Jacurutu – Coruja orelhuda – Definição e guia de criação
A ideia de ver um pássaro com orelhas pode nos surpreender, pode até mesmo parecer uma boa e velha conversa de pescador.
Mas, sim, de fato existe uma ave com orelhas, ou melhor, com o que se parece ser orelhas.
Fique hoje com a gente, então, e descubra o curioso mundo de um dos animais mais bonitos da fauna mundial – a conhecida coruja orelhuda, Jacurutu.
Se você ainda não conhecia essa maravilhosa ave irá, sem dúvida, gostar do artigo.
Vem comigo.
Jacurutu – Corujão Orelhudo
Bem provável que se você chegou a esse artigo já saiba de que ave estamos falando, mas se você caiu de paraquedas vindo do Google ou de qualquer lugar, saiba que a exótica coruja orelhuda é bem interessante.
Nós a conhecemos como coruja de orelhas ou corujão orelhudo.
Esse belo animal tem o nome científico de Bubo Virginianus, e é, de fato, a maior coruja, não só do Brasil como de toda a América.
As famosas orelhas, responsáveis pelo seu nome curioso, na verdade são pseudo-orelhas.
O mais curioso é que elas se movem de acordo com o humor da ave, o que provavelmente ajudou a reforçar o mito de que se tratasse realmente de orelhas.
No mundo existem atualmente mais de 15 subespécies de corujas orelhudas registradas.
Sim, elas são até bem comum, embora poucas pessoas possa ter tido o privilégio de ver uma pessoalmente.
A beleza sem igual do Jacurutu, a coruja de orelhas
O porte, que posso dizer, majestoso e sua beleza, é o que ajuda a propagar o amor por essas aves.
Impressionante, também é a sua capacidade de girar a cabeça até quase 270 graus.
Sim, eu por muito menos estaria com dor no pescoço. Vendo a coruja orelhuda virando a sua cabeça totalmente dá até desespero.
Dona de olhos grandes como a maioria das espécies de corujas, os olhos da coruja orelhuda são ainda mais surpreendentes. Eles captam a luz de forma tão excelente que são capazes de enxergar até assombração, com mentira e tudo.
Seus olhos são tão poderosos que ela é capaz de enxergar pequenos animais entre as folhagens das árvores ou camuflados em meio às folhas secas do chão da floresta, e quando isso acontece… Coitado do animal. Não tem a menor chance.
A coruja de orelha ainda por cima tem o voo considerado dos mais silenciosos entre as corujas. Suas penas macias abafam o som o que a torna quase imperceptível.
Ou seja, um animal quando conhece a coruja de orelhas é para ser o seu jantar.
As fêmeas do corujão orelhudo é levemente maior do que o macho.

Hábitos do corujão orelhudo
Como passa a noite na gandaia, elas passam os dias em galhos de árvores, repousando sossegadas, momento perfeito para observá-las na natureza ou mesmo em cativeiro e entendermos o fascínio da sua beleza.
Se você sonha em ter um animal de estimação como esse saiba que ela não é um animal muito barato, nem para comprar legalmente, nem para ser mantida, já que sua alimentação é muito específica.
E, antes que você que não conhece o mundo da criação de animais, comece com mimimi, saiba que a criação em cativeiro é perfeitamente legal e não oferece risco à espécie, pelo contrário, ela ajuda a perpetuar e aumentar o número de matrizes, com isso tirando qualquer animal da lista de extinção.
Se você tem como manter uma ave como essa e deseja criá-la, você terá então nessa bela coruja uma ave que além de bela e serena, tem fácil domesticação e treino.
Mas antes de aventurar você precisa saber todos os detalhes téccnicos exigidos para a criação, manutenção dessas aves.
Por isso preparamos uma dica especial para você entender o mundo da coruja orelhuda e, a partir daí, começar sua criação.
Como criar corujas
Especificamente como criar a coruja de orelhas?
A Equipe Bicho Curioso com a colaboração de grande especialista em aves de rapina no Brasil, desenvolveu um guia de criação completo para quem é apaixonado por essa ave e deseja criá-la.
Nesse material você vai encontrar o que de mais importante você precisa saber sobre como criar corujas, em especial a jacurutu, o corujão orelhudo.
O guia que você terá nas mãos poderá e irá sanar todas as suas dúvidas em relação a criação dessa exótica espécie de ave.

Simplesmente apaixonado por animais.
Vitor Rocha Chiavelli, autor do curso é acadêmico de Medicina veterinária – Universidade UNIP Campinas – SP, é Auxiliar no corpo cirúrgico da CãoXonado (clínica veterinária para animais domésticos e silvestres ) em 2017
Manejo de répteis, aves de rapina e pets não convencionais – Sergio Rangel, Richard Rasmussem e Diego Bitener, Maio de 2019
- Criação de serpentes para extração de veneno – criar cobras – negócio lucrativo
- Criar corujas? Como posso começar?
- Jacurutu – Coruja orelhuda – Definição e guia de criação
- Como criar uma coruja? Isso você não sabia…