O que é ser romântico?
O que é ser romântico? – Foi para você que acha que romantismo é beijo na boca, é lepo-lepo demorado, buquê de flores uma vez na vida, que…

O que é ser romântico?

Imagine isso:

Numa bela tarde de céu azul, à beira de um lago bucólico, com o vento fresco batendo no rosto, você e sua amada caminham de mãos dadas apaixonadamente. De repente ela tropeça, cai de cara no chão vergonhosamente. Ao se levantar sozinha, esbraveja e lhe pede:

Seja mais romântico, Seu Cavalo!

Você encara aquele ser pelo qual seu coração palpita e se pergunta:

O que é ser romântico, afinal?

O que é ser romântico?
O que é ser romântico? – Foto de vjapratama

Romântico é um adjetivo que muitos, hoje, consideram fora de moda. Outros dizem que apenas sofreu uma brusca alteração de sentido.

O romance é algo que vemos nas telinhas de cinema e sonhamos em tê-lo em nossas vida, mas, para muitos, assim como os poderosos mutantes da Marvel, não passa de pura ficção.

Foi para você que acha que romantismo é beijo na boca, é lepo-lepo demorado, buquê de flores uma vez na vida, que escrevemos esse artigo.

De uma vez por todas você entenderá o que é ser romântico.

Romântico

Primeiramente, para entendermos o que é ser romântico precisamos perguntar a quem sabe definir as palavras. Portanto, vamos ao dicionário.

E, o senhor dicionário nos diz, então, que romântico é aquilo que se refere à literatura romântica; também quem se emociona como nos romances; aquilo que tem e expressa poesia e paixão; sentimental; aquele ou aquilo que expressa nobreza; que é lírico.

Baseado na literatura é aquele que tem ou expressa a imaginação, a sensibilidade e a emoção, acima da razão.

Seus sinônimos de romântico, talvez, falem mais da palavra. São eles:

  • Sentimental
  • Apaixonado
  • Poético
  • Piegas.

E os antônimos da palavra romântico são o

  • Realismo
  • Desilusão
  • Desencanto.

Se isso ainda não lhe disse muita coisa, saiba que a palavra vem do inglês – romantic e, lá, o sentido dela não muda muito, mas romantic é definido, entre outras definições similares ao do Português, no inglês, como imaginary, ou seja, sem base no fato, imaginário.

E, certamente, essa definição inglesa tenha muito mais a nos dizer sobre ser romântico do que nossas definições em português.

Imaginário.

Acredito que imaginário é perfeito para definir a palavra romântico como a vivenciamos nos dias atuais.

Até a Inteligência Artificial sabe defini-la.

Ser romântico é expressar amor e dedicação de forma profunda, afetuosa, intencional e inconfundível. É demonstrar os seus sentimentos pela outra pessoa através de gestos, palavras e ações.

O romantismo pode ser expresso de diversas maneiras, desde gestos simples e cotidianos, como um elogio, um abraço ou um beijo, até gestos mais elaborados, como um jantar à luz de velas, uma serenata ou uma viagem romântica.

O que importa é que os gestos sejam sinceros e expressem o que você sente pela outra pessoa.

Bard

O Romantismo está no ar

A ideia do romantismo tem seus pilares nas artes, principalmente na literatura, tendo sido um dos maiores movimentos literários dos séculos XVIII e XIX.

E, para entendermos o contexto em que se forma essa ideia do romântico, precisamos entender o movimento literário, mas não vamos nos aprofundar nisso.

Basta entendermos que no romantismo predomina o sentimental e a fantasia, acima do racional e da vida prática.

Ali nasciam ideias de relações amorosas eternas, ardentes e constantes, praticamente uma mistura do fanatismo com uma pitada de amor platônico.

Com o tempo aquilo que se considerava práticas românticas mudaram para se adaptar aos novos tempos, às novas artes como o cinema e a televisão.

Esse novo conceito do romântico foi, em seguida, anexado ao consumismo.

A Delamour.fr, trouxe um artigo muito interessante sobre o assunto, um estudo sociológico com crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, que objetivava entender como eles viam o amor e o romantismo.

Mesmo muitos deles não tendo tido experiências românticas, descreviam o romantismo como o ato de levar as meninas para um jantar romântico.

O Romantismo está no ar
O Romantismo está no ar – Foto de suzukii xingfu

As questões se expandem para qual a bebida mais romântica e a maioria responde que é o champanhe, por ser caro e fora do cotidiano.

O que o estudo demonstra, finalmente, é que o nosso conceito de romantismo, hoje, envolve o consumismo, a ostentação e declaração pública do amor.

