Comissário de voo, comissário de bordo ou aeromoça – Tudo o que você precisa saber para se tornar um
Antes de mais nada, o objetivo do Laguia Brasil é sempre trazer informações úteis para todo o tipo de pessoa e todo tipo de busca.
Conhecimento gratuito e, acima de tudo, sempre visando apresentar os vários caminhos para o desenvolvimento profissional ou pessoal. Esse é principalmente nosso objetivo, à exemplo do que já temos bem documentado sobre
Como desenvolver seu próprio negócio em casa
Enfim, aos poucos englobamos todo o tipo de busca e oferecemos sempre as várias resposta de forma gratuita e honesta.
Laguia Brasil é, portanto, o seu guia de vida.
O que você vai encontrar nesse artigo?
Uma profissão almejada por muitos. Definitivamente, comissário de bordo, de voo ou aeromoça tornou-se o objetivo de muita gente, em outras palavras é a possibilidade de ganhos, de conhecer o mundo sem gastar nada e ainda sendo pago.
De fato a profissão de comissário de voo tornou-se quase um sonho.
O mundo da aviação é um mundo ao qual poucas pessoas tem acesso.
Então nos cabe a pergunta.
Como entrar nesse mundo? Como ser comissário de voo, de bordo ou aeromoça?
É, de fato, a principal dúvida de muita gente.
Portanto escrevemos esse artigo que vai conduzir você pelo caminho correto.
Então, seja bem vindo ao Laguia Brasil e boa leitura.
Seremos o mais direto possível e pensaremos pela visão da pessoa que está querendo entrar nesse mundo e não conhece nada, portanto, algumas coisas podem parecer óbvias para uns, mas, certamente, serão de grande ajuda para outros.
O campo de comentário está aberto para as suas dúvidas, sugestões, elogios ou reclamações.
Comissário de voo, comissário de bordo ou aeromoça? Qual a diferença?
Vamos começar pelo mais óbvio, a dúvida que muitos têm.
Afinal de contas qual a diferença entre comissário de voo, comissário de bordo, aeromoça?
A importância desses profissionais dentro de um aeronave é, sem dúvida, indiscutível. Mas você sabe o que faz cada um deles e o que os diferencia, se é que existe diferença?
Primeiramente é importante entender o papel do comissário de voo.
Podemos salientar, pois, que todos os profissionais que fazem parte dos trabalhos internos dentro das aeronaves são chamados de comissários.
Os comissários são responsáveis pela segurança e comodidade dos passageiros e são comumente conhecidos como Pessoal Navegante Comercial ou Pessoal de Cabine.
Os comissários de voo, comissários de bordo e aeromoças são responsáveis, portanto, por:
- Comunicação com os passageiros
- Assim como, assegurar comodidade e tranquilidade aos passageiros, ou clientes como comumente são chamados
- atuar conforme protocolo, na segurança em momentos adversos.
- e, também pela parte da logística do voo.
Se você, com essa descrição, não entendeu ainda a diferença entre comissário de voo, de bordo ou aeromoça, então vamos ser bem claros.
Comissário de voo, comissário de bordo e aeromoça são termos diferentes que se referem sempre ao mesmo profissional. Isso mesmo, não há diferença entre esses termos, é tudo para se referir ao Pessoal da Cabine.
A palavra aeromoça é um termo utilizado principalmente no Brasil, que somente se refere à comissária de voo do sexo feminino.
O que é preciso para ser um comissário de voo?
A escolha dessa profissão deve levar algumas coisa em consideração como, por exemplo, se o seu objetivo é trabalhar nacionalmente ou internacionalmente.
O que é preciso para ser um comissário de voo no Brasil?
Para ser comissário de voo no Brasil, em síntese, as exigências são as seguintes:
- ser maior de 18 anos
- Ensino Médio Completo
- Ter sido aprovado em curso homologado pela ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil
- ter sido aprovado em banca de exames da ANAC
- Certificado Médico Aeronáutico (CMA), 2º classe, válido.
Além desses pré-requisitos, o candidato ainda deve posteriormente passar por entrevista pessoal, teste psicológico, exames médicos, verificação de qualificação e dinâmica de grupo.
Para encontrar uma escola de aviação civil perto de você clique aqui
Formulários e modelos
Manual de Curso de Comissário de Voo
FAC – Ficha de Avaliação de Comissário
O que é preciso para ser um comissário de voo no Internacional?
Os Pré-requisitos para se tornar comissário de voo internacional são atualmente quase os mesmos que os nacionais.
- Ser maior de 18 anos.
- Ensino Médio Completo.
- Curso em escola homologada pela ANAC (Embora não seja obrigatório para todas as companhias)
- Altura é um fator – o candidato deve ter no mínio 1,58 m (Mulheres) 1,65 m (Homens).
- E o inglês, no mínimo, intermediário.
Embora essas regras não se apliquem a todas as empresas, cada qual cria seus critérios de acordo com sua política interna.
O que é preciso para ser um comissário de voo na Emarates?
A Emirates, uma das mais buscadas por quem deseja ingressar na profissão, por exemplo, exige idade mínima de 21 anos, alcance dos braço de 2,2 m na ponta dos pés, não ter tatuagens em áreas visíveis do corpo, capacidade de adaptação e ser fisicamente apto para o papel exigindo que o candidato esteja com Índice de Massa Corporal (IMC) saudável.
