Esquecer Um Amor Com Outro? Será Que Dá Certo?

Esquecer Um Amor Com Outro? Será Que Dá Certo? - Colocar uma nova pessoa na sua história é um ato desesperado de quem busca uma substituição

Esquecer Um Amor Com Outro? Será Que Dá Certo?

“Só se cura um amor com outro amor. “Será?

Só se cura um amor com outro amor?
Só se cura um amor com outro amor? – Imagem de Mohamed Hassan

Quem nunca ouviu o conselho de curar a dor de um amor com outro amor, esquecer um amor com outro amor?

Aposto que é o que você mais tem ouvido nos últimos dias, por isso resolveu pesquisar sobre o assunto, porque nesse momento em que se sente fragilizado/a, isso, Esquecer Um Amor Com Outro, lhe soa até racional, mas, ainda assim, estranho e longínquo.

Mas se, como todos afirmam, ajuda, então, por que não tentar?

Calminha, aí!

As coisas não são bem dessa forma e vamos falar sobre isso antes que você faça algo do qual poderá se arrepender.

O fim de um relacionamento é sempre doloroso, isso faz parte do processo de readaptação da sua vida, não poderia ser diferente.

Quando estamos em um relacionamento compartilhamos uma vida, o casal se torna uma única pessoa, ao ponto de parecem compartilharem até os próprios pensamentos. Essa unidade nos gera satisfação, segurança, conforto e felicidade.

Ao fim de um relacionamento somos obrigados a reestruturar todos os nossos projetos de vida e nos encontrarmos novamente como seres únicos.

E isso é difícil, mesmo.

Quanto maior o tempo de relacionamento, obviamente, maior é o período que precisaremos para superar o rompimento.

Mesmo que o relacionamento passado não fosse um mar de rosas há um forte laço de dependência um com outro, de compartilhamento, de unidade muito forte, por pequenas coisas do dia a dia que não nos dávamos conta de que fariam falta.

Quando o casal coabita, ou seja, já moram juntos, existem milhões de coisas a serem feitas.

Um faz uma coisa, o outro faz outras e ambos compartilham momentos do dia ou da noite, o simples corpo ao lado da cama, e isso, que nos passa despercebido durante o relacionamento, são hábitos, costumes e dependências difíceis de serem superadas após o rompimento.

Esse período de sofrimento após o fim do relacionamento é um tempo que devemos reservar para nós mesmos, para nos reencontrarmos.

Esquecer Um Amor Com Outro é colocar uma nova pessoa na sua história.

Esse é um ato desesperado.

Um amor não pode ser substituído, porque ele é único.

Todo relacionamento tem particulares que o difere de todos os outros pelos quais passamos ou passaremos.

Devo Tentar Esquecer Um Amor Com Outro Amor?

Não, absolutamente não.

A responsabilidade pelo equilíbrio emocional do seu coração e do seu amor-próprio destruído cabe somente a você. Só você pode se curar de um amor que acabou.

Colocar uma nova pessoa nessa história é como atrair alguém para uma armadilha emocional, aproveitar-se de alguém.

Diga-me, você.
Parece justo usar uma pessoa para curar os seus problemas emocionais?

Quando você traz alguém para a sua vida com o intuito de esquecer alguém, está delegando a outra pessoa a responsabilidade de arrumar a sua casa. Mas essa responsabilidade é só sua.

Além disso, os seus laços de unidade da relação passada, depositarão na outra pessoa expectativas que, geralmente, não corresponderão ao que ela pode lhe dar.

O fim desse tipo de relacionamento de estepe, geralmente, só tem um resultado — duas pessoas feridas em vez de uma.

Sofrer é parte do processo, então sofra para superar.

Sofrer é parte do processo, então sofra para superar.
Sofrer é parte do processo, então sofra para superar. – Imagem de Stefan Keller

Depois do fim de um relacionamento é necessário reservar um tempo para si mesmo.

Se foi uma separação traumática (traição, abuso ou violência doméstica) o processo de superação pode ser um pouco mais lento.

Acredite, você não precisa de outra pessoa na sua vida, nesse momento, você só precisa sofrer sozinho, tranquilo, no seu canto.

Mas, existem outros motivos pelos quais um novo relacionamento é desaconselhado.

Quando entramos em um novo relacionamento feridos nos mostramos vulneráveis demais, necessitados de atenção e carinho. Se os sentimentos seus ou da outra pessoa forem mais fortes você se verá cercado num ninho de ansiedade, depressão e vulnerabilidade.

Você estará na típica situação do mato sem cachorro, ou beco sem saída.

Você realmente ficará com o novo amor se ele se apaixonar por você? E se o antigo retornar? Ficar por gratidão, parece certo?

