Criação de serpentes para extração de veneno – criar cobras – negócio lucrativo

Criação de serpentes para extração de veneno – criar cobras - negócio lucrativo - a criação de serpentes é um negócio de potencial enorme de lucro.

CRIAÇÃO DE SERPENTES PARA EXTRAÇÃO DE VENENO ( CRIAR COBRAS) NEGÓCIO LUCRATIVO

O inusitado mundo da criação de serpentes tem despertado a atenção de muita gente. Isso porque, criar cobra, aparentemente, é um negócio extremamente lucrativo.

Mas, dúvidas permeiam a cabeça de muita gente.

Como começar?

Introdução

Como criar serpentes e cobras
Como criar serpentes e cobras – Foto de Soubhagya Maharana

Tem muita gente sonhando com cobra.

Esse réptil, representante do mal em muitas culturas, evitado por todos, está se tornando objeto de interesse de produtores rurais brasileiros.

Isso porque muito tem se falado do ouro das serpentes – seu veneno.

Muito utilizado na indústria farmacêutica, o veneno que mata é também o que cura muitas doenças, a base do próprio antídoto, e, melhor de tudo, tem alto valor no mercado.

De manejo simples e altamente lucrativo, as serpentes estão sendo objetos de uma nova corrida do ouro.

E o Brasil tem grande potencial de produção desse ouro.

Mas, o processo de legalização da criação de serpentes é o que tem freado muitos aventureiros.

Esse artigo de Laguia Brasil, hoje, visa trazer, então, o entendimento do processo para se criar serpentes para extração de veneno no Brasil.

Criar serpentes ou Criar Cobras?

Vamos começar pelo básico.

Qual a diferença entre cobras e serpentes?

Já ressaltamos isso no título justamente porque essa é uma confusão que muitos fazem.

Embora, cientificamente, os termos cobras e serpentes apresentem diferenças, no Brasil, eles são sinônimos, e englobam répteis como cobras, serpentes e, também, as víboras.

Mas, vamos à definição científica dos termos serpentes, cobras e víboras.

Serpentes

Serpente é um termo genérico, utilizado para designar répteis rastejantes, sem patas, de corpo coberto de escamas. As serpentes são pecilotérmicas, ou seja, tem a temperatura do corpo influenciada pelo ambiente, são os conhecidos animais de sangue frio.

Cobras

Cobras são répteis da família Colubridae. Toda cobra é uma serpente, mas nem toda serpente é uma cobra.

Grande parte das cobras são inofensivas e não são agressivas.

Víboras

Víboras são serpentes, também.

As víboras são répteis venenosos, com dentição apta para inoculação do veneno, cabeça triangular e extremamente ágeis, grande parte de hábitos noturno e atacam com facilidade quando se sentem ameaçadas.

As víboras são responsáveis pela maioria dos acidentes com serpentes no mundo.

No Brasil existem várias espécies de víboras como, por exemplo, a jararaca, urutu, surucucu, cascavel e a coral verdadeira.

Entendido a diferença, então, vamos voltar ao nosso objetivo – a criação de serpentes e o negócio de extremo potencial lucrativo.

Obviamente, você já deve estar ciente disso.

Criação de Serpentes – Um negócio de baixo custo e alta lucratividade

Primeiramente, o que tem gerado o interesse de criadores pelas serpentes é justamente o fato de que a criação de serpentes tem baixíssimo custo e alta lucratividade.

Segundo o Professor Marcos Francoti, especialista em criação de serpentes, a montagem de um serpentário tem baixo custo, pode ser feito com equipamentos simples, mas de alta efetividade e qualidade, formas testadas por ele e o biólogo alemão Stefan.

A facilidade do manejo se dá pelo fato de que o próprio criador não é quem faz o manejo, pois esse deve ser feito por profissional veterinário ou biólogo (exigido pela Lei) que examina as serpentes, extrai o veneno e as alimenta, uma vez por mês.

Esse manejo mensal gera um custo de aproximadamente trezentos Reais por mês e só é necessário 1 vez ao mês.

Em média 10 serpentes surucucus, só para exemplificar, pode gerar uma receita média de aproximadamente 30 mil Reais por mês. Para alojá-las você só precisaria de uma baia.

