Como anunciar imóveis
O que você irá encontrar nesse artigo
Há muito tempo trabalho com marketing digital. Nesse tempo prestei serviços para os mais variados tipos de empresas, incluindo imobiliárias, criando estratégias de marketing digital.
Algo que posso dizer com toda a certeza, 99% dos corretores desprezam o marketing digital e acreditam que imóvel se vende com placas, jornais, classificados próprios, etc… A razão disso são que não sabem como anunciar imóveis, ou não anunciam.
Pautam seu desprezo pelo marketing digital por conta de tentativas infrutíferas, por conta de anúncios mal feitos de imóveis que não geraram resultados. Enfim, por não saberem como anunciar imóveis, não obtêm nenhum retorno dos seus anúncios.
E, sinceramente, um dos melhores e mais lucrativos mercados, infelizmente, ainda gasta sola de sapato, porque acreditam que essa é a forma correta de se obter resultados.
Uma coisa essa pandemia trouxe de bom – foi fazer com que profissionais entendessem o poder da internet na comunicação e nos negócios.
A situação caótica fez com muitos profissionais que viviam nas ruas, fossem para a frente de seus computadores, em busca de clientes.
Mas eles se deparam com grandes dilemas:
Como anunciar imóveis na internet?
Como anunciar certo?
Alguns profissionais irão aprender pelo erro e acerto. Foi assim comigo. Aprendi errando e acertando. Mas isso numa época em que a internet não era tão exigente, não havia tamanha concorrência.
Hoje não há espaço para quem erra – ou você acerta ou você acerta.
Certamente você não poderá se dar ao luxo de passar anos testando formas para obter resultados positivos.
E, pensando nessas pessoas que ainda não sabem o que fazer diante da tela do computador, é que escrevemos esse artigo, com uma dica super, super especial para corretores de imóveis que querem entender de verdade como usar as redes sociais para anunciar corretamente seus imóveis e alcançar o retorno esperado.
Acompanhe-nos nesse artigo para saber como anunciar e como não anunciar imóveis na internet.
Essas dicas são válidas para propaganda grátis ou paga, em sites especializados ou redes sociais.
Um bom anúncio fala mais do que mil palavras
Você acha esse anúncio bom ou ruim?
Analise bem todos os detalhes.
Você consideraria obter mais informações sobre esse imóvel?
Acredito que qualquer bom corretor entenderá que esse é um péssimo anúncio, um anúncio que não atrai ninguém e, os poucos que enviarão perguntas, serão perguntas que você poderia ter respondido no próprio anúncio, para evitar perder tempo e se desagastar.
Por incrível que pareça esse é o tipo de anúncio de imóveis que vejo muitos corretores fazendo.
Isso não vende, só dá dor de cabeça.
A primeira coisa que você tem que ter em mente quando resolve anunciar imóveis na internet é que, na internet, tudo tem que ser claro, transparente e de forma compacta trazer todas as informações úteis para que seu cliente entenda o que você está vendendo, onde, e quais as características do imóvel.
Não adianta ocultar informações.
Tem corretor que tem medo de passar informações sobre localização do imóvel, temendo que outros corretores captem o imóvel. Isso não irá acontecer se eu anúncio for objetivo e você atrair o cliente certo e primeiro.
E outra, deve-se pensar no cliente, naquilo que o cliente precisa saber antes de querer ver o imóvel.
Um anúncio perfeito, que realmente vende, deve conter informações importantes as quais o cliente deseja.
O que é um anúncio imobiliário de qualidade?
Um anúncio imobiliário de qualidade para internet e redes sociais deve conter:
- Fotos de qualidade.
- Um título que resuma a informação importante.
- Descrição detalhada.
- Sem o uso de adjetivos inúteis.
- Passe informações verdadeiras.
- E use uma linguagem clara e sem erros de ortografia. E, principalmente, NUNCA EM CAIXA ALTA.
