa relação que trará muitos benefícios à sua saúde e da sua família, afinal, pessoas felizes fazem outras pessoas felizes.
Podemos, portanto, constatar que o cultivo dos cactos e suculentas, na verdade, representa uma considerável melhoria na qualidade de vida, e que, se todos pensássemos por esse lado, teríamos ao menos uma bela e pequena suculenta em casa.
E essa relação é comprovada pela ciência.
Para aqueles que gostam de um jardim florido e cheiroso, saiba que o aroma das flores podem melhorar a qualidade de sono, previne problemas respiratórios, dores de cabeça e, se o seu jardim é num ambiente interno, ainda ganha o controle natural da umidade.
E se você pensa que os benefícios acabam, saiba ainda que algumas suculentas específicas têm propriedades reais de cura.
Algumas podem ser usadas para curar cortes, feridas e até mesmo queimaduras de segundo grau.
Suculentas como remédios naturais
Existem muitas suculentas que são plantas medicinais, ou seja, tem ação farmacológica e podem curar várias doenças.
Vamos, pois, citar algumas conhecidas:
Aloe Vera:
Aloe Vera é muito conhecida do grande público pelos seus benefícios de hidratar cabelos, rosto e corpo. Mas aloe vera é ótima ainda como calmante, cicatrizante, contra enxaqueca, anestésica, antitérmico e anti-inflamatório.
Saião:
Essa, não tão conhecida suculenta, tem efeitos anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo, efeito diurético e cicatrizante.
Mãe-de-milhares:
A mãe de milhares atua no tratamento de câncer, além disso, possui ação anti-inflamatória, adstringentes, alivia febres, diarreia, é usada crua em saladas ou em chás.
Agave
O Agave tem propriedades diuréticas, usada no tratamento da artrite e outras doenças, utilizada em forma de chá.
É muito fácil cuidar de suculentas e cactos, mas…
Sim, cuidar de suculentas e cactos é algo relativamente simples, já que elas não exigem muito trato, são resistentes a escassez de água…
No entanto essa mesma facilidade é o que gera o descaso de muitos que as cultivam e, quando se dão conta, sua plantinha está doente ou morta.
Não precisa ser um profissional pois os indícios de que sua planta não está bem são geralmente visíveis.
Vamos citar alguns sintomas com os quais você precisa, de fato, estar sempre atento:
- Folhas caindo com facilidade
- As Folhas estão murchas
- Minha suculenta está com Folhas secas
- Estiolamento (um crescimento fora do comum)
- Manchas nas folhas
- Raízes para fora da terra
Explicando os sintomas das doenças das suculentas e cactos
Na grande maioria dos casos você conseguirá enxergar esses sintomas com muita facilidade, por isso é sempre importante estar atento às suas filhinhas.
Primeiramente, uma dica, simples e eficiente, é sempre começar seu cultivo por suculentas ou cactos que tem a mesma necessidade de trato.
As folhas da minha suculenta estão caindo só de encostar nelas
A causa mais provável para esse problema está, certamente, no excesso ou escassez de água.
É importante salientar que sua suculenta certamente perderá folhas ao longo da sua vida, isso é um processo natural. Então, antes de se alarmar, observe o seguinte:
Essas folhas mortas são na parte inferior ou superior da planta?
Na parte inferior é perfeitamente normal. Na parte superior, aí, sim, é sinal de problemas.
O solo pode ser responsável pelo problema, mas, na maioria dos casos, o problema é causado pela quantidade de água.
Para saber se o que está adoecendo é a falta ou excesso verifique se as folhas estão ficando amareladas e transparentes, além disso, se tem aquele aspecto de encharcadas. Nesse caso é provável que seja o excesso de água.
Quando isso acontece as folhas também caem com muita facilidade, bastando um pequeno solavanco.
E, nesses casos, é difícil salvar sua planta.
Existem milhares de espécie de suculentas e algumas são, de fato, muito sensíveis à água, no caso, o excesso é morte certa da sua plantinha.
Minha suculenta está com as folhas murchas
Se a sua suculenta está com as folhas murchas, enrugadas, isso pode ser sinal de desidratação.
Você pode aumentar a rega.
Mas tome muito cuidado, não vá exagerar ou irá ter o problema oposto.
Regue e tenha paciência, os resultados chegam em alguns dias e você vai dosando a quantidade.
O grande problema que as pessoas encontraram no trato com as suculentas é, certamente, não entender que cada espécie tem necessidades específicas – umas gostam mais de água, outras de menos, umas gostam mais de luz, outras de menos.