Não precisamos ser o gênio da matemática para entender o alto potencial lucrativo.

Como se tornar um criador profissional de serpentes?

Autorização para criar serpentes no Brasil

Praticamente qualquer pessoa pode se tornar um criador de serpentes, no entanto, o processo de autorização ambiental pode ser extremamente burocrático e difícil de ser transposto sem assessoria adequada.

Leia na RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 29, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2015 ( “Anfíbios e Serpentes Mantidos em Instalações de Instituições de Ensino ou Pesquisa Científica” do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal)

Afinal a criação de serpentes, num aspecto geral, é a criação de animal silvestre com intuito comercial.

Se você nunca teve contato com autorizações ambientais, saiba que são extremamente burocráticas e difíceis de serem concebidas, afinal, se fosse fácil, qualquer um seria criador de animais silvestres.

E ser criador é até mais fácil, sei disso, pois assessorei um amigo a conseguir autorização para criação de pássaros silvestres sem intuito comercial, e o processo foi muito complicado.

Por aí você imagina como é para conseguir autorização para criar animais silvestres peçonhentos.

E toda essa burocracia é, sem dúvida, o que contribui para termos muitos poucos criadores autorizados de serpentes no Brasil e tornar o veneno de serpente em algo tão precioso e valioso.

Mas, conhecendo os trâmites você poderá transpor essas dificuldades.

Compradores para o veneno de serpente

Infelizmente, vem mais um pouco de dificuldade.

Existem, na internet, muitas pessoas que dizem que os compradores de veneno de serpente não existem, que esse não é um negócio real, etc e tal.

Isso se dá pelo fato de que esse é um mercado pequeno, feito de gigantes, os gigantes são laboratórios milionários que, não colocam anúncio no Facebook com os dizeres “Compro veneno de Serpente”.

E aqueles que estão no mercado, tendo lucros exorbitantes não se sentem nem um pouco motivados a apresentarem seus compradores.

Isso mesmo, quem está dentro do mercado não tem intenção de colocar você la dentro.

Sem uma assessoria adequada, sem saber para quem vender, criar serpentes só te trará dor de cabeça.

O manejo das serpentes ou cobras

Se você pensou que criar serpentes colocaria você cutucando uma serpente com uma vara, sem experiência, sem tino, se arriscando a morrer picado por um dos seus animais… então você está enganado.

Quando falamos em criadores de serpentes estamos nos referindo exatamente a pessoa que cria a estrutura, fornece tudo para o manejo, mas não é quem lida diretamente com os animais.

Para o manejo, é exigido por lei que seja profissional habilitado, veterinário ou biólogo.

Mas não pense que isso vai atrapalhar os seus lucros.

O manejo das serpentes é simples já que são animais que só precisam se alimentar uma vez por mês. Sim, isso mesmo.

A cada mês você precisará da visita de um veterinário ou biólogo que fará a limpeza, manejo e extração do veneno, nos outros dias é só olhar as serpentes e conferir o extrato bancário.

Embora muitos possam pensar se tratar de um manejo extremamente complicado, é justamente o contrário, é um manejo muito simples.

Por isso dizemos que o criador é somente o indivíduo que tem a licença, o espaço, as serpentes e lucra muito com isso.

Como começar?

Criar serpentes ou Criar Cobras
Criar serpentes ou Criar Cobras? – Foto de Pixabay

O primeiro grande passo a ser dado para se tornar um criador de serpentes para extração de veneno, e, na verdade, fundamental – Autorização Ambiental.

Sem a autorização ambiental não é possível fazer nada.

Mesmo uma criação ilegal não teria para quem vender, pois os compradores só podem adquirir o veneno de vendedores credenciados.

E, também, é importante salientar, que as serpentes devem ser animais legalizados.

PEGAR ANIMAIS NA NATUREZA É CRIME AMBIENTAL, isso inclui as serpentes.

CAPÍTULO V

DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE

Seção I

Dos Crimes contra a Fauna

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas:

….

III – quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

§ 3° São espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras.

LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.

Pela citação da lei acima você pode notar que ter animais silvestres em criação ilegal não é realmente uma boa ideia.

