Introdução
Hoje o Laguia Brasil, como sempre, preocupado em oferecer ao nosso público leitor o melhor sobre o desenvolvimento pessoal, profissional ou espiritual, não poderíamos deixar de tratar de assuntos relacionados à nossa saúde.
O que já fazemos há um tempo aqui no nosso Blog.
O assunto de hoje é direcionado a você que sofre com dores na coluna.
Falaremos de Dores na Coluna, ou mais comum, as famosas Dores Nas costas.
Vamos entender os fatores do seu surgimento e as melhores formas de tratamento disponíveis hoje.
Se você sente dores na coluna, certamente não poderá perder esse artigo de hoje, ele foi escrito especialmente para você e, o mais legal,
Você vai ganhar um Presente Especial
Mas você só vai ganhar se ler todo o artigo.
Adianto que o presente tem a ver com saúde da sua coluna e palestra grátis com um dos maiores especialistas brasileiros em reabilitação músculo esquelética, algo que, se você sofre com dores nas costas, frequentes ou esporádicas, trará uma contribuição significativa para a melhoria da sua qualidade de vida.
Sentir Dores é Normal?
Muitas pessoas buscam conviver com dores acreditando que elas fazem parte de algum processo natural do corpo como respostas a determinado evento ou mesmo resposta a degeneração natural do tempo.
No entanto, clara e diretamente, a dor nunca é algo normal.
Não existe dor se algo não está errado.
Não devemos nunca pensar que seja e, muito menos, nos acostumarmos a viver com elas.
Dores são avisos do nosso corpo sobre algo que está errado.
Se você sente qualquer tipo de dor com certa frequência, é imprescindível que se consulte um médico.
No caso, hoje, focaremos em dores na coluna, algo que obviamente não pode ser nunca considerado normal.
Que fique sempre claro, se existem dores é preciso descobrir as causas e tratar o problema.
Dores na Coluna ou Dores nas Costas
Podemos dizer que praticamente todo mundo, em algum momento da vida, sentirá dores nas costas. Essas dores vão causar impactos muito negativos em seu trabalho, nas atividades diárias e até mesmo no lazer, podendo tornar um simples ato de se levantar de uma cadeira, numa verdadeira tortura.
Considera-se essas dores, na sua maioria, uma doença do mundo moderno, onde o homem passou a ser sedentário, a viver em posições não favorável à anatomia do corpo.
O sedentarismo está entre os maiores causadores de doenças, não só relacionadas à coluna como muitas outras.
O estilo de vida moderno é um sinônimo claro do sedentarismo, isso resulta em músculos fracos e pouco tonificados tornando-os incapazes de manter a postura correta e sustentar adequadamente a coluna e o peso do corpo.
A má postura aliada ao estresse e falta de exercícios físicos certamente não trazem benefícios algum à saúde da coluna vertebral.
E é isso que dá às dores na coluna o posto de doença mais comum na nossa civilização moderna.
Essa dor que sentimos nas costas provoca uma maior contração muscular que, se não tratada adequadamente, pode se agravar, gerando risco de inflamação dos nervos, o que eleva a extensão das dores para braços, pernas e cabeça.
Como identificar a origem da dor nas costas?
As origens das dores nas costas nem sempre são claras e, muitas vezes, nem estão relacionadas exatamente com a coluna.
As causas mais frequentes estão relacionada à situações do cotidiano como pegar um peso de forma errada, ficar numa postura inadequada por longo período de tempo, pancada ou trauma.
Saber a origem da dor facilita muito o tratamento.
No entanto, outras condições podem resultar em dores nas costas como inflamação do nervo ciático, pedra nos rins e somente um profissional pode diagnosticar a causa baseado em características da dor e a região afetada.
Embora as dores nas costas não estejam relacionadas às enfermidades graves, elas, devem ser, sim, sempre encarada como um alerta.
Portanto dores nas costas podem, e devem, ser um motivo para uma visita ao médico, principalmente se vier acompanhada de outros sintomas como enjoos ou falta de ar.
Já que a postura é um dos principais motivos causadores de dores na coluna qual a postura correta?
Desde a infância aprendemos que nossa postura tem grandes influência sobre a nossa coluna, maus hábitos resultam em problemas que podem surgir em curto, médio ou longo prazo.
Segundo o Professor Luiz Augusto Arnaud, especialista em treinamento funcional e recuperação músculo-esquelética, não existe uma postura padrão que seja ideal para todos, mas “existe, sim, a postura ideal para cada pessoa que se baseia em simplesmente estar com o tronco e membros de forma alinhada e livre de tensões…”.
Por isso o acompanhamento com especialista podem ser de suma importância na hora de correções relacionadas à postura.
Conheça os 5 Principais Tipos de Dores nas Costas
Torcicolo
Quem nunca ficou com o “pescoço travado”?
Conheça o famoso torcicolo.
O torcicolo é uma contração de músculo da região cervical.
Geralmente causa dor de moderada a forte.
O torcicolo é muito associado a posição errada na hora de dormir, ou a um movimento brusco na região e, até mesmo, sobrecarga de exercícios ou excesso de esforço físico.
E fique ligado, estresse também pode desencadear torcicolos.
Hiperlordose
A lordose é uma curvatura normal da coluna vertebral.
Um pouco de lordose é totalmente normal, mas quanto é muito acentuada é chamada de hiperlordose.
Ela pode ter origem hereditária ou, então, consequência de doenças como artrite, nanismo e distrofia muscular.
A lordose se caracteriza pela formação de um arco incomum e acentuada interno na região lombar, logo acima das nádegas, costuma causar dor lombar.