O cinema, a TV, a literatura contemporânea reforçam essa ideia consumista, descrevendo cenas românticas em ilhas paradisíacas, em jantares glamorosos, em noites regadas a pratos requintados e bons vinhos, à produções femininas como manicure, maquiagem, depilação e lingeries ousadas.

O romântico tornou-se momentos vividos e, não mais uma concepção de vida, imaginária e eterna como dos séculos passados.

Os românticos por natureza

Os românticos por natureza
Os românticos por natureza – Photo by Josh Willink

Embora muitos acreditem que o romantismo é um conjunto de práticas que possam ser adotadas, eu acredito nisso.

Algumas pessoas têm o dom inato de serem românticas, de viverem mais para a emoção e o sentimento do que para a razão. E não existe um estudo voltado para entender porque isso acontece.

Embora, muitos sonhem com o par romântico, muitas vezes o encontro com o romântico, para um espírito não preparado, pode ser problema.

O relacionamento de alguém romântico com alguém que leva a vida para o lado prático e racional pode criar muitos conflitos.

Enfim, o romantismo é lindo e maravilhoso, mas nem todo mundo quer isso para a sua vida.

Já vi, muitas vezes, como desculpa de fim de relacionamento, pessoas se queixando que suas parceiras ou parceiros, eram “melosos demais”.

O meloso é um apelido para o romântico, aquele que vive dizendo que ama, fazendo poesia ou não, mas encarando o relacionamento como uma história shakespeariana ou filme romântico, diariamente.

Nem todo mundo quer romance em sua vida, muitos buscam apenas amor, respeito e dedicação.

Signos românticos

Eu não entendo nada desse universo dos zodíacos, mas é fato que muitos apontam esse ou aquele signo com possibilidades maiores ou menores de serem românticos.

Li um artigo, outro dia, falando sobre isso, numa grande revista do nicho, incrivelmente, em desacordo com a minha prática de vida.

Eu, ariano, casado com uma escorpiana, me impressiono em saber que o signo da minha esposa era, teoricamente, mais romântico do que o meu.

A realidade, para mim, era completamente contrária, eu sou o romântico da relação.

Isso me fez descrer um pouquinho mais da astrologia, ou, pelo menos, dessa astrologia comercial que andam vendendo por aí.

Mas, a minha prática de vida não conta como base de dados para desabonar essa crença, e essa nem é minha intenção.

Os mais românticos do mundo

Os mais românticos do mundo
Os mais românticos do mundo – Foto de Taryn Elliott

Esse foi um levantamento que fizemos sobre as nacionalidades mais românticas do mundo.

Os italianos apareciam em primeiro lugar em todas as listas que encontramos; os franceses em segunda; e, acreditem, os brasileiros são o terceiro povo mais romântico do mundo.

Listas que você pode conferir no final do artigo, nas referências.

Mas por que estou citando isso?

Para demonstrar que, embora não exista um dito popular brasileiro que nos coloque na lista dos mais românticos, brasileiros são, sim, muito focados no amor e no romantismo, à moda brasileira, claro. Mas eu não tenho do que reclamar desse romance à brasileira. E você? Tem?

Não há nada de errado ou de ridículo em ser romântico

A questão do romantismo levado para o lado prático da nossa vida é muito simples de ser incrementada na vida de qualquer um, a qualquer tempo do relacionamento.

Ele não está vinculado a jantares caros, viagens às Ilhas Gregas, nem nada, são apenas pequenos gestos, atos e palavras ditas no dia a dia.

Por isso vamos citar algumas formas de ser romântico no nosso cotidiano.

Como ser romântico?

Você, abaixo, terá uma lista de pequenos e simples atos que pode praticar no dia a dia para dar um upgrade no romantismo do seu relacionamento.

Não é preciso seguir todos, siga os que casam com a sua personalidade, que você possa fazer sem ficar tão constrangido que faça parecer um teatrinho de 1º série. Tem que soar como espontâneo.

Para ser romântico é preciso saber ouvir

Ouvir o seu parceiro, dar-lhe espaço para falar sobre o seu dia, sobre seus projetos e anseios, até mesmo sobre os seus medos e receios, é um dos atos que representam muito bem o romantismo e que, de fato, têm caído em desuso na nossa sociedade cercada de tecnologia e de dias corridos. Muitos casais vivem sob o mesmo teto anos e anos e não se conhecem, não se falam o suficiente para isso, isso gera distanciamento emocional.

Portanto o romantismo começa quando dedicamos um tempo para ouvir a outra pessoa, E faça esse tempo ter qualidade abdicando da TV 📺, do celular 📲, ou de qualquer outra coisa que possa tirar a atenção. Faça cada minuto de conversa valer a pena de verdade.