Por mais penoso e burocrático que seja o processo de autorização, só é possível entrar no negócio a partir dessa autorização.

Quanto custa para montar a estrutura de um serpentário?

construção de baias para criação de serpentes
Construção de baias para criação de serpentes para extração de veneno

As instalações são muito simples e de baixo custo.

Assemelham-se às baias que construímos para a criação de suíno.

Um serpentário profissional tem em média 300 m², mas para iniciar você pode começar com 3 baias de 5 x 5, ou seja, 25 m².

Numa baia com as medidas dadas acima, para exemplificar, é possível alojar 10 surucucus, ou 30 jararacas, ou mesmo 40 corais.

Podemos estimar um investimento médio de pouco mais de R$ 1.000,00 por baia.

Como comprar serpentes para o meu serpentário?

Após possuir as devidas autorizações você pode adquirir as serpentes em criadores igualmente autorizados.

O preço das serpentes compradas desses criadores não é nada amigável, já aviso.

Mais abaixo falarei de um curso de criação de serpentes que, se você o adquirir, aprenderá entre muitas outras coisas, como receber serpentes de DOAÇÃO de instituições legalizadas, SEM CUSTO, dentro da lei.

Isso mesmo que você leu, você vai aprender como conseguir essas serpentes sem tirar um Real do seu bolso.

Como fazer o manejo das serpentes?

Como citado apenas um profissional qualificado, biólogo ou veterinário pode fazer esse manejo.

A limpeza e o manejo é feita somente uma vez por mês.

No curso que falaremos logo abaixo, você terá acesso à indicações de estagiários de biologia da faculdade mais próxima, na sua região, que poderão ir à sua propriedade e fazer todo o trabalho.

Os valores podem ter variações, mas no geral fica em torno dos R$ 300,00 cada diária.

Alimentação das serpentes no serpentário.

As serpentes só comem uma vez por mês de 1 a 2 ratos.

Sim, isso torna o processo de alimentá-las muito simples mesmo.

E sua alimentação são ratos.

Criar serpentes não dá trabalho nem despesa.

Aliás, serpentes não são muito amigáveis, quanto menos se mexe com elas, melhor.

Quanto posso faturar com a extração do veneno de cobra?

Como frisamos muito nesse artigo, o veneno de serpente é mais valioso do que o ouro, aliás, muito mais valioso.

Só para que você possa mensurar, com apenas 10 serpentes Surucucu Pico De Java, você pode facilmente chegar na média dos R$ 30.000,00 mensais.

E 10 serpentes como essa só precisam de uma baia.

Deu para entender?

Você de posse da sua autorização, constrói uma baia que vai te custar em média mil reais, consegue as primeiras serpentes sem gastar um Real, começa a sua criação, gasta mais 300 Reais para que um profissional possa fazer o manejo. E, em pouquíssimo tempo, poderá ter um faturamento mensal de 30 Mil (os lucros podem começar a partir do 4º mês da criação)?

Diga-me se você já ouviu falar de uma criação de tamanho potencial de lucro?

Quanto veneno uma cobra produz?

Uma serpente pode produzir até 10 gramas de veneno por mês.

O preço do grama do veneno de cobra variam de acordo com a espécie, de R$ 400,00 a R$ 8.000,00

Quem compra veneno de Serpentes?

Os principais compradores do veneno de serpente são laboratórios de remédios e cosméticos, nacionais e internacionais.

Você não encontrará nenhuma lista de compradores de veneno de serpentes ou cobras na internet, isso porque esse é um dos segredos do mercado, quem conhece é quem vende, quem está no mercado e, quem está no mercado, não passa os contatos.

Então como saber para quem vou vender o veneno das serpentes?

No curso abaixo, entre muitas outras informações, você terá acesso à lista de mais de dez das grandes indústrias de medicamentos que comprarão toda a sua produção, com garantia em contrato.

E o melhor é que isso você fará sem atravessadores ou intermediários, garantindo melhores lucros.

Onde é usado o veneno das serpentes?

O uso mais popular do veneno de cobra são em medicamentos.

No nosso país pesquisas levaram a criação de um dos mais conhecidos medicamentos para tratamento da pressão arterial que é o Captopril produzido a partir do veneno da jararaca.

