Marketing Digital É Furada — Ninguém Mostra Isso…

Marketing Digital É Furada — Ninguém Mostra é Isso... - A verdadeira história após 5 anos de muito trabalho e milhares de Reais Investidos

Marketing Digital É Furada
A Realidade Que Ninguém Te Mostra é Essa…

Se você está Pensando em entrar no Marketing Digital, principalmente como AFILIADO, você precisa ler esse artigo.

Eis a verdade do que aconteceu em 5 anos e milhares de Reais Investidos no Marketing Digital.

O Marketing Digital é um mercado em grande expansão, isso é verdade – cada dia mais e mais empresas adentram o mundo digital em busca de sua fatia do bolo.

São pequenas, médias e grandes empresas, e, também, pessoas físicas, aquelas que estão e aquelas que não estão inseridas no comércio.

O Comércio Digital gerou uma grande procura pela capacitação para o trabalho digital.

Para isso existem milhões de materiais disponíveis — em português, inglês, francês, chinês, japonês e até em catalão, só não encontrei ainda em latim.

Com tanta concorrência direta ou indiretamente atrás do lucro que você pode proporcionar, a internet se tornou um antro de mentiras e meias verdades.

Tem os ditos influenciadores, os gurus, que sabem tudo, ganham dinheiro e te ensinam a ganhar dinheiro na internet, da mesma forma que eles.

Eu entrei nesse mercado há muitos anos, na época já chovia gurus que passavam a receita do bolo. Algumas funcionavam, outras eram absurdamente furadas.

Assim como muitos eu caí em várias conversas sem fundamento desses gurus, e perdi muito dinheiro e muito trabalho, até que entendi que só existe uma verdade.

A verdade Sobre o Marketing Digital

A verdade é:

Só quem ganha dinheiro com Marketing Digital é quem se sobressai.

Só quem ganha dinheiro com Marketing Digital é quem se sobressai
Só quem ganha dinheiro com Marketing Digital é quem se sobressai – Foto de Дмитрий Зайцев

Para todo o restante o Marketing Digital é furada.

Não tenho dados estatísticos para comprovar minha tese, uso como base, dessa vez, minha própria experiência nesse mercado há tantos anos.

Conheci pessoas e mais pessoas nesse mercado e a maioria enfrentou os mesmos desafios — conseguir ganhar dinheiro vendendo um produto, serviço ou trabalhando como afiliado.

Resolvi, hoje, desabafar e contar a verdadeira experiência que passamos no Marketing Digital, o quão trabalhoso é, o quanto temos que investir, o quanto padecemos para manter os resultados, as grandes quedas em audiência e tráfego…

Vou contar tudo o que aconteceu e mostrar para você a verdade por trás do mundo colorido que pintaram do Marketing Digital.

Aconselho que leia se pensa em trabalhar com Marketing Digital…

… Esse artigo pode tirá-lo de uma GRANDE ROUBADA!

Marketing Digital é Furada principalmente para quem não entende nada “de internet”

Verdade. Esse é o primeiro grande tópico que quero abordar – marketing digital é uma tremenda furada para os incautos sem conhecimento.

Quando eu entrei no Marketing Digital eu tinha três grandes conhecimentos que a maioria das pessoas não tem.

Eu era Web Designer, contava com longa experiência em vendas e escritor.

Esses são os três pilares de todas as relações que existem no mercado digital, saber como vender, como criar uma copy e como funciona o universo digital.

Saber como vender

O conhecimento do saber vender está no relacionamento com o cliente.

Entender como funciona esse relacionamento, como abordar, o que falar, como falar e como vender o seu peixe.

Saber criar um site

Ser Web Designer me trazia a vantagem de saber configurar um site, criar uma página de venda, programá-lo para capturar leads, deixá-lo atraente para quem entrasse na página.

Ou seja, eu sabia como deveria apresentar o conteúdo, como o Google indexava esse conteúdo, como ganhar relevância nas pesquisas, enfim, conhecia todos os passos para apresentar o meu produto em um site e poder vendê-lo sem ter que gastar milhares de reais com profissionais.

