O que é a “internet das coisas” (IoT)?
A Internet das Coisas é a revolução, certamente, meu amigo.
É a revolução tecnológica.
O objetivo da Internet das Coisas, ou, em inglês Internet of Things (IoT) é, sem dúvida, conectar o mundo, colher dados, tratar esses dados e apresentar soluções rápidas para os problemas do dia.
E não somente conectar, por exemplo, objetos eletrônicos do nosso dia a dia à rede mundial de computadores.
E claro, tornar, portanto, a nossa vida mais simples, mais fácil, mais segura.
Comodidade é a pedida da vez.
Não é um conceito novo, mas com o grande avanço da tecnologia nos celulares aumentou exponencialmente a gama de setores que encontraram oportunidades infinitas através dessa tecnologia.
Primeiramente, é fato – as pessoas estão acostumadas a usar a tecnologia para tudo nesse nosso mundo moderno.
A Internet das Coisas se volta então para a conveniência e controle automatizado para todo o possível.
E isso já é uma realidade dentro de nossas casas, com aplicativos que, em suma, podem controlar, trancar, destrancar, dar segurança.
Até mesmo geladeiras já estão chegando com essa tecnologia
Estima-se que o mercado global da Internet das Coisas atinja 222 bilhões de dólares em 2021.
E, certamente, não podemos ficar de fora de tudo isso.
Leia também:
Mesa de Resina – Nunca faça assim para não perder
É possível GANHAR DINHEIRO NA INTERNET? [2021]
Fórmula Negócio Online -Comprar? [VERDADE QUE NINGUÉM CONTOU]
A origem e história da Internet das Coisas
O termo ainda não é muito popular, tanto que o Google não apresenta uma definição em primeira posição.
Mas se você procura uma definição para Internet das Coisas, vamos a ela:
Internet das Coisas é, portanto, um termo aplicado a uma proposta de desenvolvimento da internet em que os objetos tenha conectividade de rede, permitindo enviar e receber dados.
E a IdC (Internet das Coisas) já é certamente uma realidade.
A origem
A Internet das coisas é um termo até bem recente, tem uns 23 anos aproximadamente.
Desde a década de 70 já haviam os anseios de que isso pudesse a se tornar possível.
Esse nome, exatamente, foi dado por Kevin Ashton em 1999.
Kevin trabalhava na otimização para uma nova tecnologia chamada RFID e como a internet era, então, a nova tendência daquele ano, Kevin chamou sua apresentação de Internet das Coisas.
Mas, ela não recebeu muita atenção pelos 10 anos seguintes.
História da Internet das coisas
A Internet das Coisas tornou-se popular em 2010 quando, então, informações sobre o projeto do Google, o StreetView vazaram a público.
As informações que tinham era de que o Google não apenas fazia fotos em 360º, mas que armazenava toneladas desses dados nas redes wi-fi das pessoas.
Nesse mesmo ano o governo chinês anunciou que priorizaria os estudos da Internet das Coisas.
Em seguida ela se tornou popular, sendo citada até mesmo em revistas como a Forbes e Fast Company.
Em 2013 o IDC publicou, então, um relatório que dizia que a Internet das Coisas seria um mercado de 8,9 trilhões de dólares em 2020.
A Internet das Coisas hoje
Só posso dizer, portanto, que você é bem-vindo a um mundo novo da Internet das Coisas.
Nesse mundo muita coisa pode acontecer, e muitos segmentos irão fazer parte do bolo dos trilhões de dólares que movimentarão, certamente. esse seguimento até 2025.
Não é só o nosso celular que tem acesso a internet, ou seja, hoje é o carro, a televisão, o relógio, a geladeira, as luzes, as fechaduras,…
Estamos, em outras palavras, cercados pela IdC e não temos nos dado conta.
O mundo está mudando, os hábitos de vida das pessoas estão, certamente, mudando também.
Mas Internet das Coisas pode parecer um conceito ainda abstrato para o usuário, àquele que usa a tecnologia mas não entende seus conceitos primordiais.
Para isso vamos, então, citar vários exemplos de usabilidade da IdC e o impacto delas.
Casas Inteligentes
Na verdade tudo em que você ler o nome “inteligente“, casa inteligente, carro inteligente, é, certamente, um exemplo de uso da Internet das coisas.
A internet das coisas pode, nesse sentido, automatizar o funcionamento de diversos objetos do nosso dia a dia dentro de nossas casas.
Configuração de intensidade de luz, luzes que acendem sozinhas em um cômodo, por exemplo. Já é bem comum, de fato, vermos aqueles robozinhos que limpam o chão de casas.