Somente as pesquisas relacionadas a esse medicamento, hoje, geram uma receita às multinacionais farmacêuticas de mais de US$ 10 bilhões de dólares por ano.

Existem centenas de estudos, no Brasil e no Exterior que poderão colocar os venenos de certas espécies em medicamentos contra câncer, contra doenças degenerativas e analgésicos poderosos.

O seu uso também está na indústria dos cosméticos sendo usados em famosos cremes antirrugas.

Onde é usado o veneno de cobra?

  • Remédios
  • Cremes para rugas
  • Medicamentos para AVC
  • Medicamentos para infarto
  • Hemorragias
  • Remédios para problemas mentais

E como consigo entrar no mercado de criação de serpentes se é tão burocrático?

Como você pôde observar não é a toa que o mercado da criação de serpentes para extração de veneno é tão lucrativo.

Tem poucos criadores, eles produzem pouco para uma grande demanda.

Mas, conhecendo os caminhos corretos tudo isso se torna muito simples.

Esses caminhos são passados em um curso, que quase poderíamos chamar de assessoria, pela Universidades Brasileiras.

O curso oferece um material totalmente organizado orientando você na solução de cada um dos problemas que encontrará.

E conta com a assessoria de quem mais entende no assunto no Brasil, o Professor Marcos Francote, autorizado a ministrar o curso pelo IBAMA, com aprovação da CIESPE, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e reconhecido nacionalmente, através de várias mídias de notícia.

Ou seja, terá o apoio de quem realmente entende do assunto de criação de serpentários.

Esse é um acompanhamento completo.

O Curso Online para criação de serpentes tem número limitado de alunos por turma.

Curso de criação de serpente para extração de venenos

Ganhe Dinheiro com Criação de Serpentes para Extração de veneno
Ganhe Dinheiro com Criação de Serpentes para Extração de veneno

O curso para criação de cobras/serpentes, do Professor Marcos tem duração de 10 horas.

  • É feito totalmente Online, ou seja, você só precisa de um dispositivo celular ou computador e acesso à internet e pode fazer seu próprio horário.
  • Tem 18 vídeos explicativos
  • Modelo de planta do serpentário
  • Acompanha um livro curso de 140 páginas, ilustrado e colorido
  • Como já citei, lista dos laboratórios que compram o veneno
  • Todo o passo a passo de como obter autorização ambiental para criação de serpentes para extração de veneno.
  • Ao final do curso você ainda recebe um certificado.
  • Você terá seis meses de acesso à Central de Dúvidas, pelo qual você poderá falar diretamente com o Professor Marcos, por isso que existe limitação no número de alunos, para que possa haver um atendimento direto, fácil e simples.

Se você já decidiu se tornar um criador autorizado de serpentes, esse material irá guiá-lo da melhor forma possível para que possa alcançar com sucesso o seu objetivo

Abaixo tem o link do curso, guarde o link caso as vagas estiverem fechadas e cheque constantemente.

Conclusão

Concluindo nosso artigo, reafirmamos que esse é o negócio do século que cada dia mais está se popularizando.

Falamos que o que faz desse negócio um sucesso é a alta demanda e escassez de matéria-prima.

Certamente esse é o melhor momento de se ingressar no mercado de criação de serpentes para extração de veneno e tirar proveito dessa escassez e realmente lucrar muito.

O momento é agora, seja através do material indicado, seja através de outro, você deve tomar sua decisão o quanto antes e garantir a sua fatia desse bolo.

Aqui no nosso blog costumamos dar opções também de fontes gratuitas de informação, no entanto, nesse caso, infelizmente, por ser um mercado restrito, pequeno e fechado, já avisamos que você não encontrará material gratuito sobre criação de serpentes que possa orientá-lo no processo de criação do seu serpentário.

Podemos afirmar isso pois fizemos inúmeras pesquisas sem êxito, e o único e mais completo material disponível é realmente o do Professor Marcos, que certamente vale cada centavo do seu investimento.

Esperamos ter ajudado a elucidar um pouco do mundo dos criadores de serpentes para extração de veneno.

Nós somos o Laguia Brasil, seu guia de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.