Novamente você tem que ter consciência, se quer, de fato, ter plantas saudáveis, o conhecimento faz a diferença.
Existem, pois, duas formas de obter esse conhecimento:
A primeira forma é no erro e acerto, ou seja, você vai fazendo do seu jardim um grande canteiro de teste.
A segunda forma é obtendo o conhecimento de que precisará.
Existem ótimos materiais disponíveis na internet, tanto pagos quanto gratuitos.
Mas antes de sair aplicando tudo o que você lê ou assiste, saiba quem tem “muitos especialistas” que só falam besteiras.
Um material que posso indicar pois conheço e utilizo é o Manual Completo de Cuidar de Suculentas e Cactos
Ele é um livro digital que traz praticamente tudo o que você precisa saber sobre para cuidar das suas plantinhas da melhor forma possível.
Escrito numa linguagem simples e objetiva esse e-book se tornou uma referência para quem cultiva suculentas e orquídeas. É super baratinho e vale, de fato, cada centavo do seu investimento. Como dissemos desde o início, o conhecimento fará a diferença e trará melhoria na saúde das suas plantas.
O diferencial desse material é que ele traz informações e técnicas ainda pouco conhecidas no Brasil, mas que são sucesso nas mãos de cultivadores de cactos e suculentas.
Para baixar o Manual Completo de Como Cuidar de Suculentas e Cactos —>>> CLIQUE AQUI.
Minha suculenta está com as folhas secas
Importante frisar que folhas secas na parte inferior da planta é parte do processo natural de desenvolvimento da planta.
No entanto, se você está observando que as folhas secas estão em toda a planta, nesse caso, pode ser sintomas de falta de água e sol.
Minha suculenta está crescendo rápido e de forma estranha
Esse problema é observado geralmente em plantas que ficam em ambientes internos, se dá pela falta de luz.
Nesse caso a planta começa a crescer em direção à luz solar.
É importante lembrar que a maioria das espécies de suculentas são plantas que gostam de sol.
Pode começar pelo período da manhã, mas com o tempo, pode colocá-la em qualquer horário.
Minha suculenta está com manchas nas folhas
Manchas nas folhas pode indicar contaminação por fungos.
Primeiramente você pode cortar a folha doente e usar fungicida.
Em seguida, se o problema persistir, o ideal é levar a planta para um especialista.
As raízes da minha suculenta estão ficando para fora da terra
Esse problema geralmente acontece quando a planta não está conseguindo absorver os nutrientes da terra, o que denota que o substrato pode não ser o indicado.
A dica é trocar a planta de substrato.
Agora segue dicas de como cultivar suculentas e cactos
Lugar ideal para cultivar seu jardim de suculentas e cactos
A primeira dica é que suculentas e cactos são plantas que gostam de sol, portanto o lugar preferencial para o seu jardim é onde elas possam receber boa quantidade de luz solar durante o dia.
As suculentas e cactos precisam de muita luz solar, o ideal é entre 4 a 8 horas de sol por dia, então, é importantíssimo que, ao montar o seu jardim, planeje em lugares onde haja grande incidência de luz solar direta.
Drenagem de solo
Ao adquirir seus vasos tenha sempre atenção ao sistema de drenagem, suculentas e cactos não conseguem sobreviver em solos que não tenham boas drenagem.
Qualidade de solo
Atente-se para a qualidade do solo dos seus vasos.
Cada espécie tem preferência por determinado solos, então é sempre importante, antes de adquirir sua suculenta ou cacto, conhecer as necessidades de trato e solo da espécie.
Cactos e suculentas gostam de vasos rasos
As raízes dessas plantas são bastante rasas, dispensando a necessidade de vasos muito fundos.
Além disso, vasos muito fundos são propensos a acumular água.
Regar exige atenção.
As suculentas e cactos são plantas adaptadas para armazenarem água, então a necessidade de água, da maioria das espécies, é muito pequena.
O ideal é que sempre, antes de regar, confira se a terra está completamente seca, o que você pode fazer, por exemplo, introduzindo um palito na terra do vaso.
Se ele sair sujo, lameado, é um sinal, portanto, de que não é hora de regar, aguarde até que enfie palito na terra e ele saia completamente seco.
Extras e curiosidades sobre cactos e suculentas
Pedriscos Brancos podem matar sua suculenta
Muita gente decora os vasos com pedriscos brancos pequeninos.
Essas pedras são mármores picados que quando molhados podem, então, liberar um pó que mata a sua planta aos poucos.
