Mulher Empreendedora – Será que você é uma empreendedora?

Toda mulher pode dizer que quer ser empreendedora. Mas, será que VOCÊ SE ENCAIXA NO PERFIL de mulheres empreendedoras? Descubra Agora.

MULHER EMPREENDEDORA – Será que você é uma empreendedora?

Toda mulher pode dizer que quer empreender, ser dona do próprio Negócio. Mas, será que VOCÊ SE ENCAIXA NO PERFIL de mulheres empreendedoras? Descubra Agora.

Introdução

Você pode fazer uma pesquisa sobre as 10 pessoas mais ricas do Brasil ou os 10 maiores empreendedores do Brasil, e certamente, em qualquer uma delas não encontrará muitos nomes de mulheres. Provavelmente se deparará com os nomes de:

  • Luíza Helena Trajano, a Lu, do Magazine Luiza (wikipédia)
  • Lucia Maggi, do Grupo Amaggi
  • Dulce Pugliese, da Amil
  • Fabiana Salles, da Gesto.

Entre outras.

Mas é certo que os nomes femininos são minorias nessas listas

E, você, mulher, sabe que o mundo em todos os aspectos, não facilita a vida de mulheres empreendedoras.

Empreender é uma arte que não é para qualquer pessoa, mas certamente, as mulheres encontram barreiras muito maiores devido ao preconceito que sofrem, simplesmente, por serem mulheres.

Mas, o cenário vem mudando ano a ano, cada vez mais o pronome feminino ocupa seu lugar de direito no mundo do empreendedorismo.

Se você está lendo este artigo há uma possibilidade enorme de que você faça parte do grupo de mulheres que têm o perfil empreendedor, que deseja ser uma mulher milionária.

E foi para você que escrevemos esse artigo, para que você descubra se tem realmente o perfil de mulher empreendedora ou não.

O que é uma mulher empreendedora?

O que é uma mulher empreendedora?
O que é uma mulher empreendedora? – Foto de Andrea Piacquadio

Empreender é definido como o ato de realizar, executar, decidir realizar tarefas difíceis, dentre outras definições. 

Portanto, uma mulher só pode ter sucesso com um negócio quando decide empreender, colocar seus sonhos, seus projetos em ação. É preciso agir, isso é ser empreendedor.

Por isso podemos afirmar que ser uma mulher empreendedora significa ser uma mulher de iniciativa, uma mulher que toma suas próprias decisões e assume as responsabilidades pelo seu próprio negócio. 

Mas o fazer por fazer não traz sucesso. É preciso ter e desenvolver uma visão estratégica, definir metas a curto, médio e longo prazo, conhecer o mercado no qual se foca e estudar as tendências de negócios. 

A força de vontade para enfrentar os desafios cotidianos deve ser uma constante, assim como uma pitada de ousadia e coragem.

Ser empreendedora é ser criativa, encontrar soluções inovadoras e saber aproveitar cada oportunidade que surgir. 

E há algo que não pode faltar nunca à uma mulher empreendedora, a capacidade de se comunicar bem, de se relacionar, de criar contatos, transmitir confiança.

Exemplo de apresentação de uma mulher empreendedora

Sou uma mulher empreendedora. Sou motivada pelos desafios do cotidiano e aproveito cada oportunidade para criar novos projetos. 

Tenho habilidade e competência para desenvolver soluções criativas e inovadoras.

Venci todos os obstáculos que encontrei no caminho usando sempre das minhas habilidades de comunicação, minha criatividade, organização e capacidade de executar tarefas.

Acredito que mulheres empreendedoras devam ter capacidade de pensar sempre de forma estratégica, serem flexíveis, terem a capacidade de gerenciar conflitos no trabalho, e também na vida pessoal, e saberem lidar com as pressões e os infinitos desafios diários.

Minha metodologia de trabalho inclui a pesquisa de recursos financeiros e materiais, para depois traçar os objetivos e etapas. 

O sucesso de um projeto, para mim, se mede através do desempenho da campanha, custos, eficiência e, principalmente, a satisfação dos clientes.

Ouvir, entender e trabalhar em cima das críticas é parte das minhas qualidades importantes, isso me conduz a melhoria sempre dos meus projetos, pois estar aberta a mudanças é essencial.

Para avaliar uma oportunidade de negócio levo em consideração a demanda do mercado, a competição, o potencial de crescimento e custos.

Para desenvolver meus projetos de sucesso, sou estratégica na criação de conteúdo e no marketing digital

Aprendi que o fracasso é  apenas um passo dado em direção a uma execução perfeita para o sucesso de um projeto.