CURSO DE CRIAÇÃO DE SERPENTES
CURSO DE CRIAÇÃO DE SERPENTES

Bibliografia

Carlos, Antonio. 2021. “Serpentes E Indústria Farmacêutica.” Fapesp.br. 2021. https://revistapesquisa.fapesp.br

Chao, Maíra Lie. 2008. “Veneno de Cobra: Uma Toxina Que Pode Matar Ou Curar.” Planeta. June 2008. https://www.revistaplaneta.com.br/.

‌Cobasi. 2021. “Diferença Entre Cobra E a Serpente: Saiba Mais.” Blog Da Cobasi. Cobasi. August 29, 2021. https://blog.cobasi.com.br/.

‌“Cobra E Serpente. Existe Diferença? – Herpetinho.” 2020. Herpeto.org. 2020. http://herpeto.org/

Ferreira, Nelson. 2016. “Diferença Entre Cobra E Serpente.” Peritoanimal.com.br. Peritoanimal.com.br. May 10, 2016. https://www.peritoanimal.com.br/.

Giullya Franco. 2021. “Instituto Butantan: Vacinas, História, Importância.” Brasil Escola. Brasil Escola. 2021. https://brasilescola.uol.com.br/.

Luiz Fujita Jr. 2019. “Picada de Serpente.” Drauzio Varella. Portal Drauzio Varella. August 2019. https://drauziovarella.uol.com.br/

Maria Luciana Rincón. 2015. “4 Usos Potencialmente Medicinais Para O Veneno de Cobras E Aranhas.” Mega Curioso – as Curiosidades Mais Interessantes Estão Aqui. Mega Curioso. March 18, 2015. https://www.megacurioso.com.br/

Prof. Nathalia Duque. 2018. “Diferença Em Cobra, Serpente E Víbora – Estudo Prático.” Estudo Prático. November 6, 2018. https://www.estudopratico.com.br.‌

Tudo sobre Cobras. 2018. “Qual é a Diferença Entre Cobra E Serpente?” Cobras.blog.br. 2018. https://www.cobras.blog.br/.

“Veneno de Cobra Pode Curar Várias Doenças Como Câncer, Diz Estudo.” 2021. Hoje Em Dia. 2021. https://www.hojeemdia.com.br/.

O que fazer em caso de picada de cobras/serpentes?

Se você chegou a esse artigo procurando ajuda para acidentes envolvendo animais peçonhentos, serpentes, cobras, víboras, aranhas, escorpiões, etc, siga as recomendações abaixo:

  • 1 – Primeiramente lave o local da picada com água e sabão.
    Não use nenhuma outra substância que você tenha ouvido falar ser eficiente para picadas de cobras ou serpentes.
  • 2 – CHAME O SOCORRO IMEDIATAMENTE.
    Caso não aja serviços de resgate leve a pessoa o quanto antes para uma unidade de saúde mais próxima.
  • 3 – Em todo o procedimento mantenha a vítima deitada e hidrata.
  • 4 – Para que seja administrado o soro específico, se possível, capture e leve a serpente junto.
  • 5 – Lembre-se que quanto o maior o tempo para a administração do soro, maior serão os danos. Agilidade no socorro é suma importância.

Esse é todo o procedimento que deve ser feito.

Não faça torniquetes, nem cortes, e muito menos queira sugar o veneno, pois esses procedimentos não ajudam em nada e, pelo contrário, atrasam o início do efeito do socorro.

Não utilize nenhum “remédio caseiro”, o único medicamento com eficiência comprovada é o soro antiofídico.

Picada de cobra não venenosa. O que fazer?

Primeiramente é necessário ter 100% de certeza na identificação da espécie.

Existem muitas serpentes não venenosas no território brasileiro, no entanto, podemos ter dúvidas na identificação correta do animal.

Portanto, diante de qualquer acidente com serpentes, é, igualmente, necessário que procure atendimento médico imediatamente, se possível levando a serpente.

Laguia Brasil
Laguia Brasil

Nosso objetivo é oferecer o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, apresentando as melhores oportunidades no mercado brasileiro, nos mais diferentes nichos.
Acompanhe o Laguia Brasil.

Artigos: 185
Abrir Whatsapp
Podemos Ajudar?
Olá 👋 Podemos te ajudar?