Na infância pode se corrigir sozinha, quando em adulto sua correção pode exigir fisioterapia.
Escoliose
Parecida com a lordose, a escoliose é também uma curvatura anormal da coluna, mas nesse caso para um dos lados do tronco.
A maioria dos casos são leves e podem não afetar em nada a vida do paciente.
Estima-se que 3% da população brasileira sofra desse problema.
Quando grave, a escoliose pode causar muita dor e incapacitação.
Cervicalgia
A cervicalgia é também conhecida como dor na cervical e se caracteriza por dor ou rigidez do pescoço, está mais relacionada à má postura ou enfraquecimento dos músculos ao longo do tempo.
Geralmente as dores cessam rapidamente e espontaneamente.
Em alguns casos ela pode se tornar crônica e sua recuperação pode ser lenta, durando até mais de três meses.
A cervicalgia se tornou mais comum nos últimos anos graças ao uso de celulares com a cabeça abaixada.
Mas outros fatores podem favorecer o surgimento da cervicalgia como sentar-se de forma não ereta, falta de atividade física, tabagismos, …
Além disso os fatores emocionais também influem no surgimento como estresse e depressão.
Lombalgia
A lombalgia é uma condição que causa basante dor e afeta a parte inferior da coluna.
Pode ser conhecida como dor nas costas, dor nos rins, dor nos quartos e não é considerada uma doença, segundo a Biblioteca Virtual da Saúde, Ministério da Saúde. (https://bvsms.saude.gov.br/lombalgia-dor-nas-costas/)
As suas causas estão relacionada principalmente à má posição de sentar, deitar, abaixar-se ou carregar objetos pesados.
Mas pode ter origem em inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose e até emocional.
É considerada de tratamento simples em adultos, mas em adolescente é muito incomum e quando ocorrem é necessário investigação minuciosa por um ortopedista.
Embora não seja considerada doença, a lombalgia, quando persistente, não pode ser ignorada, pois pode ser consequência de doenças graves como traumas ou tumores.
O Pesadelo de quem vive com dores relacionadas à coluna
Embora na maioria dos casos de dores relacionadas à coluna nunca represente algo grave, a vida de quem vive com dores nessa região pode se tornar um verdadeiro pesadelo.
Isso piora pelo fato da negligência da grande maioria em buscar diagnósticos para a dor.
Dores na coluna, também, estão relacionadas ao uso abusivo de medicamentos.
As dores constantes na coluna são motivos para uma baixa qualidade de vida, maior irritabilidade, estresse e até depressão.
Geralmente quem é acometido por essas dores têm mau desempenho no trabalho, não consegue descansa direito e, principalmente, começa a impor restrições à muitas atividades de lazer.
Ninguém realmente consegue conviver com dores.
Como viver sem Dores na Coluna?
Como vimos até aqui, a maior parte dos problemas relacionados à coluna são frutos do sedentarismo e falta de atividade física.
Mas ter essa informação pode levar a más decisões.
Pessoas com certas condições físicas devem saber os exercícios corretos que contribuirão com a melhoria da sua qualidade de vida e não o contrário.
Acontece que muitas vezes querendo vencer o sedentarismo nos colocamos em atividades que podem complicar quadros de dores.
Também comum são pessoas que impõem restrições à prática de exercícios físicos justamente por conta de dores relacionados à coluna, quando, na verdade, a boa prática poderia aliviar, prevenir e até curar certas condições.
O combate às dores na coluna começam com correção de postura e alongamentos específicos que podem fortalecer a musculatura da sua coluna.
Mas, claro, sempre importante salientar, que se você sofre de alguns problemas crônicos deve-se consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física.
Um presente Muito Especial Para Você que Sofre com Dores na Coluna.
No começo do artigo eu disse que iria ter um presente para você e, agora é o momento de você saber qual é.
O Presente é uma parceria do Laguia Brasil com o Professor Luiz Arnaud, especializado em Treinamento Funcional e Recuperação Musculoesquelética.
O Professor Arnaud fará uma Live Ao Vivo no Dia 16 de Outubro, às 9:00 hrs, com o tema:
Será uma palestra voltado a todo aquele que sofre com dores na coluna.
O Professor Arnaud é Formado em Educação Física – bacharelado pela Universidade Celso Lisboa (UCL) e Pós-Graduado em treinamento Funcional e Recuperação Musculoesquelética pela mesma instituição e experiência de anos na área de recuperação e prevenção de lesões o que o levou à criação de um sistema de execícios físicos, práticos e funcionais que fez milhares de alunos no Brasil e consolidou seu sistema conhecido como Método Arnaud – Alívio da Coluna.
Na verdade são 2 Presentes.
O Primeiro presente é a Palestra que será GRATUITA bastando que você se inscreva através do link abaixo.
O Segundo Presente é que o Professor sorteará uma consultoria online com ele durante a live.
Não preciso dizer o que significa essa consultoria para quem padece de dores relacionadas à coluna.
E para concorrer basta responder a um pequeno questionário.
Se você sofre com dores na coluna indico conhecer o trabalho do Professor Luiz Arnaud.
acesse o site:
Conclusão
Podemos concluir que, embora as dores na coluna não estejam relacionadas a problemas mais sérios e graves, as dores em si, representam desconfortos cotidianos que geram desgastes físicos e emocionais.
E que uma simples atitude como a prática de exercícios físicos adequados pode, pois, ajudar e muito na recuperação e prevenção de dores na coluna.
Lembrando que a persistência de dores deve ser encarada como aviso e motivo de cuidados médicos.
Esperamos ter colaborado para elucidar suas dúvidas sobre as dores na coluna.
Se gostou comente abaixo.