Só para você ter noção, hoje, um bom profissional para criar uma boa estrutura de venda para um único produto não cobraria menos de R$ 500.

Imagina fazer isso com 10, 20, 100 produtos. O meu conhecimento já eliminava um investimento altíssimo.

Além de todo o trabalho do site devemos acrescentar as edições de vídeo e imagens as quais eu também tinha vantagens, pois dominava ferramentas como Corel, Photoshop e Vegas.

Saber Escrever

Escrever é a base de praticamente qualquer estratégia que você adotar no Marketing Digital.

Se tiver blogs, como eu, terá que escrever e escrever muito, e, além de escrever, você tem que redigir bem para o seu leitor e para o Google que nem sempre parecem falar a mesma língua.

Mas, além de ter que escrever quando você adota a estratégia de blogs, mesmo adotando outras estratégias como vídeos, ainda é necessário saber se comunicar, escrever o roteiro que conduzirá a sua audiência a fazer o que você propõe.

Tráfego pago ainda exige que você escreva melhor ainda, pois conta com pouco espaço para o texto que deve chamar o cliente certo para o clique.

Como você pode notar meu conhecimento prévio me economizou nos estudos e no dinheiro investido.

Mesmo diante do cenário favorável ainda, assim, passei anos, sem ganhar o suficiente nem para pagar os custos de manter minhas estruturas no ar.

Estime o quanto você precisará aprender antes de chegar no meu nível de conhecimento inicial para ainda assim, trabalhar muito para conseguir ter um ganho razoável?

Quero lembrar que esse artigo não é para fazer com que você desista de trabalhar com marketing digital, mas para que você entenda a realidade que o aguarda.

No Marketing Digital não existe o tal dinheiro fácil, os milhares de Reais em venda, em semanas ou meses.

Prepare-se para a realidade de anos para atingir um resultado aceitável.

Estima-se que, para a minha estratégia, escrever blogs, um site demore em média 5 anos para conseguir se firmar e conquistar a autoridade necessária para se manter em boas posições de ranqueamento no Google.

Marketing Digital é Furada principalmente para quem tem pressa

Marketing Digital é Furada principalmente para quem tem pressa
Para quem tem pressa – Foto de Magda Ehlers

Já me deparei com muitos gurus da internet que falam em ganhos milionários em meses com essa ou aquela estratégia, com tráfego pago ou orgânico, nessa ou naquela plataforma, e para provar o que ele diz ele apresenta a conta dele e, de fato, te mostra um faturamento de mil, dois ou três mil em único dia.

A maioria deles omite que para atingir o patamar de influência digital para chegar a ter aqueles resultados são necessários anos de trabalho.

O mercado digital permitia retorno rápido para os iniciantes, há anos quando ainda era um mercado que iniciava, tinham poucas pessoas com conhecimento suficiente para fazer a maioria das estratégias que, hoje, todo mundo conhece.

Uma coisa era obter resultados quando você era um dos poucos num mercado gigantesco.

A ralidade hoje é completamente diferente, o mercado continua sendo enorme e se expandindo cada dia mais, mas a concorrência, principalmente após a Pandemia, tornou tudo muito mais difícil.

Enquanto em 2019 pagavam-se centavos para anunciar no Google, fundo de funil, hoje, facilmente o custo de um clique chega aos R$ 5,00. Isso mesmo, cinco Reais por um único clique num resultado de busca. Imagine como deve ser a conversão para isso poder ser lucrativo?

Estou falando sobre o tráfego pago, no orgânico, o número de sites criados diariamente deve ser na casa dos milhares.

Pessoas, como você, que assistiram ou leram um guru dizendo que Marketing Digital é o jeito mais fácil de se ganhar dinheiro, que dedicando apenas algumas poucas horas do seu dia e apenas com um celular você vai conseguir o seu primeiro milhão em menos de um ano.

