Existe, afinal, algo mais importante nesse mundo do que os nossos filhos? Certamente, é por eles que trabalhamos, que lutamos, que choramos, que sorrimos. E, pensando no bem estar deles, devemos nos preocupar com aquilo que eles comem. Mas encontrar Receitas Saudáveis para Crianças é sempre um grande desafio.
Receitas Saudáveis para Crianças
Somos os responsáveis, nós, pais, pelos hábitos que nossos filhos levarão pelo resto da vida. é na infância que eles aprender e determinam a maioria desses hábitos. Por isso, adequá-los a uma alimentação saudável é de suma importância.
Criança precisa de incentivo, além disso, é claro, do exemplo, se os pais só comem lanches como poderiam ensinar seus filhos a comerem outra coisa? Portanto, antes de se preocupar com aquilo que eles comem, deve-se refletir sobre aquilo que, nós, pais, comemos, pois sempre seremos o exemplo a ser seguido.
Baixe agora o E-book
Receitas Saudáveis para crianças
Clique aqui
Quem ama, cuida
Antes de falarmos sobre as Receitas Saudáveis para Crianças, vamos analisar alguns tópicos importantes do nosso cotidiano com as crianças, pois uma alimentação não se faz somente com os alimentos, ela envolve relacionamento.
Você é o modelo
Essa é a primeira e mais importante observação que se devemos fazer em relação a alimentação saudável de seus filhos. Para que os seus filhos tenham uma alimentação saudável é necessários que os pais também o façam, pois eles são os espelhos delas. Não faz sentido estar à mesa comendo batatinha frita enquanto tenta fazer com que seu filho coma brócolis.
Se vocês, pais, não forem de fato o exemplo, nada que façam poderá ser realmente eficaz. policie-se e entre, também, no mundo da alimentação saudável, caso contrário seus esforços poderão ser em vão.
Rotina
Ter uma rotina é algo fundamental dentro de uma boa prática de vida. Dessa forma é preciso estabelecer horários. O rigor dos horários de lanche, almoço e jantar fará com que a criança entenda a importância dessas horas. Além disso, a rotina de horário vai ajudar a regular o metabolismo das crianças.
Paciência
Quanto mais cedo você se dispor a tornar a alimentação dos filhos, menos resistência encontrará. No entanto, por x motivos isso pode não ter acontecido no tempo correto. Nesse sentido a dica é ter paciência. Comece oferecendo alimentos saudáveis, analisando quais são mais aceitos, quais não são. Mudando a apresentação de um prato, fazendo de mil formas possíveis. Por fim você terá uma relação daquilo que funciona e daquilo que não funciona com seus filhos. Seja sempre insistente nesse aspecto. Evite ter ao alcance das crianças alimentos não saudáveis. Não traga alimentos não saudáveis para dentro de casa, quando achar necessário sais e compre uma pequena porção não mais do que isso. E as crianças entenderão que doces ou outros tipos de comidas como fast food não fazem parte do cardápio diário.
A preparação dos alimentos pode ser uma festa
Importante também que as crianças participem de todo o processo da alimentação. Leve-os ao supermercado, deixe-os participar da escolha da compra de legumes, verduras e frutas. Posteriormente convide-os a participarem da preparação desses alimentos, pois isso aumentará os laços de afeto entre pais e filhos o que será espelhado no gosto pelos alimentos saudáveis.
Criatividade sempre é bem vinda
Quando falamos em alimentação já pensamos logo em comer tudo cru e com o mínimo de intervenção.
Mas é preciso usar da criatividade, misturar sabores, cores, enfim, fazer com que a comida seja algo que, também, possa ser divertido e bonito, pois isso vai impactar na aceitação dos novos hábitos.
Acesse o E-book Receitas Saudáveis para Crianças – CLIQUE AQUI
Comer bem dá mais trabalho
Sim, e esse é o preço que muitos pais não querem pagar. é muito mais fácil pedir sua refeição de um restaurante, ou um lanche, ou qualquer comida que pode ser esquentada no microondas em segundos, entretanto essas comidas trazer mais adição de açucar e gorduras não saudáveis. [
Antes de dar o primeiro passo para a alimentação saudável, saiba que isso envolve mais trabalho.
Em contrapartida cozinhar seus próprios alimentos terá impacto enorme na saúde da família, então tenha em mente que vale muito a pena.