Essas seriam as seis dicas que eu daria para você que está começando e mesmo para você que já anuncia.
Mas tem mais algumas coisas que podemos otimizar para termos um anúncio imobiliário de qualidade.
As fotos do anúncio devem ser objetos de muito cuidado e zelo.
Sem sombra de dúvida fotos são a parte mais importante de um anúncio imobiliário.
Dê o devido respeito e valor ao ato de fotografar um imóvel, isso pode representar o limiar entre o interesse e o desinteresse do cliente.
Já vi corretores destruírem um imóvel em 3 fotos; assim como já vi fotos fazerem um imóvel, caindo os pedaços, parecer um sonho.
Fotografia é feita de luz, perspectiva e criatividade.
Se você não sabe tirar fotos, contrate alguém para fazer isso. Sem dúvida um imóvel bem apresentado poderá proporcionar muito mais chances de negócio.
Mais algumas dicas sobre fotos:
- Invista em uma máquina fotográfica profissional, ou mesmo, considere contratar um fotógrafo profissional.
- Não use flash, procure sempre usar a iluminação natural, dessa forma, as fotos ficam mais naturais e coloridas. O flash pode colaborar em alguns casos, mas, no geral, o mau uso dele pode acabar com sua fotografia
- Procure segurar a câmera ou celular na altura da cintura quando estiver em ambientes internos decorados, essa posição dá a perspectiva perfeita para a foto. Se puder contar com um tripé isso é bônus para evitar que as fotos saiam borradas.
- Organize o imóvel, não tire fotos de ambientes que estão desarrumados. Antes de bater a foto, analise a composição dos objetos e retire tudo aquilo que for desnecessário.
- Faça uma boa pós-edição nas fotos.
- Cuidado com as marcas d’água para não estragarem a foto
- Reserve um bom tempo para essa etapa, quando o assunto é internet, vídeos e fotos representam grande importância.
- Ah, sim, outra coisa importante, vídeos convertem muito bem, mas sempre se atente para a composição da capa do vídeo, pois um bom vídeo com capa ruim não converte.
Enfim, toda essa parte da fotografia deve ser encarada com muita dedicação.
Um imóvel bem fotografado transmite a preocupação do anunciante em apresentar o melhor, dará ao cliente a oportunidade de se ver naquele ambiente, de ter vontade de ir conhecer pessoalmente, por fim, convertendo em visitas, e visitas se convertem em vendas realizadas.
Se você mesmo é quem faz as fotos considere, portanto, fazer um pequeno curso de fotografia para ter uma visão melhor sobre esse assunto.
Fotos vendem, fotos convertem e se você não dá valor a esse primeiro passo, sinceramente, você não quer resultados positivos.
Curso de Fotografia
Esse é um curso desenvolvido pelo fotógrafo KLARCK LANSING, fotógrafo profissional com diversos prêmio em sua carreira, entre eles o Bride Awards, FineArt Awards, Top of Mind Brazil 2018 e fundador da Universidade Fotográfica com mais de meio milhão de alunos.
Esse é um material incrível que irá dar a você as bases para as fotografias perfeitas e será, certamente, muito, mas muito útil mesmo, na sua caminhada.
O que difere esse material é que ele é voltado para a fotografia em geral, abordando, também, fotografia de imóveis, ambientes, paisagens e muito mais.
E, principalmente, com um custo muito baixo.
Certamente bem menos do que qualquer fotógrafo cobraria para fazer fotos de um só imóvel.
Então, sem dúvida, é um curso que indico a você, corretor, ter a preocupação em fazer.
Detalhe importante – é um curso online de fotografia.
Você pode fazer na sua casa a qualquer hora.
Portanto, tempo não é desculpa.
Invista nesse aspecto tão relevante para a sua profissão.
Se desejar conhecer melhor o curso clique no link abaixo
A redação de um anúncio de imóvel
Fotos são importantes, mas o texto do seu anúncio é que vai desempenhar o papel importante de ser o elo que ligará o cliente a você.