Discurso de uma mulher empreendedora

Mulher Empreendedora no Marketing Digital

Mulher Empreendedora no Marketing Digital
Mulher Empreendedora no Marketing Digital – Foto de Alexander Suhorucov

O mercado digital é, certamente, o espaço mais democrático de oportunidades. No mercado digital não existem diferenças entre homens e mulheres, apenas diferença de competências. Nele se sobressai quem tem melhores ideias e execução. É certamente o palco perfeito para quem deseja criar um negócio próprio e escalável, alcançar metas e realizar sonhos.

Existem milhões de vantagens de se trabalhar com o mercado digital.  Dentre essas vantagens podemos destacar principalmente:

  • Flexibilidade de horários
  • Capacidade de se realizar o trabalho home-office
  • Baixo investimento para iniciar um negócio, seja uma loja virtual, blogs, consultorias, e muito mais
  • Vasta capacidade de escalonar um negócio
  • Facilidade em se criar o seu negócio seguindo moldes existentes como, por exemplo, plataformas de e-commerce completas e prontas para entrar em ação em questão de poucas horas.
  • Cursos que ensinam a trabalhar a custos baixos ou gratuitos.

Você pode começar pequena hoje e ser uma gigante no mercado em pouco tempo e crescer exponencialmente. 

As possibilidades de negócio são infinitas, podem englobar criação de aplicativos, sites, serviços especializados, livros e revistas. E nos mais diversos moldes, falado, filmado ou escrito.

O número de mulheres empreendedoras no mercado digital é imenso e existem grandes comunidades onde elas se auxiliam e trocam ideias e experiências, em grupos de aplicativos de mensagem, em fóruns especializados que reúnem milhares de usuárias.

Como as mulheres empreendedoras conseguem sucesso no mercado digital?

Embora seja democrático, um mercado em que toda e qualquer pessoa pode trabalhar, o mercado digital é, por outro lado, um ambiente extremamente competitivo, mas, ainda assim, é o palco perfeito para que mulheres empreendedoras alcancem o sucesso desejado

A flexibilidade de horário e possibilidade de fazer o seu trabalho a partir de qualquer lugar, bastando apenas ter uma conexão com a internet e um aparelho celular ou notebook, trouxe para a vida moderna e corrida de toda e qualquer pessoa a possibilidade de fazer algo grandioso investindo o seu tempo livre.

É nessa fértil terra onde toda e qualquer pessoa pode plantar a semente do seu trabalho e saber que, desde que haja planejamento e boa execução, a possibilidade de retorno é enorme.

Não fantasiando

Mas não fantasie, o sucesso no mercado digital começa com definições e metas realistas. Você, mulher empreendedora, precisa ser honesta consigo mesmo sobre o que realmente espera alcançar. É preciso, também, definir metas a curto, médio e longo prazo, pois as metas são os guias para que você possa manter o foco, a determinação e a motivação para a execução do trabalho.

Adquirindo Conhecimento

A base de todo trabalho é o conhecimento, quanto mais conhecimento temos sobre o mercado em que atuamos, maiores são as chances de evitarmos os erros e trabalharmos sempre de forma mais assertiva rumo a atingirmos nossas metas. Portanto, priorize as oportunidades de conhecimento sobre o mercado, assista palestras, leia livros especializados, participe de grupos de networking e faça cursos e mais cursos disponíveis. Quanto mais conhecimento, maior serão suas vantagens competitivas.

Comunicando-se e se relacionando corretamente

Os relacionamentos têm um papel fundamental no sucesso de um negócio. Por isso mantenha bons relacionamentos com outros empreendedores e profissionais do setor, esses relacionamentos trazem mais conhecimento, ajuda na construção de uma reputação e constroem conexões importantes para o bom desempenho do seu negócio.

Tendo resiliência

A resiliência é outro fator importante, a capacidade de se adaptar às mudanças trará força e coragem para que não desista nunca. Empreender é um desafio diário para o qual a sua força de vontade é a arma secreta.

Não parando no tempo

Mantenha-se conectada com o mundo a sua volta, principalmente sobre o que acontece no mundo digital. Isso trará a você maior compreensão e novas perspectivas de trabalho.

Usando as ferramentas corretas

Dá para cavar um poço com uma colher. Mas por que você faria isso? Utilize sempre as ferramentas corretas para o trabalho, principalmente as ferramentas corretas para o marketing digital, otimize, analise, fique antenada.

Explore ao máximo as novas tecnologias e técnicas de marketing digital ao qual tenha conhecimento para melhorar seus resultados.

Estipulando metas

Sempre estipule metas, como já disse, a curto, médio e longo prazo, elas ajudarão você a monitorar os seus resultados e manter o foco.