Não caia nessa conversa, hoje essa realidade não existe.

Eu já conheço muitos macetes, trabalho 10 horas por dia com isso e ainda não vi essa promessa se cumprir.

A Pressa não Ajuda Em Nada

Se você quer entrar no Marketing Digital algo muito importante é saber que a pressa não vai ajudar.

Não tenha pressa, a depender das estratégias é preciso muito tempo para se conseguir um resultado aceitável.

Tráfego pago é preciso ter várias campanhas com conversão para que o Google, Facebook ou Instagram trabalhe melhor ao seu favor.

No orgânico você vai concorrer diretamente com pessoas que já chegaram antes de você e já percorrem milhas e milhas na sua frente e com outras que virão logo depois de você, concorrência enorme.

Marketing Digital é Furada — Trabalhe 2 horas por dia com o seu celular

Com duas horas por dia, sinceramente, não vai rolar.

Dedicação, muita dedicação é a palavra de lei no Marketing Digital. E traduzir essa dedicação em horas certamente não seriam duas.

Grande parte das pessoas que, hoje, conseguem resultados com o Marketing Digital são aquelas que se dedicam totalmente, que gastam dez, doze e até mais horas na frente do computador trabalhando.

Quanto a trabalhar usando apenas o celular, se fizer vídeos pode até ser que o celular resolva grande parte das suas necessidades iniciais, mas, sinceramente, por tudo que já conheço desse mercado, posso dizer que é quase impossível trabalhar somente com o celular e, mais ainda, duvido que alguém obtenha resultados sólidos com essa ferramenta.

Um computador facilita em muito a vida de quem vai editar, escolher produto, criar o seu site, enfim, o computador se torna mil vezes mais eficaz para o trabalho.

Você pode até começar com um celular, mas, sem dúvida, tenha em mente que quanto antes precisará de um computador.

Marketing Digital é Furada — Sem Gastar Nada dá para ganhar dinheiro?

Marketing Digital é Furada — Sem Gastar Nada dá para ganhar dinheiro?
Marketing Digital é Furada — Sem Gastar Nada dá para ganhar dinheiro? – Foto de Karolina Grabowska

Eu rio muito quando vejo alguém falando em ganhar dinheiro com Marketing Digital sem investir.

Se você tiver um perfil no Instagram ou Canal no YouTube com Milhões de seguidores e resolve trabalhar com marketing digital, ótimo, você não vai precisar gastar com nada, afinal já deve ter investido anos para formar a sua audiência.

Mas, se você está começando, os únicos seguidores que tem são familiares, amigos e meia dúzia de curiosos querendo saber da sua vida, então, certamente esse não é o cenário em que você não precise investir.

Se for trabalhar com tráfego pago, obviamente, precisa investir;

Se for trabalhar com tráfego orgânico tem que investir, também.

Vídeos

Não acredite quando alguém diz que basta um videozinho sem roteiro, mal filmado, sem edições no YouTube para atrair cliente e fazer você vender.

Você tem noção de que para praticamente qualquer coisa que você quiser anunciar já existem centenas ou milhares de pessoas fazendo o mesmo?

Você acha que um videozinho amador, malfeito pode realmente competir com quem já tem estrutura?

Sério, não dá. Se quiser tentar para experimentar tente, em qualquer plataforma, você verá que a audiência é mínima e permanece pequena por meses e até por anos.

Portanto, para começar com o mínimo de chance de se destacar você precisará investir em um bom editor de vídeo, bom equipamento para captação de áudio, uma boa filmadora e iluminação. Esses são os gastos considerando que você saiba criar os roteiros e editar os vídeos.

Um youtuber para criar um vídeo, pelo que muitos falam, levam pelo menos dois dias. Um dia para fazer o roteiro e filmar e um dia para editar e publicar.

Sites e Blogs

Nos blogs é a mesma situação, talvez pior porque começar sem investir é entregar o seu trabalho nas mãos de outras empresas que certamente, em algum momento, irão te podar.

