Existe amizade verdadeira entre um homem e uma mulher?

Existe amizade verdadeira entre um homem e uma mulher? "Com base em estudos como esse, poderíamos crer que aqueles “ciúmes infundados” não são tão infundados assim. Os elementos que caracterizam a amizade são praticamente..."

Existe amizade verdadeira entre um homem e uma mulher?

“Com base em estudos como esse, poderíamos crer que aqueles “ciúmes infundados” não são tão infundados assim. Os elementos que caracterizam a amizade são praticamente…”

Existe amizade verdadeira entre um homem e uma mulher?

Pode existir diversos motivos para você estar aqui buscando essa resposta:

  • Você é o amigo(a) que não está entendendo onde termina a amizade e onde começa um relacionamento amoroso.
  • Você é o parceiro(a) de alguém que tem um(a) melhor amigo(a) e está preocupado(a) com o real significado dessa amizade.

A segunda é a possibilidade mais comum. Uma pessoa que nutre amizade profunda por alguém, fora do seu relacionamento amoroso, no geral, tende a enfrentar diversos problemas, principalmente, os ciúmes.

Mas escrevi esse artigo para ajudar você a encontrar uma resposta, indiferente ao motivo que o trouxe até aqui.

Primeiras palavras:

Permita que eu me apresente:

Sou o Valdir Bressane um amante de tudo que se relaciona à nossa mente, ao comportamento humano e relacionamentos além de ser autor do Blog Laguia Brasil, sou, também, escritor, autor do “Método ADA – A Arte de DesAmar – um guia para viver ou esquecer um grande amor”.

Eu escrevo para você e em troca gostaria muito que você me ajudasse a divulgar esse artigo para que outras pessoas o leiam. Do seu lado esquerdo você vê os ícones de várias redes sociais. Clique num deles e compartilhe com os seus amigos, dessa forma estará ajudando nosso blog e à alguém que precisa ler esse conteúdo.

O que é amizade?

Amigos em atividades ao ar livre
Existe amizade verdadeira entre um homem e uma mulher

A maioria de nós já experimentou o verdadeiro gosto de uma amizade. Ao longo da nossa trajetória de vida, provavelmente, já tivemos um ou vários bons ou melhores amigos. A amizade é um sentimento único, incomparável e especial.

Amigos ajudam-nos a lidar com a nossa própria vida, nos diverte, nos alegra, nos leva a sermos generosos, a ajudar, a amparar, enfim, nos ensinam a arte de amar ao próximo, longe dos laços familiares e românticos.

Uma das melhores sensações da vida é a certeza de que temos alguém que nos ama pelo simples fato de existirmos, sem obrigações ou regras sociais, culturais ou religiosas.

Amizade é construída sobre alguns importantes pilares como:

  • Confiança
  • Apoio
  • Compreensão
  • Honestidade
  • Comunicação
  • Respeito
  • Lealdade
  • Diversão

Mas não se baseia apenas nisso ou, obrigatoriamente, deveria ter todos esses elementos.

A amizade tem, também, uma grande relação com a convivência. Quando convivemos com algumas pessoas, essa proximidade física, social, cultural, etc., pode nos levar a desenvolver o sentimento de amizade.

Amizades verdadeiras estão livres da manipulação, egoísmo, possessividade, ciúmes, etc.

Algo realmente importante é que a amizade pode evoluir para outros sentimentos como o amoroso, quando envolvem pessoas de gêneros ou sexos diferentes, embora, obviamente, não seja regra. 

Em casamentos de longa data, o amor romântico que uniu o casal pode, depois de anos, dar espaço para o amor de amigos. Veremos que muitas das características que buscamos num amigo, são as mesmas encontradas no parceiro romântico, como a confiança, honestidade, apoio, comunicação, etc. E felizes são os casais que podem se considerar amigos, pois isso é uma das características de um relacionamento saudável.

Num primeiro momento a amizade não tem sexo, não tem gênero, não tem idade, não tem barreiras culturais, etc. Podemos ser amigos das mais diversas pessoas, inclusive daquelas que não temos muita coisa em comum, embora, o trivial, seja sermos amigos de pessoas mais parecidas conosco. Essa proximidade de gostos, facilita a convivência e, por consequência, a comunicação.

Com tanta coisa em comum, com tanto querer bem, com tanto carinho, atenção e dedicação é perfeitamente normal que a amizade avance para um sentimento romântico.