Texto de anúncio de imóvel é outra coisa que você deve elaborar com cuidado, bem pensado, deve transmitir a realidade do imóvel e, ao mesmo tempo, conquistar.
Então, vamos estudar essa parte tão importante do anúncio de imóvel
O título do anúncio do imóvel
Um título bem escrito chama à leitura, enquanto um título mal escrito fará o cliente passar para o próximo.
O título é, portanto, a parte mais importante de todo texto publicitário, ele tem que prender, ele tem que cativar, ele tem que ser claro, tem que transmitir o que o cliente quer ver.
Não posso dizer que existe um modelo para a escrita do Título, aqui vale um pouco de criatividade e bom senso.
Sempre que criávamos anúncio de imóvel eu tinha em mente a importância do título, então nele eu sempre destacava o que havia de mais importante nas informações daquele imóvel.
Por exemplo, se o imóvel tivesse piscina e área de laser:
Imóvel Jardim XXX, 3 dormitórios, com piscina e área de laser.
Se a vantagem era uma permuta então eu focava
Imóvel 2 dormitórios, novo, no Centro. Estuda permuta
A criatividade é válida.
Um dia vi um anúncio que me chamou muito a atenção, de um corretor.
Enfim, o que quero frisar é o papel importante do título. Portanto, não crie o título com a primeira frase que vier à sua mente. Estude bem, procure entender o impacto das suas palavras no seu cliente.
Uma outra observação importante, evite jargões e abreviações, por exemplo, Ap, W.C, Prox, etc.
Descrição detalhada do imóvel
Quando falamos em descrição de um móvel temos que ter em mente o tipo de pessoa a quem aquele imóvel se destina e, então, focar em exaltar as qualidades que atrairá aquele cliente.
Não economize nas palavras, mas não precisa escrever um livro.
Tem que ser moderado, mas é necessário descrever em detalhes
O imóvel conta com portão basculante automático, já instalado, de x metros de altura por y de comprimento. (isso é importante, pois o cliente pode ter uma camionete alta e essa é uma informação crucial para ele fechar ou não um negócio)
Garagem para em média três carros, tendo x de altura e y de largura e z de cumprimento (outra informação importante, pois hoje é comum famílias com mais de um carro)
O terreno tem x metros de comprimento por Y de largura, com X m² de construção a partir do centro do terreno. (informação importante, pois o cliente pode ter ideias que não se encaixam naquele imóvel)
O quintal dos fundos conta com x metros de cumprimento, cimentado, plano. (informação que importa para muita gente)
É sempre bom descrever a vizinhança, o que tem de comércio, escola, igrejas, ponto de ônibus ou o que for somar ao imóvel e suas distâncias.
Outro detalhe que quase nunca vejo corretores usarem é sobre a disposição dos quartos em relação ao sol, isso pode arruinar um negócio, então, já dê essa informação.
Enfim, detalhe o imóvel, mostre-o com fotos e com palavras.
Toda a informação do imóvel é importante.
As informações filtrarão os clientes e quando o seu telefone toca é para uma venda praticamente fechada.
O preço do imóvel é obrigatório
Seja claro com preço, nunca faça anúncio sem preço.
Passe sempre informações verdadeiras
Sempre diga a verdade, não fantasie e não tente maquiar.
A verdade do seu anúncio atrairá pessoas que de fato tem interesse no imóvel.
Evite erros de Português
Isso é imperdoável, um corretor que não se preocupa com aquilo que escreve denota falta de compromisso, desleixo, preguiça, etc.
Entendo que alguns tipos de erro podem ser perdoados, mas, que não causam boa impressão, não causam.
Se atentem a esse detalhe que parece não ter tanta importância, mas que é parte integrante da imagem que você passa ao seu cliente.
