Vamos falar um pouco sobre corujas

Como criar corujas pode não ser bem a pergunta certa, mas, sim, é possível criar uma coruja? Ela pode ser domesticada?
A coruja sempre foi uma ave cercado de mistério e misticismo em vários povos através dos tempos.
Em várias culturas ela tinha e tem sua importância.
Sua criação e domesticação vem de tempos remotos.
Nos últimos 20 anos houve um aumento no interesse das pessoas em criar esse animal, devido certamente ao seu papel no cinema em filmes como os do Harry Potter.
A coruja
Essa ave de rapina é da ordem do Strigiformes. Em sua grande maioria são animais de hábitos noturnos, carnívoros.
As corujas são ótimas caçadoras por conta dos olhos extremamente aguçados e por ser muito rápida e seu voo ser bem silencioso devido às suas penas macias.
Alimentam-se principalmente de pequenos roedores e morcegos, os quais engole por inteiro e depois regurgita aquilo que o seu organismo não pôde diferir.
A coruja e os povos humanos
Os primeiros registros sobre a coruja datam de mais de 15.000 anos em pinturas rupestres.
Na Idade média, porém, a coruja era tida como animal de mau agouro, anunciantes da morte e até mesmo bruxas disfarçadas.
Na Grécia Antiga, no entanto, eram vistas como sábias e não a toa símbolo das Letras, Pedagogia e Filosofia.
No Brasil, aliás, em algumas regiões, era tida, também, como animal de mau agouro e anunciantes da morte.
Coruja no Brasil

O Brasil conta com dezenas de espécies de corujas, elas estão localizadas nos mais diversos ecossistemas do país.
Seus tamanhos e pesos pode variar de 50g até 2 Hg.
As espécies mais conhecidas no Brasil é a Buraqueira e a Suindara, pois são uma das poucas que têm hábitos diurnos.
Posso criar uma coruja?
Se você está a procura de um hobbie divertido e despretensioso, a coruja não tem nada a ver com isso.
A criação de coruja é algo sério que exige muita dedicação e pode custar muito caro.
Primeiramente a grande recomendação para quem deseja criar corujas é espaço. Corujas precisam de muito espaço, não podem viver em gaiolas pequenas, sob risco de vida.
O correto é um viveiro de no mínimo 6 m². Nesse local deve haver um poleiro adequado para ela passar o dia, área para tomar sol e banho, além de um viveiro escuro para dormir.
Em segundo lugar, esteja pronto para dedicar muito do seu tempo à sua coruja. As corujas precisam voar todos os dias para que possam se manter ativas e saudáveis portanto é importante que ela tenha um bom treinamento com profissional habilitado.
Por sua própria natureza corujas não são animais com bom entrosamento social, podendo ser bem agressivas, mas dependendo do aço formado com o s eu criador, por isso a convivência é muito importante para quem deseja criar essas aves. No entanto deve-se ter consciência que outras pessoas pedem significar ameaça e podem ser atacadas por elas, inclusive crianças.
Encontrei um ninho de coruja posso pegar uma para criar?
Esse parece um aviso tolo para quem quer criar corujas, mas saiba que no Brasil existem leis muito severas em relação à criação de animais silvestres. Então, não, você não pode encontrar um ninho um coruja e pegar uma para criar, isso é crime ambiental e pode render altas multas e até cadeia.
Portanto, se deseja mesmo começar a criar corujas, é mais do que importante que adquira o animal de criadores credenciados, tenha seu registro no IBAMA, tudo certinho e regularizado para evitar prováveis dores de cabeça.
Por fim, se depois de tudo isso você ainda quer saber como criar uma coruja, vamos as dicas:
As corujas além de animais lindo tem uma grande longevidade, uma coruja pode viver até 20 anos.
Alimentação
Uma dica de ouro de como criar uma coruja é saber que elas se alimentam de carnes, o ideal seria animais vivos, portanto, roedores principalmente, mas você pode não conseguir encontrar esse tipo de alimento, então, nesses casos pode comprar pequenos roedores abatidos e congelados.Também pode ser dados pintinhos de um dia ou codornas para variar a alimentação.
Carnes bovinas ou frango compradas em supermercados, portanto, não é indicada na alimentação da coruja por não fornecer os nutrientes necessários ao animal.
Mas, para se aprofundar seriamente no assunto
Ebook Jacurutu – Corujão-Orelhudo [NÃO DISPONÍVEL]
“Em parceria com nossos amigos da Turma do Gavião, este e-book contém informações técnicas revisadas por um dos maiores especialistas em aves de rapina do Brasil!
Abrange diversos temas a respeito da criação do corujão-orelhudo, comparando características, hábitos e saúde desse animal tanto em vida live como em cativeiro.
Este livro tem como objetivo auxiliar tutores e compartilhar conhecimento para entusiastas do assunto. Além de todo conteúdo técnico, este livro contem diversas imagens em alta qualidade, demonstrando a beleza desse animal em diversas localidades.
Além disso, 1% de cada venda será diretamente destinado a levar transformação para milhares de crianças e jovens do sertão nordestino, com o auxilio do projeto Amigos do Bem!
Venha conosco ficar por dentro do mundo dos corujões!”
Vitor Rocha Chiavelli

- Criação de serpentes para extração de veneno – criar cobras – negócio lucrativo
- Criar corujas? Como posso começar?
- Jacurutu – Coruja orelhuda – Definição e guia de criação
- Como criar uma coruja? Isso você não sabia…
Fontes:
Wikipédia, a enciclopédia livre. – Strigiformes, 2020. – https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Strigiformes&action=history
Significados – Significado de Corujas, 2014 – https://www.significados.com.br/coruja/#:~:text=Coruja%20%C3%A9%20a%20ave%20soberana,que%20os%20outros%20n%C3%A3o%20v%C3%AAem.
Eliete Moda Pet, Corujas podem ser domesticadas, sabia? Conheça os cuidados, 2016 – https://elitemodapet.com.br/corujas-podem-ser-domesticadas/#:~:text=CRIA%C3%87%C3%83O%20IDEAL%3A,se%20manter%20ativa%20e%20saud%C3%A1vel.