E uma dica, super simples e importante:
Não faça com que seu filho coma forçado toda a comida que o oferecer, e, jamais use a comida como forma de recompensa ou suborno.
Faça do horário das refeições mais do que só se alimentar
Um família deve sempre estar reunidas, e reunir-se para partilhar o alimento, juntos, no mesmo horário, além de um bom exemplo pode beneficiar e muito o relacionamento familiar.
Quando uma família está reunida ela está fortalecendo os laços que unem cada um.
É uma oportunidade para conversarem, saberem sobre o dia de cada um.
E, certamente, esse convívio durante as refeições permite que os pais monitorem a alimentação dos filhos.
Os vilões da alimentação saudável
Nós, enquanto pais, enfrentamos diariamente vilões super poderosos do mal, o açucar e o carboidrato. Eles se mostram no pão branco, massa de pizza, macarrão, doces, farinha branca, arroz branco e muitos cereais matinais.
Esse super vilões causam pico perigosos de açúcar no sangue e desequilibra o humor e energia.
Quando falamos do mal do açucar e dos carboidratos, até parece balela, liçãozinha de moral, mas não é. Esse tipo de alimento é muito nocivo e não temos noção do quanto. o corpo da criança recebe dos alimentos saudáveis todo o aççucar necessário para o bom funcionamento do seu organismo.
O excesso de açúcar pode contribuir para a hiperatividade, transtornos do humor, aumentar o risco de obesidade, diabetes tipo 2 e até mesmo comportamentos suicidas em adolescentes. Portanto isso é algo mais sério do que realmente queremos enxergar.
Como evitar o uso do açúcar?
Que o açucar é o vilão da saúde não só dos nossos filhos como nossa mesmo, isso a gente já sabe. Mas como reduzir o uso dele no nosso dia a dia.
A primeira dica é.
Não proibida completamente o doce.
Parece contraditório, mas não é. Ter uma regra muito rígida em relação ao consumo de doce gera um convite ao excesso quando a nos é permitido. Portanto, não sejam intolerantes, sejam maleáveis para que se entenda que não é necessário o excesso.
Seguidamente outra dica.
Evite as bebidas açucaradas
Evite o consumo de refrigerantes e mesmo dos tais “sucos naturais” vendido em mercados, nesse último caso, é sempre importante ler as informações nutricionais oferecidas nas embalagens. No mercado, hoje, existe suco natural que, às vezes, é pior do que refrigerante. Portanto procure formas alternativas como sucos naturais feitos em casa com água gaseificada ou não.
E concluindo essas dicas
Faça os seus próprios picolés e doces.
Isso é muito simples, a princípio, basta congelar o suco de frutas. Mas você também pode fazer espetinhos de frutas congelados usando pedaços de frutas.
Sim, pais, isso não é fácil, mas vale a pena, pela saúde de nossas famílias
Não vai ajudar se as receitas saudáveis para as nossas crianças não forem também práticas.
Eu entendo porque a alimentação pode não ser saudável, isso não tem a ver com negligência, tem a ver com a vida corrida que vivemos. E é certo que uma alimentação saudável sempre exigirá um pouco mais de trabalho, mas é claro que não precisa ser necessariamente assim.
Recentemente chegou ao mercado um guia muito completo com Receitas Saudáveis para Crianças, e o há de mais interessante é a preocupação do autor em propor que a alimentação saudável não é exemplo de horas a fio na cozinha.
É um e-book que até indico que você conheça, ele trás além das receitas super saudáveis para as nossas crianças, dicas nutricionais, sugestões e conselhos e tudo de uma forma bem divertida e didática. A minha indicação é por mérito do produto, lá tem receitas incrivelmente gostosas, belas para os olhos e super práticas, desde sopas, hamburguers, ketchup, sucos, brigadeiros, petisquinhos, vitaminas… É realmente um produto que vale a pena você conhecer se você tem essa preocupação com sua família em fornecer uma alimentação de qualidade, esse e-book tem que estar ao seu alcance, além do que, custa menos do que um lanche gorduroso. Então clica no link abaixo para ver, por si só como é fácil e prático oferecer qualidade e saúde para a sua família.
Clique aqui e conheça
Receitas Saudáveis para Crianças
Fontes das Imagens
1,2,3,4,5 fonte Receitas Saudáveis para Crianças
6 – Foto de Gustavo Fring no Pexels
7 – Foto de Anna Shvets no Pexels