Uma dica é escrever sempre utilizando o Word que já tem um bom corretor ortográfico, mas, antes de publicar, leia e releia seu texto pelo menos umas três vezes para garantir que passe o mínimo possível de erros, isso é zelo pela sua imagem.
Escrever em caixa alta é sempre desaconselhado, salvo se for num título curto para destacar uma informação realmente valiosa, por exemplo:
VENDE-SE IMÓVEL NO CENTRO – PREÇO MUITO ABAIXO DO MERCADO
Em suam, à exceção desse tipo de situação o uso da caixa alta é considerado um grito e falta de educação.
O que é preciso para se vender imóveis pela internet?
As dicas básicas apresentadas acima certamente serão de grande ajuda para a maioria das estratégias de marketing para corretores e imobiliárias.
Entretanto se o seu intuito é fazer a diferença, é se destacar no mercado imobiliário, então se prepare, pois você precisa aprender muita coisa se não quiser pagar pelos serviços.
São muitos os conhecimentos necessários para se criar bons anúncios de imóveis, por exemplo:
- Fotografia
- Filmagem
- Copywriter
- Marketing Digital
Sim, não basta só o CRECI, ele não o prepara para isso.
Corretor de Imóveis Web, você será a sua versão atualizada
A base inicial que apresentamos no início desse artigo, sem dúvida, já deu a você a noção de que o caminho para ser um corretor de imóveis web não será dos mais fácies. E não é. Não vou enganar você.
Esse conhecimento citado acima já tem sido muito usado por grandes imobiliárias, a fim de capacitar seu grupo de trabalho.
Isso gera ganhos em vendas concluídas, em clientes satisfeitos, em corretores motivados e progredindo na profissão.
Mas se você é uma pequena imobiliária ou um corretor autônomo, muito dessas exigências técnicas terão que ser supridas por você mesmo.
Profissionais e agências de marketing tem custos elevados e pode não ser uma boa opção para quem está começando.
Abaixo trago a solução para você, mas já aviso, você terá que estudar, não tem outro jeito.
Se está disposto a mudar a sua forma de fazer propaganda pela internet então prossiga a leitura.
Se não está, então pode parar a leitura e seguir seu caminho, já foi passado dicas valiosas que vão ajuda-lo muito.
E para você, corretor, que quer de fato o sucesso garantido nas redes sociais e sites de anúncios imobiliários, bem vindos ao seu Upgrade.
Vamos renovar as coisas, corretor. Começando agora a aprender a anunciar imóveis na internet
Como dissemos anteriormente existem quatro importantes pilares de conhecimento que farão com que você dê o upgrade nos seus anúncios imobiliários, aí, na sua região, estado ou nível nacional.
Os conhecimentos necessários de fotografia, filmagem, copywriter e marketing digital são, de fato, imprescindíveis a partir desse momento e você irá se especializar em cada um deles.
Fotografia, a imagem do seu imóvel é que vende
Tem muita gente que, porque tem um celular de última geração, acha que já é um fotógrafo profissional.
Não estou desmerecendo, realmente conheço corretores que nunca estudaram fotografia e têm uma noção incrível para fazer boas fotos, mas a grande maioria, só faz fotos ruins, e fotos ruins não vendem.
Se você não está tendo resultados com seus anúncios na internet, provavelmente o grande vilão são as suas fotografias. Fotografias ruins arruínam qualquer anúncio, seja pago ou grátis, elas não darão retorno satisfatório.
Então, a minha dica para você, corretor de imóvel que é o “Bombril”, o faz tudo no seu negócio – Invista em um curso de fotografia. Já apresentei um no início do artigo e agora apresento outra opção, igualmente boa.
Muito provavelmente em sua cidade exista bons cursos de fotografia voltados à publicidade. Fazer um curso como esse pode mudar para a sempre a sua percepção de uma boa foto, e fará o seu negócio decolar.
Informe-se na sua cidade sobre esse tipo de curso e matricule-se hoje, certamente esse é o primeiro requisito fundamental para quem quer vender imóveis através de anúncios na internet.