Educação, simpatia e comprometimento com a Companhia Aérea é, ao mesmo tempo, parte fundamental da escolha.
Para começar na Emirates
Afinal você atende os pré-requisitos para comissário de bordo da Emirates?
Então clique abaixo para saber como se candidatar.
https://www.emiratesgroupcareers.com/cabin-crew/
Antes de ingressar em uma jornada rumo ao seu tão sonhado emprego como comissário, você já sabe, então, que precisa estar pronto. Para isso existe, hoje, no mercado, excelentes cursos e e-books que certamente trarão uma infinidade de vantagens antes de começar a percorrer seu caminho.
Material que você precisa ler antes de ingressar na sua jornada para se tornar Comissário de Voo
Você pronto para ser comissário(a) de voo
Na busca pela sua vaga é importante estar preparado para tudo, e conhecer de antemão “segredinhos” que farão, de fato, a diferença entre ser ou não contratado.
Esse é o tipo de coisa a qual você poderia ter acesso se tivesse amigos que trabalham no meio. Eles, sem dúvida, saberiam dizer exatamente o caminho que percorreram, os seus erros e seus acertos. Sabemos, portanto, que tal informação seria de extrema importância.
Mas como a maioria de nós não temos esse vínculo vou apresentar a você o Luciano.
O Luciano é comissário de voo há mais de 15 anos, instrutor do curso de formação de comissário há mais de dez, e, certamente, tem propriedade para passar a você o que é realmente importante ou não para o seu sucesso.
Com tanta experiência esse é, sem dúvida, o amigo certo.
Luciano elaborou, então, o e-book
Onde ele vai detalhar o que é estar realmente pronto para encarar o processo seletivo. E, mais do que isso, vai colocar você pronto para as fases de triagem, dinâmicas, entrevistas e avaliação de idioma.
Com esse guia você terá certeza de que estará em vantagem para o desafio.
Acesse o e-book agora
Os 40 passos da formação dos comissários de voo
Além do e-book citado anteriormente, Luciano preparou também
Nesse e-book simples, objetivo e fundamental você irá encontrar tudo o que precisa desde a ideia inicial em estar nessa carreira até a conclusão do treinamento na cia aérea.
Informações muito relevantes que você, futuro comissário de voo, precisa saber.
Acesse o e-book agora
As 5 perguntas mais realizadas na seleção para comissário de voo?
Vamos a elas:
- Fale sobre você!
- Por quê você ser comissário de voo?
- O que você sabe sobre a profissão de comissário de voo?
- Por que você quer trabalhar na nossa cia aérea?
- Quais são seus pontos fortes e fracos?
Certamente você sabe responder a cada uma dessas perguntas, tranquilamente, mas será que sua resposta é a que os avaliadores buscam ouvir?
Saber quais são essas perguntas e, principalmente, as respostas corretas, é certamente vantagem. E é isso que esse material nos traz
Seleção de comissários de voo – Como construir a resposta para as 5 perguntas mais realizadas.
Acesse o material agora mesmo
Inglês é fundamental para quem quer ser comissário de voo.
Que o inglês é obrigatório não é novidade, não é?
Como anda o seu inglês?
Para o processo seletivo o inglês é conhecimento básico exigido, dentro ou fora do país? Nível intermediário para cima.
Se você não domina essa língua e, principalmente, se deseja trabalhar fora do país, posso afirmar que você deve se focar no aprendizado do inglês com extrema urgência.
Existem ótimas escolas de inglês na sua cidade, ótimos cursos online, bastando que você tenha tempo para se dedicar a esse aprendizado.
Uma dica seria optar por cursos rápidos voltados para esse público específico.
No Brasil um dos mais conhecidos cursos específicos para quem deseja começar a trabalhar como comissário de voo é o
Inglês Simples para Comissários.
Ele é um curso de baixo custo, voltado exclusivamente para quem deseja ingressar nessa área.
Acesse o curso
O que vai diferenciar você e ajudar a ser contratado?
Como você pode analisar ao longo do nosso artigo é que o conhecimento é, sem dúvida, o maior diferencial entre os profissionais comissários de voo.
E pensando nisso tenho mais uma indicação importantíssima que vai agregar um valor incontável para o seu currículo.
O curso de familiarização no Airbus A320.
Esse é um curso complementar para comissários de voo que querem, portanto, tornarem seus currículos irresistíveis para as cia. aéreas.
Esse é um curso online em video aulas focado, então emensinar o funcionamento de todos os sistemas da aeronave operados pelos comissários de voo.
Você estará um passo à frente.
Conheça o curso.
Conclusão
Certamente o caminho para se tornar um comissário de voo, ou comissário de bordo ou aeromoça pode não ser dos mais fáceis, mas o com certeza é muito gratificante.
Conhecer o mundo e ainda ser pago por isso é só umas das inúmeras vantagens da profissão.
Desejamos, então, que você voe alto, muito alto.
Prepare-se para o desafio.
Esperamos, portanto, ter ajudado na sua decisão.
- Guia de Auto Preenchimento para Visto de Imigrante Categoria EB2-NIW nos EUA
- Curso de Cirurgia Guiada Online
- O que precisa para abrir uma loja de insulfilm em 2023?
- É fácil trabalhar como perito grafotécnico?
- Treinamento corporativo: qual a melhor forma de fazer?