Quem não serve para ser empreendedora?

mulher brava e com raiva
Quem não serve para ser empreendedora? – Foto de Andrea Piacquadio

Às vezes podemos pensar que o mundo do empreendedorismo é para todos, mas isso não é um fato. Tem gente que não nasceu para isso, por questões na própria natureza, da sua própria singularidade.

Isso não significa que você deva desistir, significa apenas que o trabalho que terá que fazer em si mesmo é bem maior.

Por isso, vamos descrever, agora, as características de uma pessoa que encontrará muito mais dificuldades para ter sucesso no mercado digital.

Pessoas que têm medo de se arriscar

Pessoas que têm medo de se arriscar, que usam aquele discurso de que é melhor o pouco seguro do que o muito com risco. Se você não se arriscar em sua vida, nunca poderá colher o prêmio que advém com o risco. Mas o pior é que mesmo quando achamos que estamos num porto seguro, no trabalho seguro, podemos nos deparar com surpresas e, de repente nos vemos na rua com um seguro desemprego contado para 5 meses e sem saber para onde ir. Não existe real segurança em nenhum trabalho, mas, podemos dizer, talvez, que o servidor público possa estar mais seguro quanto a isso.

Quem não tem iniciativa

A falta de iniciativa é um indício muito grande de que você não tem aptidão para o empreendedorismo. Muitas vezes somos  bons funcionários, trabalhamos quando há alguém para guiar as nossas decisões, ou seja, podemos funcionar bem na execução de ordens, mas não temos iniciativa para agir sem isso. No empreendedorismo não há nada, além de nós próprios, para guiar as nossas ações, precisamos ser o mandante e o executante e muitas pessoas se perdem nisso.

Falta de iniciativa, dificuldade de lidar com conflitos e decisões é indício de que talvez você não seja  feito para o mundo do empreendedorismo. Muitas e muitas vezes, nesse mercado, você será testado para tomar a decisão e agir antes de todos.

Espírito Empreendedor

Existe algo, talvez um pouco abstrato e difícil de entender que se chama espírito empreendedor. É aquela pessoa que parece que nasceu para lidar com esse mundo, sendo uma ótima gestora dos recursos financeiros, com excelentes habilidades de promover e vender seus produtos. Quem possui esse espírito não se deixa abater pelo desânimo, acredita em si e na sua capacidade de superar todo e qualquer empecilho. Sem esse espírito empreendedor muitos desistem poucos passos adiante depois do início da sua caminhada.

Falta de motivação

Falta de motivação é um obstáculo enorme para a empreendedora. A empreendedora, além da  sua própria motivação, ainda deve motivar sua equipe, colabores e parceiros, não deixar a peteca cair. Esse ânimo realmente não é para qualquer uma, a maioria entra em desespero ao primeiro sinal de perigo e abandona a luta.

Falta de Criatividade

A falta de criatividade. O mercado está cheio de empreendedores, ou pessoas que se julgam empreendedores. Mas o fato de ter um comércio não faz de você uma empreendedora. É fácil fazer o que todos fazem, isso até um chimpanzé pode fazer. Mas a verdadeira mente empreendedora não se contém com o marasmo daquilo que já está pronto, ele sempre busca encontrar soluções criativas que possam trazer vantagens competitivas ou novos clientes.

Pessoas que se recusam a aprender

Pessoas que não aprendem com seus erros. Um grande erro do qual a maioria dos empreendedores vão reclamar no futuro é de não ter começado antes. Aprender com os nossos erros, entender que as possibilidades existem e estão ao nosso alcance para nos levar onde desejamos ir. Não é uma ideia apenas que fará o seu sucesso, mas os fracassos anteriores levarão você a aperfeiçoar a sua ideia, melhorá-la e fazê-la perfeita. Para isso acontecer a empreendedora precisa ter uma visão sempre otimista de que os erros servem apenas para nos mostrar os caminhos errados e não para nos levar ao buraco.

Como saber se a minha ideia de negócio é boa?

Infográfico: Como saber se a minha ideia de negócio é boa?
Como saber se a minha ideia de negócio é boa?

Alguns chamarão de ideias, outros de insight, outros chamarão de revelação,… Não importa o nome, o importante é que, muitas vezes, temos grandes ideias que surgem praticamente do nada, que parecem ter tudo para dar certo e nos levar ao sucesso.

Essas ideias podem ter pequeno alcance como o seu bairro, a sua cidade, ou pode ser algo bem maior como um negócio online que pode atingir o mundo inteiro.

E agora nos resta saber se nossa ideia é realmente boa ou se pode ser uma verdadeira cilada.

