Criar corujas? Quero começar
Primeiramente tenho a dizer sobre a questão de criação de corujas – antes de qualquer coisa, saiba que animais não são brinquedos.
O compromisso assumido com a criação de um animal é algo sério, sujeito a punição, portanto, mau tratos á animais, silvestres ou não, é crime.
Portanto antes de se aventurar no mundo na criação de animais, saiba que esse é um compromisso com vidas.
Por que criar corujas se tornou algo tão popular?
Está na cara que nos últimos 20 anos a história da humanidade com as corujas foi, certamente, mudada drasticamente. Isso denota o papel importante da literatura e do cinema na conscientização das pessoas sobre problemas e, igualmente o fator de influência na nossa cultura.
Bastou que um filme conquistasse o mundo e, a história do homem com a coruja, mudasse, certamente para sempre. Muita gente passou, então, a pensar em criar corujas.
Não é segredo, ao longo da história, em suma, em várias e várias culturas, a coruja foi sempre vista num aspecto negativo. Negatividade, enviada de espíritos e coisas relacionadas foram, então, características intrínsecas dessas encantadoras aves. Muito além de injustas, essas características injustas e discriminatórias, foram, certamente, ao longo da história, responsável pela morte de muitas dessas aves.
Pouquíssimos povos cultuavam ou adoravam, de fato, a coruja. Em algumas, entretanto, eram tidas como animais sábios.
Mas tirando o misticismo que envolvia os animais, as corujas não estavam nunca na lista de animais para criação. E a discrepância de horários de atividade, das corujas e do homem, pode, então, justificar esse distanciamento.
Enquanto o homem dorme a coruja desperta.
E esse foi um fator importante que durante a, então, febre Harry Potter, levou muitos donos ocasionais de corujas a abandonarem seus animais. Pois suas vidas eram incompatíveis.
E somente quem tem uma coruja como companheira sabe que irá sempre ter esse problema, pois por mais sossegada que seja a sua coruja, ela sempre apresentará um comportamento mais ativo durante a noite.
Por que eu amo corujas?
A minha história com corujas começou muito antes de eu entendê-las na literatura ou cinema.
Na verdade a minha paixão sempre foi por pássaros, dos mais variado tipos desde os lindo e canoros, até os que eram tido como pragas em muitas partes do Brasil.
E durante minha infância e juventude sempre me empenhei em criar pássaros, na sua grande maioria tirada do ambiente silvestre, e isso parou um dia quando me dei conta do quão errado isso estava. E não foi por força de lei. embora eu não saiba exatamente quando caçar passarinhos se tornou crime no Brasil… aliás, espere, vou pesquisar.
Art. 1º. Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha — Código de Caça — Lei ° 5197/67 | Lei N° 5.197, de 3 de janeiro de 1967
Está aí. A caça, pelo que encontrei está proibida no Brasil desde 67. E como a minha infância se passou nos anos 80, deduzo pois que eu era um menor infrator nessa época. Muito embora não houvesse a tradição que há hoje em dia onde todos entendem isso como crime. Naquela época isso era muito comum.
E foi na década de 80 que nasceu o meu fascínio pelas corujas. Eu as admirava pelo seu porte, aquela sua incrível capacidade de virar a cabeça quase 360 graus e o fato de que enquanto os pássaros se recolhiam elas despertavam.
As buraqueiras
Na região onde eu morava, interior de São Paulo, a espécie mais comum era a Coruja Buraqueira.
Algumas pessoas a chamavam de caburé-do-campo, coruja-do-campo, elas são folgadas, vivem locando tocas abandonadas de tatus, e, diferente de muitas outras corujas, tem hábitos diurnos. Mas pense numa bichinha valente!
Aproximar-se de um ninho dela, com filhotes, é de fato uma verdadeira guerra. Pelo menos essa pequena corujinha era realmente muito valente, tal qual os quero-quero. Se você conhece os quero-quero sabe do que estou falando, daquele voo rasante em nossas cabeças, que de acordo com os antigos era uma tática da ave para nos cravar as garras, coisa que nunca vi acontecer mas que sempre temi.
Fato é que eu criei de tudo, mas o que eu queria era um corujão orelhudo.
Minha mãe endoidou quando eu quis criar coruja
A ideia de se criar coruja certamente não agrada uma grande maioria e assim, minha mãe numa bela tarde respondeu-me aos gritos quando cheguei dizendo que tinha encontrado um filhote de coruja e ia criar.
Ela gritou um “Deus me livre” tão forte que acho que até o Diabo teria corrido. Mas o fato é que tive que voltar com minha coruja para o meio do mato de onde a tirei e deixá-la vier em paz.
Eu houvera encontrado o filhote de uma buraqueira, próximo a um buraco e tinha conseguido pegá-lo sobre os protestos da mãe. Era tão bonitinho que me partia o coração ter que colocá-lo de volta.
Sorte do filhote de coruja que eu o tenha devolvido, afinal, o que seria do filhote nas minhas mãos inexperientes que mau me dava conta do que comiam as corujas e tinha cogitado entre o alpiste e o farelo de milho.
Uma lição que você precisa aprender e vai ajudar a começar sua criação
De fato não precisei matar uma coruja para entender que elas não são aves simples de serem criadas. As corujas são aves muito complicadas, aliás. estive lendo o “Jacurutu — corujão orelhudo” que é um guia sobre corujas, em especial do jacurutu, escrito por Vitor Rocha Chiavelli e Diego Bitener.
O livro traz informações importantíssimas para quem deseja, de fato, se aventurar no mundo da criação de corujas e, desde já aviso, não é fácil e eu ainda estou tentando criar coragem de comprar a minha.
Você cria corujas, me fale um pouco da sua experiência com essa ave, tenho verdadeira paixão e loucura, mas ainda não conheci ninguém “normal” como eu que tenha uma coruja de estimação.
Bem, isso é tudo. Mas se quiser saber mais sobre o assunto, nós, do Laguia Brasil, já falamos em outros artigos, sobre a coruja e sua criação.
Jacurutu – Coruja orelhuda – Definição e guia de criação
Como criar uma coruja? Isso você não sabia…
Fico, de fato, feliz em falar desse assunto, espero ter colaborado.
- Sítio Lucrativo 2024 – PARA PEQUENAS PROPRIEDADES
- Jacurutu – Coruja orelhuda – Definição e guia de criação
- Galinha Caipira – saiba tudo sobre o assunto
- Criar corujas? Como posso começar?
- Criação de serpentes para extração de veneno – criar cobras – negócio lucrativo
- Como criar uma coruja? Isso você não sabia…