Amizades podem evoluir facilmente para relacionamentos amorosos

topo de bolo de casal dançando, mulher sendo beijada, beijo de cinema
Amizades podem evoluir facilmente para relacionamentos amorosos

Não sou eu quem estou dizendo isso, mas, sim um estudo da Universidade de Victoria em British Columbia, Canadá. O estudo descobriu que dois terços dos romances começam pela amizade e que essa porcentagem é ainda maior entre participantes do LGBTQ+. O estudo mostrou que a amizade é a porta de entrada para um relacionamento amoroso, embora não seja proposital, ou seja, os participantes declararam que a amizade inicial não tinha interesses amorosos, e que os casais mudaram os seus status de relacionamento, em média, após 22 meses 1.

Com base em estudos como esse, poderíamos crer que aqueles “ciúmes infundados” não são tão infundados assim. Os elementos que caracterizam a amizade são praticamente os mesmos de um relacionamento amoroso, à exceção do envolvimento íntimo do casal. E se o resto “bate”, se encaixa, por que a amizade não poderia evoluir para relacionamento amoroso? Poderíamos deduzir que a amizade só não evolui para romance quando os amigos são do mesmo sexo ou gênero, despertando a dúvida antiga — existe realmente amizade entre um homem e uma mulher?

Obviamente isso não é uma regra, afinal dois terços dos entrevistados apontaram a amizade como porta de entrada para o romance, mas um terço levou a amizade ao pé da letra, amigos fiéis, sem envolvimento amoroso.

E, agora, temos uma nova dúvida:

Como diferenciar a amizade real de uma amizade colorida? 

Os perigos das amizades 

Face of happy woman, man and kiss with love in apartment for romance, intimacy and special moment together. Young couple kissing in home for romantic relationship, happiness and passionate partner
Os perigos da amizade entre amigos

Recentemente escrevi um artigo abordando o assunto do porque as pessoas traem mesmo estando em relacionamentos saudáveis. Nele citamos outro estudo que aponta algo interessante, que conversa muito bem com o assunto que estamos tratando aqui, hoje. Você deveria ler ⇒ Os dados da traição .

Vamos destacar algo muito importante desse artigo que é – a maioria das mulheres que traem, o fazem com “amigos”. Diferente dos homens que levam a traição mais por instinto do que por sentimento. Já as mulheres não são movidas por seus instintos sexuais, mas por emoção e sentimento. Por isso elas estão mais propensas a trair com “amigos”.

Entenda traição de forma generalizada, não só sobre relacionamento íntimo, pois existe a traição emocional que é quando o parceiro se dedica emocionalmente mais ao amigo(a) do que ao seu parceiro.

Para quem tem um relacionamento com uma pessoa que tem um melhor amigo de sexo oposto ao qual vive grudado, noite e dia, sabe bem o que é se sentir trocado por outra pessoa. Esse sentimento não poderia diferir, afinal é exatamente isso que acontece — o parceiro nos troca por uma melhor companhia, e nos leva à reflexão do nosso papel na vida dele.

Pode haver ou não interesse romântico na amizade do parceiro, mas, é certo afirmar que existe, sim, uma traição emocional.

Existe amizade verdadeira entre um homem e uma mulher?

Amigos hispanos compartiendo.
Existe amizade verdadeira entre sexos ou gêneros opostos

Por fim, chegamos ao tópico principal que nos propomos responder: será possível existir amizade verdadeira entre um homem e uma mulher?

Vamos começar com dados de pesquisas.

A Scientific American, no seu artigo “Men and Women Can’t Be “Just Friends””, de 2012 2, através de uma experiência voltada a homens e mulheres heterossexuais amigos, chegou a conclusão de que amizade entre homens e mulheres pode, sempre, ter um interesse oculto, principalmente, sexual, partindo do lado masculino e, também que a amizade perdura enquanto não surgem oportunidades de romance.

Outro estudo de April Bleske-Rechek, professora de psicologia da Universidade de Wisconsin-Eau Claire, “Sex Differences in Young Adults’ Attraction to Opposite-Sex Friends: Natural Sampling versus Mental Concepts”3, aborda a questão das relações de amizades entre sexos opostos para jovens adultos, concluindo, entre outras coisas que não só os homens como, também, as mulheres, estão propensos a terem atração sexual ou romântica por amigos. Também existe a afirmação de que os homens amigos estão mais propensos a serem os predadores à espera da oportunidade, enquanto as mulheres não encaram a amizade de tal forma.