Parem para conversar. Conversem. Dialoguem.

Ouvir o seu parceiro/a é um dos gestos mais notáveis e românticos que podemos considerar.

Não há custo e tem um significado enorme na vida do outro, saber que alguém que está com ele, está, de fato, atento ao seu mundo, ao seu viver e ao universo que o cerca.

Para Ser Romântico é Preciso Impressionar

Impressione seu parceiro/a de forma marcante.

Isso não significa um colar de diamantes ou um cruzeiro caro, poderia ser isso, também, mas o foco não está no preço de um presente, mas no valor sentimental dele.

Quebre a rotina da vida, fuja uma tarde do seu trabalho, pegue-o(a) apela mão e vão passear.

Ligue num horário não usual só para dizer que se lembrou dele(a) e dizer que o(a) ama.

Faça uma refeição, pode ser simples, mas que seja feita exclusivamente para o seu parceiro, ao gosto dele, de preferência pela suas próprias mãos. Mas se você é um fiasco na cozinha, então não inventa, pede a comida pelo delivery. O que vale realmente é a exclusividade do momento.

Enfim, faça qualquer coisa significativa que não esteja na rotina do casal, pois isso é um ato romântico marcante.

Para ser romântico de verdade é preciso impressionar a vida inteira

Para ser romântico de verdade é preciso impressionar a vida inteira
Para ser romântico de verdade é preciso impressionar a vida inteira – Foto de ANTONI SHKRABA production

Fazer as duas coisas que eu disse anteriormente uma vez na vida não transformará alguém em um romântico nato.

É preciso fazer isso sempre, cada dia uma ideia diferente, uma pequena coisa que marque, seja em datas especiais e datas comuns, o que vale é a ousadia. E não precisa economizar palavras, vale mensagens no WhatsApp, ou um ligação especial, ou um simples murmúrio ao pé do ouvido, seguido de um abraço acalorado.

Por que o ideal romântico das mulheres era um príncipe num cavalo branco?

Porque era algo que fugia completamente da realidade em que a grande maioria delas viviam e, claro, por um pouquinho de inspiração da literatura e, depois, do cinema.

Tirar o seu parceiro/a da realidade em que ele vive é um ato romântico.

Não vai querer pagar mico de se vestir de príncipe e cavalgar um cavalo branco, isto, de fato, é meio ridículo hoje, você vai se arrepender ou rir muito, anos depois, com as fotos do momento… é, acho que tá valendo o cavalo branco.

Seja ousado sempre.

Cuide bem do seu amor

Todo bom romântico/a que se preza tem o amor da sua vida como sua prioridade, sempre, em todos os momentos.

Cuidar é estar junto, é ouvir, é falar, é fazer rir, estar com o ombro pronto quando ele/a quiser chorar,…

Enfim, é ser e estar presente na vida do outro, estando você sob o mesmo teto ou não.

Não e preciso estar geograficamente próximos para estar presente, vale mensagens, ligações e até cartas, o que importa é preencher o coração da outra pessoa com sua presença.

Esteja junto, juntamente e em conjunto.

Esteja junto, juntamente e em conjunto.
Esteja junto, juntamente e em conjunto. – Photo by Katie Salerno

Tinha que usar do pleonasmo para essa dica, pois ser romântico é esse pleonasmo da união, junto e misturado, junto e em conjunto, casal que anda junto, vive junto e compartilha tudo.

A presença é algo imprescindível quando falamos em romantismo, a presença de um ao lado do outro, em todos os ambientes e momentos possíveis.

Seu círculo de amizade deve estar ligado ao seu amor, seu lazer deve ter espaço para seu amor, enfim, é carregar o seu amor consigo em todos os momentos, pois isso é comprometimento, lealdade e amor.

Os detalhes contam muito.

Você não precisa construir um Taj Mahal para provar o seu amor, embora isso seja uma ideia bem romântica, estamos falando de um cara que construiu um palácio para a sua esposa morta.

A prova do amor está nos gestos de atenção, numa flor roubada pelo caminho, numa mensagem repentina no meio da noite,…

Demonstre sempre o seu amor, não precisa ser piegas ou meloso, mas todo mundo ama ouvir alguém falar da importância que tem na vida dessa pessoa. Aliás, isso é uma dica que vai além do romantismo, é para a vida prática. Ninguém tem certeza de que é amado, até que o outro a lembre disso, não fique pensando que a outra pessoa sabe que você a ama, se você nunca verbaliza isso. Demonstrar o seu amor em palavras é romântico e, também, importante para manter o relacionamento saudável.