Quando eu comecei eu me aproveitava da autoridade de sites que permitiam publicações para conseguir ranquear artigos. Sabe o que acontecia? Quando as visitas chegavam isso chamava atenção dos donos dos sites que viam que o meu interesse era vender e, pronto, minha conta era bloqueada.

Cansei de perder meses de conteúdo em plataforma de terceiros.

Portanto, o princípio exige investimento na sua estrutura própria, sem ela é melhor nem começar.

Obviamente existem estratégias que podem ser adotadas para não ter que começar do completo zero, para começar com alguns degraus de vantagens da grande maioria, mas, também envolve investimento.

E o seu maior investimento será realmente em trabalho.

Para quem está de fora não imagina a quantidade de trabalho que alguém tem somente para colocar um artigo como esse que você está lendo, no ar.

Você pensa que a gente senta no computador e as palavras brotam? Não.

Por mais conhecimento que você tenha, para fazer um artigo como esse eu levo, no mínimo, dois dias – um dia par fazer o levantamento do tema, melhor palavra-chave, pesquisas relacionadas e escrever o artigo. E um dia para escolher as imagens, editá-las e publicar no site.

Muito trabalho

Veja o conteúdo que tem no Laguia Brasil.

O que não foi escrito por mim, foi contrato de outro redator, sim, pois quando não temos como produzir conteúdo investimos em quem possa fazer, pois, um site não pode parar.

Para blog o investimento inicial é domínio, hospedagem e muito tempo para aprender a configurar tudo isso.

Domínio custa em média 70 reais por ano e hospedagem em média 500 por ano para começar.

Cada site que você criar precisará de um domínio diferente e um novo custo, numa hospedagem de 500 reais anuais você poderá hospedar vários sites como na Hostagor que é a minha preferida e com a qual trabalho desde o início.

Essa coisa de não investir nada funcionava há muitos anos quando não havia concorrência e se você criasse uma única página no Blogger com um texto enorme escrito “clique aqui para comprar o curso de marketing digital” você teria essa página na primeira posição do Google e riria a toa de tanta grana que entraria no seu bolso.

Mas, esquece isso, porque o momento da facilidade passou.

A realidade hoje é que ou você trabalha muito e com maestria ou não terá resultado algum, indiferente a estratégia que escolher.

Marketing Digital é Furada — Estratégias Furadas — Clonar Página de Venda

Clonar a página de venda do produtor é outra ótima dica do marketing digital furada só é válido quando você trabalha com Tráfego Pago, aliás é mais que válido é quase que obrigatório, mandar tráfego diretamente para a página do produtor não é, nem de longe, uma estratégia aceitável.

Alguns gurus indicam, outros até ensinam a clonar páginas para trabalhar no orgânico, eu só não sei onde ele irá conseguir tráfego orgânico com conteúdo plagiado e duplicado.

Faça uma busca por qualquer produto que quiser e veja se o Google apresenta o mesmo conteúdo em domínios diferentes. Não, claro que não.

O Google entende que o conteúdo é duplicado que é apenas uma cópia barata da página original que ele já indexou, portanto, para tráfego orgânico, essa estratégia não existe.

Marketing Digital é Furada — Tráfego Pago traz retornos rápidos e garantidos.

Tráfego Pago traz retornos rápidos e garantidos.
Tráfego Pago traz retornos rápidos e garantidos? – Foto de Pixabay

Você assistiu um vídeo de um guru que te mostrou que fez uma campanha qualquer colocou 50 Reais e fez mais de 5.000 Reais em uma semana?

Essa é uma verdade mascarada.

Sim, é possível conseguir esses resultados no Facebook e no Google Ads, no entanto, os mecanismos que permitem que você consiga chegar nesse nível são as inteligências artificiais.

Sabe o que torna a inteligência artificial capaz de te levar a resultados como esse?

Dados. Dados de vendas, principalmente.