Mas, claro que eu sei que sua vida é corrida, seus dias são curtos, etc.
Então indico que comece um curso online de fotografia, existe uma infinidade de bons cursos na internet que você pode encontrar com os mais variados valores.
A vantagem de um curso online é a facilidade para se ajustar à vida corrida e sem horários de um verdadeiro corretor de imóveis.
O curso tem como objetivo ensinar os segredos da fotografia, dispensando o uso de equipamentos caros, que é exatamente o que todos procuramos.
Veja tudo o que esse curso irá oferecer a você:
- Fotografias perfeitas
- Corte e enquadramento
- Desfocando o fundo
- Foco diferencial
- Profundidade de campo
- Imagens em movimento
- Posicionando sua câmera
- Domine a iluminação
- Perspectiva – linhas
- Tipos de Lentes
- Equilíbrio e composição
- Balanço e arranjo visual
- Textura – impressão visual
- Diafragma e a abertura
- Luz perfeita
- Cuidados com a câmera
- Como escolher sua câmera
- Técnicas de fotografia
O curso é feito em vídeo aulas HD e livros digitais, e o seu acesso ao material é vitalício, o que garante, portanto, que você use, reuse, e o consulte sempre que precisar.
Além de dar as bases para edições de fotos o que é imprecindível para bons anúncios.
Além disso você tem 7 DE GARANTIA, se não gostar do curso nesses 7 dias, pode pedir seu dinheiro de volta integralmente e nem precisa ficar se explicando.
O custo é baixo, portanto, compensa demais, já o indicamos a muitos corretores e, com certeza, a melhora nas fotografias foram nítidas.
Filmagem de imóveis para anúncios
Vídeos convertem, talvez até mais do que fotos. Mas, claro, que o vídeo certo, bem produzido.
Existem segredos na filmagem e pós edição que é necessário saber antes de se aventurar por essa estrada, pois vídeos ruins trazem resultados ruins.
Contratar um profissional para filmar cada um dos seus imóveis, certamente, trará resultados, mas, sem dúvida, a um custo muito alto, o que torna esse recurso pouco explorado por muitas imobiliárias e corretores.
A vantagem dos vídeos é que eles conversam com o seu cliente. Através do vídeo você consegue direcionar o interessado para as vantagens que você desejar frisar, tornando-se uma ótima ferramenta de conversão.
Você não precisa ser um Steven Spielberg para poder impressionar seus clientes com boas apresentações, mas, é certo, que essa técnica de venda exige um bom conhecimento das ferramentas necessárias.
Por esse motivo, indico, então, que procure em sua cidade, caso prefira um aprendizado presencial, um bom curso de filmagem publicitária, ou, até mesmo, um curso sem foco na publicidade. Se aprender as técnicas de filmagens poderá aplicá-las nos seus projetos.
Se prefere o aprendizado online, que é o que sempre preferimos, eu indico esse material que também vem orientando bem os corretores e demais interessado na arte de se fazer bons vídeos.
PRODUZA VÍDEOS COM QUALIDADE PROFISSIONAL PARA INTERNET & TV
SEM PERDER TEMPO BUSCANDO TUTORIAIS POR AÍ.
Então, o que você irá encontrar nesse curso:
▸Técnicas e estratégias de EDIÇÃO & PRODUÇÃO DE VÍDEOS profissionais para Internet/TV.
▸VLA não é um treinamento “fechado” com aulas programadas e cronograma pronto. VLA é uma MENTORIA em constante atualização, construído na dúvida de diversos alunos, possuindo atualizações constantes de conteúdos durante o seu período de acesso e empenho total com o desenvolvimento de cada aluno.▸
Além de você estudar todo conteúdo já disponível. Bateu uma dúvida sobre qualquer conteúdo? Manda na comunidade que te responderemos em texto, áudio ou gravando uma aula exclusiva pra você.