Não vacile com as datas

Embora as maiores surpresas sejam justamente as que mais marcam, não se perca com as datas, seja o primeiro a lembrar-se delas, isso demonstra a sua preocupação com a relação e enche a outra pessoa de certezas e alegrias.

Datas importantes para o casal devem ser comemoradas de alguma forma, pode ser sempre da mesma forma, como um ritual, ou pode ser de formas aleatórias, e a comemoração pode ser fazer algo que o casal goste muito como, simplesmente, deitarem-se na cama, se abraçarem e namorarem um pouquinho.

Só não vale deixar a data passar em branco, ou, pior, esquecer-se dela.

Lembrar-se das datas é bônus, não lembrar-se é imperdoável, pois você está passando a mensagem de que a data não tem importância alguma para você.

O prazer deve ser completo para ambos

O prazer deve ser completo para ambos
O prazer deve ser completo para ambos – Photo by Jonas Wilson

De nada adianta todo o romantismo, toda a prova de amor, se na hora do prazer somente um tiver satisfação.

Um casal faz amor, portanto um casal deve sair satisfeito desse momento.

Atente-se para fazer o verdadeiro amor. Não importa o tipo de amor que fazem, carinhoso ou selvagem, o que importa, de fato, é que o casal esteja em sintonia.

Não tenha medo de expressar os seus sentimentos

Esse é um problema, talvez, mais masculino do que feminino, o medo de expressar o que sente de verdade; alguns por timidez, outros por medo de se mostrarem fracos e vulneráveis.

Mas não refreiem sua necessidade de falar sobre os seus sentimentos, isso é romântico, traz a outra pessoa para mais próximo do seu universo e melhora a conexão do casal.

O diálogo entre o casal é de suma importância.

Casais que não dialogam não conseguem conviver em harmonia.

Falem sobre o que gostam e o que desgostam.

Muitos relacionamentos apresentam problemas de comunicação, e essa falta de comunicação pode destruir o amor.

Elogie sempre

Todo mundo gosta de ser elogiado, todo mundo ama saber como é visto pelo outro.

Elogie seu/sua parceiro/a com frequência pois isso é algo muito romântico.

Mas tome cuidado para não se focar em elogiar aquilo que para o outro não o define.

Partes do corpo, principalmente quando o elogio parte do homem, pode dar a impressão de uma relação muito carnal e, portanto, superficial.

Vou deixar mais claro. Mesmo que sua namorada ou esposa tenha aquele bumbum lindo e durinho de parar o trânsito, se você se focar em elogiar somente isso nela, todas as vezes, passará a impressão de que ela não é mais nada senão uma bunda ambulante.

Palavras como gostosa, sexy e sinônimos, ditas fora do contexto, ou seja, se não forem ditas na hora do amor, é melhor não dizer.

Foque-se em qualidades subjetivas como sabedoria, compreensão, bondade, generosidade, amabilidade, determinação, coragem, etc.

Bom humor conta muito

Bom humor conta muito para ser romantico
Bom humor conta muito para ser romântico – Foto de Leah Kelley

O bom humor é algo que contagia, assim como o mau humor.

Se um está de bom humor e outro de mau humor, é preciso travar uma luta e fazer vencer o bom humor do casal.

Casais que riem têm, certamente, maior probabilidade de viverem bem e por mais tempo, sem contar que, se tiverem filhos, o riso dos pais aumenta a capacidade dos filhos de serem adultos mais resolvidos emocionalmente e mais fortes.

Rir cria uma fortaleza que protege o casal.

Fidelidade é o ingrediente fundamental

Fazer a pessoa se sentir a melhor pessoa do mundo e depois acertar ela no peito com a faca da traição não seria muito coerente.

Obviamente que a definição de fidelidade nesse mundo moderno pode ser diferente de um casal para o outro.

Mas, obviamente, podemos considerar traição, qualquer ato que vá contra aquilo que foi estipulado pelo casal anteriormente ou contra seus valores.

Por exemplo, se o casal gosta de adicionar parceiros à sua relação e isso é um consenso, ora, então não é traição.

Mas, tome cuidado com o conceito de traição, pois traição não é só se envolver emocional ou sexualmente com alguém que não devia, mas, trair qualquer tipo de confiança do parceiro/a.

Isso envolve priorizar irmão, irmã, mãe, pai ao invés do seu parceiro, muitas vezes se voltando contra ele por conta de familiares.

Quando estamos romanticamente envolvidos com alguém esse alguém deve ser a nossa prioridade em detrimento de todos os outros, mesmo quando você é um adulto de trinta anos que vive sob o julgo da mamãe ou do papai.