Para encontrar o seu comprador ele precisa entender quem é o seu comprador, mesmo quando você cria uma campanha no Google Ads utilizando palavras-chaves a inteligência artificial não consegue, inicialmente, identificar os seus compradores em potencial.

A Inteligência Artificial só chega nesse ponto quando você já tem inúmeras conversões, ou seja, quando a sua conta já tem um certo tempo de uso e quando você já vendeu para um público similar.

Porque eles tem lucro

Por isso que gurus obtêm aqueles resultados, eles já têm milhares de Reais investidos em campanhas e mais campanhas para alimentar a inteligência artificial ao ponto de que até um anúncio malfeito dele tem mais probabilidade de vender do que o melhor anúncio que um iniciante possa fazer.

Portanto, nem tudo o que você vê em resultados é mentira, mas nem sempre o fato de não ser mentira não significa que é uma verdade completa. Muitos vendem meias verdades e escondem dados importantes para você entender o contexto em que acontece aquelas conversões.

Eu quase sempre trabalhei com tráfego orgânico, quando eu comecei a trabalhar com tráfego pago, no primeiro ano, eu gastei 20.000 mil reais e converti apenas 17.000, tive 3.000 de prejuízo.

O que muitos gurus fazem é justamente manipular esses dados para mostrar a você que ele fez 17.000 em vendas no último ano, mas não mostram os gastos que tiveram para atingir esse resultado.

Para convencer você de que o Marketing Digital é bom eu faria um artigo com o título.

Veja, ganhei 17 mil Reais com o Google Ads. Saiba como...
Veja, ganhei 17 mil Reais com o Google Ads. Saiba como…

Quando omito que gastei 20 mil para isso, você acreditaria que é um bom negócio e compraria o curso que eu ofereceria.

Anunciar no Fundo de Funil

Uma das principais estratégias que você encontrará muitos gurus passando é a de anunciar no Fundo de Funil.

É uma estratégia simples que consiste em fazer um anúncio no Google para o nome do produto.

Por exemplo:

Eu tenho um livro digital sobre relacionamentos, chama-se Método ADA, para criar anúncio de fundo de Funil eu utilizaria como palavra-chave o Método ADA.

Com essa estratégia eu garanto que quem procura pelo nome do produto já conhece o produto e tem grandes chances de querer realizar a compra. Certo?

Portanto, as chances de venda nesse nível de busca são muito maiores do que para quem procura no Google, “Melhores Livros de Auto Ajuda Para o Fim do Relacionamento”. Quem utiliza essa busca ainda não sabe os livros que existem no mercado e qual seria o melhor para ela, portanto, ela não está com intenção de comprar, não nesse momento, está apenas pesquisando e conhecendo.

É isso que é fundo de funil, anunciar para quem tem a clara intenção de compra.

Era uma estratégia excelente que dava muito lucro, anos atrás. Hoje é difícil não ter prejuízo com essa estratégia.

Fundo de Funil não Funciona

Após a pandemia o número de afiliados que entraram no mercado digital foi enorme, e essa estratégia do fundo de funil é das mais simples para quem está anunciando. Com isso eles a utilizaram em massa. O que isso causou? Aumento do valor do clique. Cliques que custavam poucos centavos em 2019 hoje podem custar mais de R$ 10.00.

Tem produtos que pagam comissão de 30 Reais e o seu clique custa R$ 10, ou seja, para ter lucro eu teria que realizar uma venda a cada 2 cliques, no máximo.

Infelizmente a realidade é outra, geralmente para uma campanha de fundo de funil você precisa, entre 5 a 15 cliques para realizar uma venda, com um anúncio bem feito e conta iniciante.

Acho que não preciso fazer as contas para você entender o tamanho do prejuízo.

Portanto, esqueça “fundo de funil”, essa estratégia já era.

Marketing Digital é Furada — Depois de um tempo é só colher os resultados

Marketing Digital é Furada — Depois de um tempo é só colher os resultados
Marketing Digital é Furada — Depois de um tempo é só colher os resultados

Isso é outra mentira que te contam.