No lugar dos pedriscos use, pois, cascas de pinus, palha de arroz ou pedras que não sejam mármore
Não deixe suas suculentas e cactos entediados
Essa é uma dica de ouro.
Esse tédio e agonia irá refletir no seu formato.
Portanto, é importante trocá-las de lugar, pelo menos uma vez por semana.
Por que devo cuidar de cactos e suculentas?
Os guardiões da casa, assim são conhecidos os cactos e suculentas, simbolizando proteção e segurança.
Essa alcunha se dá pelo fato de que elas purificam os ambientes.
Elas podem trazer bons fluídos para a sua casa, e o local ideal para dispor os vasos é em janelas.
O passo mais importante para cuidar de cactos e suculentas
Como dissemos no começo desse artigo, a maior vantagem nos cuidados dessas plantas é o conhecimento.
Suas filhinhas vegetais exigem que você tenha um vasto conhecimento sobre o mundo delas.
Já citamos anteriormente o e-book que a grande maioria dos cultivadores de suculentas e cactos trazem debaixo do braço.
Manual que traz tudo o que você precisa saber para Cuidar de Suculentas e Cactos
Nesse manual você irá encontrar praticamente tudo o que precisa saber sobre essas plantas, mas, um diferencial que tem nele é o fato de que ele se volta para os cuidados das suculentas coloridas.
Se você ainda não tem as suculentas coloridas saiba que elas são bem mais lindas, mas que, igualmente, exigem bem mais cuidados.
E esse manual traz toda essa informação de forma muito simples e objetiva.
Mais sobre o melhor material para cultivadores de suculentas e cactos
O e-book Manual Completo de Cuidar de Suculentas e Cactos é o mais completo manual dos tratos de suculentas e cactos que você encontrará no mercado.
Ele traz praticamente tudo o que fará você se diferenciar de um amador para um quase profissional do trato de suculentas e cactos.
Nele você encontrará os segredos e técnicas para cultivar suas suculentas e cactos saudáveis e lindas, iguais às que você vê em fotos e vídeos na internet.
Entre tantas informações você aprenderá:
- Como intensificar as cores e, também, colorir suas suculentas rápida e naturalmente.
- Vai conhecer técnicas de cultivos europeus que ainda não são conhecidas aqui no Brasil
- Aprenderá técnicas simples e eficientes que você poderá começar a aplicar hoje mesmo
- Como cultivar e multiplicar suas suculentas e cactos.
- E muito mais
Além do Manual Completo de como cuidar de suculentas e cactos, você que fizer o seu pedido ainda hoje, ainda levará 3 ebook bônus que ensinarão mais ainda:
- O solo ideal que sua suculenta precisa.
- Como acabar cm pragas fungos e cochonilhas
- Técnicas corretas de regar suas suculentas e cactos
E ainda mais 4 BÔNUS SURPRESA que você amará mesmo.
Quem ama aprende a cuidar
Conclusão
O certo é que muitos dizem que amam suculentas e cactos, mas, no final, são pessoas que não sabem nem ao menos cuidar dessas plantas.
Elas são linda, são sensíveis e tê-las em sua casa para não cuidar da forma correta e vê-las morrer dia após dia, isso, para mim, é negligência e maldade.
Ter planta só para dizer que tem e deixar morrer por desconhecer as necessidades delas deveria ser um crime.
Se você já iniciou a sua caminhada ou se está iniciando, o Manual Completo de Suculentas e Cactos é o e-book que você deve ter sempre a mão, para garantir que suas plantas cresçam belas e saudáveis.
Enfim, o artigo veio para trazer um pouco de conhecimento acerca das suculentas e cactos ajudando de forma gratuita a muitos apaixonados.
Aqui, claro, é um guia bem resumido e apontando os problemas mais comuns que você encontrará ao cultivar o seu jardim.
Dúvidas, consulte o seu Manual Completo de Suculentas e Cactos ou um Profissional Especializado no cultivo dessas plantas.
Lembre-se de sempre tratá-las com muito carinho e respeito, afinal, antes de mais nada são seres vivos que merecem amor.
Fotos de Cactos e Suculentas
- Pragas do Maracujá – guia completo de combate
- Como criar uma coruja? Isso você não sabia…
- Doenças da Soja – Injúria (fitotoxidez) nas plantas
- Soja – nome científico e algumas curiosidades
- Plantar soja é lucrativo? Viabilidades e cuidados com a semente
- Curso de Agrofloresta Online [2021] – Milton Padovan