▸LIVE/MENTORIA todo mês com alunos em destaque e os que possuem qualquer dúvida sobre os conteúdos abordados (técnicas de edição, produção, distribuição ou mercado). Objetivo das lives é analisar os projetos que você vem desenvolvendo, trocar experiências e novas estratégias de mercado.
Esse é um dos melhores cursos para quem quer se aprofundar no assunto, feito para profissionais, estudantes, com foco no marketing Digital.
É um curso que irá, certamente, complementar seus recursos e colaborar para o que você mais deseja colher – bons resultados.
Da mesma forma que os outros cursos ele também tem GARANTIA DE 7 DIAS, senão gostar pode pedir seu dinheiro de volta.
Quer conhecer o curso clique no botão abaixo abaixo
Conhecimento obrigatório para quem quer ter resultados anunciando imóveis na internet
Copywriter e o Marketing Digital são duas coisas que você tem, de fato, por obrigação conhecer. Esse conhecimento vai reformular, então, a sua forma de se comunicar através da internet.
Quem domina esse conhecimento tem infinitas vantagens na hora de fazer seus anúncios de imóveis.
Quando no início falei sobre como escrever o título a descrição, etc, são técnicas que envolve o marketing digital e copy. Seus anúncios converterão com muito mais facilidade quando você as domina, por isso acredito que é o alicerce para qualquer corretor que esteja se iniciando no mundo dos anúncios de imóveis na internet.
Não conheço muitos cursos presenciais que se focam nisso, mas sinta-se a vontade para descobrir se em sua cidade tem, mas, caso você prefira um aprendizado mais livre e online dessas técnicas, quero apresentar a você o David Rocha.
O Davi Rocha é um especialista em estratégias de Marketing Imobiliário, e, certamente lhe dará todas as técnicas necessários para anunciar imóveis no Faebook, Instagram, Google e Youtube, ou seja, tudo o que você precisa saber sobre as principais redes sociais de anúncios.
É um curso prático e simples, sem rodeios e direto ao ponto
você irá aprender sobre Marketing Digital, Marketing Digital Imobiliário, Como captar Leads pelo Faceboook, Marketing no Instagram.
É, sem sombra de dúvida o melhor material para quem quer começar, ou mesmo para quem já anuncia na internet.
Esse curso será o marco de uma caminhada de sucesso
Conclusão sobre como anunciar imóveis na internet
Corretor, quero que preste muita atenção ao que vou te dizer agora:
Você está desperdiçando um mundo de possíveis negociações dos seus imóveis. Pare com isso agora.
Essas dicas que foram passadas, mais esses dicas de cursos, virão, de fato acrescentar à sua carreira, sucesso, muito sucesso.
O Marketing digital é abrangente, é exigente, mas recompensa aqueles que realmente se dedicam a fazê-lo de forma correta e é isso, claramente, o que você deseja.
Ouça cada uma das dicas, siga-as, aplique-as, estude.
Cursos há aos montes, cursos bons e ruins, mas mesmos os ruins vão te ensinar alguma coisa.
O que você não pode é viver no ano de 2021, utilizando técnicas de marketing ultrapassadas que, ou não funcionam, ou não dão retorno.
Você não pode se contentar com resultados medíocres. Você quer atingir o cume dessa montanha chamada sucesso.
Então estude, busque o conhecimento necessário para fazer da internet o quintal da sua casa, para prender sua audiência, para fazê-los fiéis e, mais do que isso, para servi-los da melhor forma possível.
As relações humanas, no ato de vender, devem sempre ser foco de muito estudo e cuidado. Se você estudar, aprender, conhecer os mecanismos, você irá transformar os seus resultados.
Atente-se sempre, anunciar imóveis na internet é um conjunto de técnicas que muitos poucos corretores dominam, por isso essa é a hora de você fazer o seu espaço, ser referência nesse mercado.
Capacite-se cada vez mais.
Sucesso!
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