A dúvida

Enfim, não existe uma palavra final sobre o assunto e nem uma vasta biblioteca sobre ele. Se analisarmos a história das sociedades humanas, notamos que a história das amizades entre sexos opostos, da convivência e interações sociais e culturais entre homens e mulheres é ainda bem recente, surgindo por volta do século XIX. Antes disso, as mulheres desempenhavam papéis bem diversos do contemporâneo, focados apenas nas questões maritais e planejamento familiar, onde qualquer interação com homens não era bem visto pela sociedade.

Hoje vivemos numa sociedade de igualdade, ou teoricamente, igualitária, mas onde certas características biológicas e instintivas dos seres humanos, como a reprodução, não mudou. Os homens continuam em busca de mulheres que melhor se enquadrem para a construção das suas famílias, e, o que encontram numa amiga é justamente as características que fazem com que aquela mulher possa ser a resposta perfeita para a sua busca.

Se traçarmos um paralelo entre o que o homem busca numa mulher para casar e o que ele busca numa mulher para ser sua amiga, notamos que existe muita semelhança. Então como entender a diferença do interesse romântico do interesse da amizade. Estariam, homens e mulheres, apenas a travar uma luta contra os seus próprios instintos em nome de uma amizade? E por que o relacionamento romântico é visto como algo ruim para a amizade e não entendido como uma evolução do sentimento?

Em diversos estudos sobre relacionamentos, encontramos casais românticos que afirmam que o primeiro passo de suas relações amorosas foi justamente a amizade. Sim, pois através dela podemos conhecer o íntimo do outro ser, e quanto mais conhecemos, mais nos damos conta de que aquela pessoa é tudo o que buscamos num romance.

Conclusão

Concluímos que, sim, existe amizade verdadeira entre pessoas de sexo ou gênero opostos, mas que, também, existe uma grande possibilidade dessa amizade evoluir para um relacionamento romântico.

Se a sua dúvida se foca em entender a sua relação de amizade é bom parar e refletir, pois, toda essa amizade que sente pode estar ocultando uma linda história de amor.

Mas, se a sua dúvida está em entender a amizade do seu parceiro(a), indico que leia o nosso outro artigo “Como Descobrir Traição. Desmascare o traidor Hoje Mesmo” e, também, “3 problemas que levam à infidelidade na relação”, pois são artigos focados em fazer com que você entendas os sinais de forma mais clara e consiga classificar o relacionamento que o seu parceiro(a) chama de amizade.

Isso é tudo por hoje.

Gostaria de lembrar você de compartilhar esse artigo, e ler os nossos outros artigos sobre relacionamentos.

.

REFERÊNCIAS

1 – STINSON, Anthony. The Friends-to-Lovers Pathway to Romance: Prevalent, Preferred, and Overlooked by Science – Danu Anthony Stinson, Jessica J. Cameron, Lisa B. Hoplock, 2022. Social Psychological and Personality Science. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/19485506211026992>. Acesso em: 28 set. 2023.

2 – WARD, Adrian F. Men and Women Can’t Be “Just Friends”. Scientific American. Disponível em: <https://www.scientificamerican.com/article/men-and-women-cant-be-just-friends/>. Acesso em: 28 set. 2023.

3 – BLESKE-RECHEK, April; JOSEPH, Whitney; WILLIQUETTE, Heather; et al. Sex Differences in Young Adults’ Attraction to Opposite-Sex Friends: Natural Sampling versus Mental Concepts. Evolutionary Psychological Science, v. 2, n. 3, p. 214–219, 2016. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s40806-016-0056-6>. Acesso em: 28 set. 2023.

Valdir Bressane
Valdir Bressane

Valdir Bressane é escritor, redator, web designer e especialista em Marketing Digital, estudante de Letras.

Com presença na web desde 2013, destaca-se na criação de vários blogs e sites com grande autoridade.

Está em Laguia Brasil contribuindo com artigos relacionados aos seus nichos de trabalho, enriquecendo o conhecimento dos nossos leitores

Artigos: 96
Abrir Whatsapp
Podemos Ajudar?
Olá 👋 Podemos te ajudar?