Essas soluções podem, então, não estar acessível economicamente a muitas pessoas, no geral, os equipamentos que usam dessa tecnologia ainda têm custos elevados.
Mas essa tecnologia, aplicada a sua casa, não visa apenas o conforto e comodidade, mas, também segurança e economia.
Eletrodomésticos inteligentes
Hoje já encontramos muitas opções em eletrodomésticos inteligentes, a exemplo mostramos o vídeo acima de uma geladeira inteligente da Samsung.
Carros Autônomos (que se dirigem sozinhos)
Todo mundo já viu, certamente, em algum momento o famoso carro autônomo do Google.
Ele é um exemplo de uso da IdC em carros.
Embora ainda não tenhamos um carro autônomo que possa se dirigir em ruas do mundo inteiro, a ideia se tornou a busca constante de diversas empresas.
Para quem já é fã da tecnologia em seus carros, sabe que a tecnologia ajuda a dirigir, estacionar e até a fazer manutenção do próprio veículo.
Tudo isso para tornar sempre mais cômodo e seguro o nosso dia a dia.
Cidade Inteligente
As ideias de uso da Internet das Coisas vão muito além da simples comodidade e conforto.
Com o avanço da Internet das Coisas é possível, então, se criar sistemas de gerenciamento para uma cidade inteira.
Isso culmina na melhoria da prestação de serviço e economia para o município.
Através dela, sistemas podem até mesmo entender as necessidade e criar mapas que facilitam, por exemplo, a coleta de lixo.
A agricultura Inteligente
Muito do setor do agronegócio no mundo, e já no Brasil, vem se beneficiando com a Internet das Coisas.
Sistemas inteligentes podem, por exemplo, monitorar todo o processo de plantação e oferecer soluções práticas e rápidas para os problemas do dia no agronegócio.

Um exemplo disso é a Agrosmart que são responsáveis por instalações de sensores meteorológicos que identificam radiação solar, direção do vento, pressão barométrica e o pH das espécies.
Sem contar no uso de drones já muito comum no Brasil.
A saúde e a Internet das Coisas
Até mesmo na saúde a Internet das Coisas já vem causando impacto.
Hoje existem portanto, sensores que já são usados em vários países, que medem os batimentos cardíacos, pulso e pressão sanguínea dos pacientes e informam seus médicos 24 horas por dia.
Isso facilitou a interação medico/paciente ocasionando, de fato, melhorias nas condições de vida de muitos pacientes.
Conclusão
A Internet das Coisas não é mais um sonho, ela é real e está aí no nosso dia a dia para provar sua utilidade e mostrar os seus benefícios.
Ela vem gerando grandes oportunidades para empresas do mundo todo.
O advento da internet nos mostrou que o mundo é pequeno, agora a internet das coisas irá nos mostrar que somos dados e estatísticas e estaremos, de fato, mais conectados do que nunca.
Sem dúvida, nossa realidade está sendo alterada e novas tecnologia visam melhorar a qualidade de nossas vidas.
Referências
A Brief History of the Internet of Things – DATAVERSITY, DATAVERSITY, disponível em: https://www.dataversity.net, acesso em: 20 Jan. 2021.
Conheça 6 aplicações da IdC que já estão tornando o mundo melhor, Época Negócios, disponível em: https://epocanegocios.globo.com, acesso em: 20 Jan. 2021.
GRIOUA, Jessica, 10 Best Products to Sell Online to Make Money, Shift4shop.com, disponível portanto em: https://blog.shift4shop.com, acesso em: 20 Jan. 2021.
‘Internet das Coisas’: entenda o conceito e o que muda com a tecnologia, TechTudo, disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias, acesso em: 20 Jan. 2021.
Internet of Things (IoT) History | Postscapes, Postscapes, disponível em: https://www.postscapes.com/iot-history/, acesso então em: 20 Jan. 2021.
JOAOPAULO, Aplicações de IoT – Quais as possibilidades da Internet das Coisas, Opus Software, disponível em: https://www.opus-software.com.br, acessado então em: 20 Jan. 2021.
SAVE THE STUDENT, Save the Student, Save the Student, disponível em: https://www.savethestudent.org, acesso em: 20 Jan. 2021.
SAVE THE STUDENT, Save the Student, Save the Student, disponível então em: https://www.savethestudent.org/, acesso em: 20 Jan. 2021.
The Internet of Things and The Future of Digital Marketing | Power Digital Marketing, Powerdigitalmarketing.com, disponível em: https://powerdigitalmarketing.com, acesso em: 20 Jan. 2021.
Why it is called Internet of Things: Definition, history, disambiguation, Iot-analytics.com, disponível em: https://iot-analytics.com acesso então em: 20 Jan. 2021.