Atente-se bem a qualquer intromissão no seu relacionamento e, principalmente, para nunca tomar uma posição de traição no relacionamento.

Conclusão

Acredito que ficou mais claro essa história de ser romântico.

Falamos sobre os seus conceitos e como se tornar romântico, obviamente devemos levar em consideração a personalidade de cada um antes de cobrar ou esperar atitudes que, muitas vezes, não condizem com o que elas são.

Bons relacionamentos, românticos, são aqueles que, acima de tudo, colocam a prioridade e necessidade do seu parceiro acima do seu próprio, obviamente tendo reciprocidade.

Um deve viver pelo outro exclusivamente, isso é amor, é romantismo e fidelidade.

Agora é hora de colocar o romantismo em prática.

Se ficou faltando aquela dica especial, você pode me chamar, tem um botão do WhatsApp aí do seu lado direito, mande sua sugestão, dúvida, elogio ou mesmo reclamação.

Grande abraço.

Bibliografia

Come essere romantici senza essere ridicoli. DonnaD. Disponível em: <https://www.donnad.it/come-essere-romantici-senza-essere-ridicoli>. Acesso em: 23 ago. 2022.

Delamour.fr. (2017). Qu’est-ce qu’être ‘romantique’ ? | Delamour.fr. [online] Disponível em: https://delamour.fr/quest-ce-quetre-romantique [ Acesso em: 23 Aug. 2022].

‌DIANA, Daniela. Romantismo: Características e Contexto Histórico. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/romantismo-caracteristicas-e-contexto-historico/>. Acesso em: 23 ago. 2022.

Dicio. (2012). Romântico. [online] Disponível em: https://www.dicio.com.br/romantico/ [ Acesso em: 23 Aug. 2022].

DOS, Contribuidores. movimento artístico. Wikipedia.org. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo>. Acesso em: 23 ago. 2022.

‌GAUTHIER, Laura. Être romantique, ça veut dire quoi ? Cosmopolitan.fr. Disponível em: <https://www.cosmopolitan.fr/,allez-j-assume-oui-je-suis-romantique,1978704.asp>. Acesso em: 23 ago. 2022.

‌KHAN, Ejas. Top 10 Most Romantic Nationalities in The World – Wonderslist. Wonderslist. Disponível em: <https://www.wonderslist.com/top-10-most-romantic-nationalities-in-the-world/>. Acesso em: 23 ago. 2022.

Merriam-webster.com. (2022). Merriam-Webster Dictionary. [online] Disponível em: https://www.merriam-webster.com/dictionary/romantic [ Acesso em: 23 Aug. 2022].

‌NUGERON, Marine. Comment être romantique sans être ridicule ? Santé Magazine. Disponível em: <https://www.santemagazine.fr/psycho-sexo/le-blog-sexo-de-daisy-et-marine/comment-etre-romantique-sans-etre-ridicule-443127>. Acesso em: 23 ago. 2022.

‌Tellaroitaly.com. (2022). Cosa vuol dire essere una persona romantica? [online] Disponível em: https://www.tellaroitaly.com/biblioteca/articolo/read/67627-cosa-vuol-dire-essere-una-persona-romantica [ Acesso em: 23 Aug. 2022].

‌TIWARI, Snigdha. 5 Most Romantic Nations In The World. Travelholicq. Disponível em: <https://www.travelholicq.com/most-romantic-nations/>. Acesso em: 23 ago. 2022.

‌Treccani.it. (2022). romàntico in Vocabolario – Treccani. [online] Disponível em: https://www.treccani.it/vocabolario/romantico/#:~:text=Con%20riferimento%20ai%20caratteri%20pi%C3%B9,appassionato%20e%20malinconicamente%20sognante%2C%20spec. [ Acesso em: 23 Aug. 2022].

S. LUCAS, Adriano. Top 10 nacionalidades mais romanticas do mundo. Top 10 Mais! Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-nacionalidades-mais-romanticas-do-mundo/>. Acesso em: 23 ago. 2022.

‌SIGNIFICADOS. Tudo sobre o Romantismo. Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/tudo-sobre-romantismo/>. Acesso em: 23 ago. 2022.


Valdir Bressane

Valdir Bressane

Valdir Bressane é escritor, redator, web designer e especialista em Marketing Digital, estudante de Letras. Com presença na web desde 2013, destaca-se na criação de vários blogs e sites com grande autoridade. Está em Laguia Brasil contribuindo com artigos relacionados aos seus nichos de trabalho, enriquecendo o conhecimento dos nossos leitores

Abrir Whatsapp
Podemos Ajudar?
Olá 👋 Podemos te ajudar?