Você terá muito tempo para encontrar um novo amor, buscando por alguém que seja bom para você em todos os aspectos e não uma que sirva de tapa buraco.

Existe mais um perigo que você deve saber.

Quando estamos fragilizados pelo fim de um relacionamento podemos nos apegar a ideia de um amor que não nos machuque, não nos magoe ou nunca termine.

Nós vivemos melhor ou nos sentimos bem quando temos alguém ao nosso lado.

A ciência explica porque isso acontece: a presença de outra pessoa ao nosso lado faz com que nosso cérebro libere o hormônios do bem-estar, como a dopamina, o mesmo que é liberado durante relações íntimas.

Quando estamos sozinhos, obviamente, a produção desse hormônio desaparece. Mas, nosso corpo, dependente de outra pessoa não consegue lidar muito bem com essa situação. Por isso, ideias como buscar um substituto, podem nos parecer coerente, naquele momento.

E qual o problema disso?

O problema é que podemos nos colocar à busca desse bem-estar e adquirirmos maus hábitos amorosos, ficarmos viciados em amor.

Lembra daquilo que sentimos quando conhecemos uma pessoa atraente, toda aquele prazer? Muitos se viciam nesse sentimento, por isso seus relacionamentos não progridem. Pois, ao primeiro sinal do esfriamento, ele já quer partir para uma nova experiência, em busca de alguém que proporcione esse sentimento eternamente. Mas, infelizmente, essa pessoa não existe.

O amor é um sentimento que muda conforme o tempo, por esse motivo não podemos viver em busca dessas emoções ou seremos eternamente insatisfeitos.

Por quanto tempo vou sofrer? Isso parece que não passa.

Por quanto tempo vou sofrer?
Por quanto tempo vou sofrer? – Imagem de Myriams-Fotos

O que sentimos ao fim de um relacionamento são os mesmos sentimentos que experimentamos no luto. Por isso essa dor é tão intensa. Embora a nossa racionalidade não consiga mensurá-la, o abismo em que entramos após o rompimento nos parece sem fim.

Sofremos pelo que perdemos. Mas, sofremos principalmente, por necessidade da reestruturação da nossa vida, e, acredite, por mais que, agora, pareça impossível que essa dor passe, ela passará.

Cada pessoa tem seu tempo para superar um rompimento, esse período pode ser de dias até anos e, teoricamente, é normal.

Você deve, porém se atentar, se caso após dois ou três meses, a tristeza, em invés de diminuir, aumentar. Ou sentir que ela tomou proporções muito maiores levando-o ao isolamento completo ou a pensamentos homicidas ou suicidas. Isso pode ser sinal de que você precisa de ajuda profissional. Não hesite em buscar ajuda de um profissional, um psicólogo.

Em qualquer fase de um rompimento um psicólogo pode ajudar você a lidar melhor com o seu sofrimento.

A leitura pode colaborar com a superação, para isso busque pelos melhores livros para superar o fim de um relacionamento.

Mas, não se resuma somente a leitura de livros de autoajuda.

Literatura, poesia, comédia, enfim, a ato de ler ocasionará melhoras, pois ajudará a manter sua mente ocupada, tirando o seu foco da dor que sente.

Boas leituras são verdadeiras terapias.

Inclusive essa é uma ciência, a biblioterapia e ajuda muitas pessoas em vários ramos de sua vida.

Vale a pena conhecer.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que ir buscar um novo relacionamento é tapar o sol com a peneira, ou pior, ficar embaixo da peneira e ter uma insolação.

Entenda que novos relacionamentos, escolhidos em momentos de caos emocional, mais atrapalham do que ajudam.

Aceite que sofrer é parte do processo de desintoxicação do relacionamento anterior e tente seguir adiante, curando-se por completo.

Após curado poderá ir em busca de um novo amor, sem medo que a sombra do ex possa atrapalhar o seu progresso emocional.

Escrevemos vários artigos aqui no Laguia Brasil que podem te orientar sobre como esquecer um amor e superar o rompimento.

Continue lendo.

Escolha abaixo o que melhor se encaixa a sua situação.

Valdir Bressane
Valdir Bressane

Valdir Bressane é escritor, redator, web designer e especialista em Marketing Digital, estudante de Letras.

Com presença na web desde 2013, destaca-se na criação de vários blogs e sites com grande autoridade.

Está em Laguia Brasil contribuindo com artigos relacionados aos seus nichos de trabalho, enriquecendo o conhecimento dos nossos leitores

Artigos: 96
Abrir Whatsapp
Podemos Ajudar?
Olá 👋 Podemos te ajudar?