Você monta uma loja numa rua, trabalha o máximo possível, depois de alguns meses que ela está dando lucro você pode fechá-la e esperar que ela continue a te trazer vendas?

No Marketing Digital a concorrência é enorme, nada pode garantir que no mês seguinte você terá os mesmos resultados que teve esse mês, isso porque você está lidando com milhares de concorrentes.

Não é só você que quer emplacar um vídeo, não é só você que quer visitas no seu blog para determinada palavra-chave, etc.

Indiferente a sua estratégia você sempre terá a concorrência no seu calcanhar e se você parar eles tomam a dianteira.

Se você parar, a sua loja para de vender, é simples assim.

Se o Marketing Digital algum dia se resumiu a simplesmente criar um site e esperar o dinheiro entrar, essa não é mais a realidade. Hoje é preciso suar diariamente, é preciso manutenção todos os dias.

Minha Experiência

Vou contar o que aconteceu comigo e com o Laguia.

Durante dois anos trabalhei criando conteúdo para o Laguia. Quando comecei minha média de posicionamento no Search Console era de 95, ou seja, quando me procuravam para determinadas palavras chaves meu site só aparecia na nona página da pesquisa, ou seja, eu não tinha clique algum.

Durante meses eu criei conteúdo, publicava pelos menos 3 vezes por semana. Textos bem redigidos, seguindo regras de SEO e tudo o mais.

Demorei quase um ano para chegar na média de posição 6 no Search Console.

Nessa posição eu tinha uma média de 1.000 visitas diárias e estava entre os 5 primeiros resultados para mais de 20 palavras chaves.

Quando Valeu a Pena

Foi quando o investimento começou a valer a pena.

Eu conseguia ver o dinheiro entrar, não era nada grandioso, mas tanto ou mais do que eu ganhava em outros serviços.

Assim caminhei por mais um ano, e mais palavras alcançaram boas posições.

Em maio desse ano meu site foi atacado por hackers que injetaram um código malicioso que o Google detectou.

Gastei muito dinheiro para conseguir recuperar meu site, e isso levou mais de dois meses para ser resolvido. Quando resolvi esse problema o Google apontou outro, os recursos e mudanças feitas no site haviam feito com que ele ficasse muito lento para carregar e enquanto eu buscava solução para o problema vi meu site perdendo visitas todos os dias.

Em menos de quatro semanas eu cai das mais de 1.000 visitas diárias para menos de 100. As vendas pararam e o negócio estagnou.

colhendo os resultados tranquilamente. Só que não
colhendo os resultados tranquilamente. Só que não

Até o presente momento eu busco apenas restaurar o status anterior desse site, mas o Google pode demorar meses para entender que meu site foi restabelecido à condições aceitáveis para o usuário e eu fico sem ganhar nada até isso acontecer.

Portanto, esse mercado é uma constante luta:

Luta para chegar em primeiro

Luta para se manter nessa posição

Um vacilo, você vai para o fim da fila.

Conclusão

É isso o que realmente você quer para a sua vida?

Acredita mesmo que o Marketing Digital pode ser para você, mesmo após ler tudo isso?

Se você está firme no seu caminho, então vamos falar sobre como começar e começar certo no Marketing Digital.

Sem ilusões, sem mentiras, vou apresentar o melhor caminho para você iniciar.

E como será um assunto longo, vou deixar para um novo artigo.

Então, segura aí, não começa antes de ler o próximo artigo:

Marketing Digital — Como Começar Certo

Valdir Bressane
Valdir Bressane

Valdir Bressane é escritor, redator, web designer e especialista em Marketing Digital, estudante de Letras.

Com presença na web desde 2013, destaca-se na criação de vários blogs e sites com grande autoridade.

Está em Laguia Brasil contribuindo com artigos relacionados aos seus nichos de trabalho, enriquecendo o conhecimento dos nossos leitores

Artigos: 96
Abrir Whatsapp
Podemos Ajudar?
Olá 👋 Podemos te ajudar?