Pensamos, pensamos e muitas vezes ou começamos a colocar em prática uma ideia imatura que não dará certo, ou pensamos muito e não aplicamos a ideia até que seja tarde e alguém já nos roubou a ideia.

Realmente pode parecer difícil classificar nossa ideia, mas existem algumas dicas que ajudarão você a saber se a sua ideia de negócio é boa ou ruim.

1 – O produto ou serviço é útil?

Podemos colocar isso como o ponto mais importante de uma ideia. Ele precisa ser realmente útil para uma grande quantidade de pessoas, senão ela não tem sentido de existir e, portanto, será um fracasso. Quando pensamos em um produto ou serviço devemos imaginar e responder para quem se destina, quem será o comprador e por que comprará de mim. 

Se você não encontrar um público para o seu produto isso significa que essa não é uma boa ideia.

Atente-se bem a esse primeiro tópico

2 – Qual o diferencial do seu produto ou serviço?

A maioria dos empreendedores não terão ideias inéditas, é muito provável que alguém já esteja fazendo justamente o que você deseja fazer. Nesse caso é importante entender o negócio, pesquisar os concorrentes em potencial e, principalmente, saber se a ideia trouxe ou não retorno para quem a aplicou.

De posse desse conhecimento é preciso se focar nos diferenciais, fazer o mesmo que outros fazem certamente não trará sucesso ao seu empreendimento.   

3 – Pesquisa de mercado nunca falha

Se você tem uma ideia de negócio, acredita que ela é maravilhosa e, se, no entanto, não fez pesquisa de mercado, você está embasado apenas no seu ponto de vista, e o seu ponto de vista pode ser falho e levar você a criar algo inútil que fracassará.

Para fugir disso você mesmo pode criar um formulário sobre tudo o que gostaria que outras pessoas respondessem sobre o seu produto/serviço e ir para rua, perguntar a estranhos.

Coletar esses dados e estudá-los permitirá que você aprimore sua ideia ou a descarte, agora com base naquilo que o consumidor pensa sobre ela.

4 – E a matemática do negócio?

Parabéns, você passou pelas três etapas anteriores com sucesso. 

Tem uma ótima ideia e ela tem aprovação do consumidor. É hora de usar a calculadora.

Nessa etapa é preciso encontrar todos os custos para colocar o seu negócio em funcionamento.

Não adianta “achar” nada, você precisa de dados precisos de todos os custos, pois boas ideias podem se mostrar péssimas quando a calculadora entra na jogada.

Também é importante saber exatamente quanto essa sua ideia consumirá do seu tempo, quanto ela pode trazer de retorno e quão escalonável é o negócio. Empresa tem que gerar lucro e ter mercado para crescer.

5 – Busque ajuda do Sebrae

O Sebrae oferece uma infinidade de serviços – cursos, oficinas, palestras, planilhas e aplicativos – que visam auxiliar o micro e pequeno empreendedor, o empreendedor individual e aqueles que têm apenas uma ideia de negócio. 

Começar com o auxílio do Sebrae poderá livrar você de muitos erros e alcançar o sucesso para o seu negócio de forma consciente, concreta e realista

Veja como o Sebrae pode te ajudar – clique aqui

Como empreender no Mercado Digital?

As mesmas regras anteriores se aplicam ao mercado digital. 

Existe uma diferença entre o mercado físico e o mercado digital:

No digital há possibilidades de baixo investimento e baixos custos de manutenção, além de que, você pode abrir uma loja virtual, um site, um blog, e em algumas horas já estar vendendo seus produtos.

O mercado digital oferece a oportunidade de rapidez, amplitude, funciona noite e dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, sem que, necessariamente, você esteja na frente do computador.

Mas, é lógico que essa aparente facilidade é também uma armadilha, pois a falta de conhecimento e aplicação de estratégias erradas pode gerar prejuízos enormes em pouco tempo.

Por isso o conhecimento é fundamental em tudo e para tudo o que você faz.

Se você é uma mulher que deseja empreender no mercado digital, é indicado que busque uma formação sólida para não cometer erros e trilhar o caminho do sucesso com segurança.

Para isso você também pode contar com cursos específicos de marketing digital, como o Curso Método Mulher Milionária que é um curso focado em ensinar marketing digital, é o curso que costumo chamar de “de mulher para mulher”, ou Fórmula Negócio Online, dentre outros.

Conclusão

Não há uma fórmula mágica capaz de transformar uma mulher em uma empreendedora, mas é possível trilhar esse caminho através de muito estudo e dedicação. Não se deixe levar por suas próprias ideias, e, menos ainda, pelas ideias de outros. Coloque sempre as ideias sob teste para tomar decisões realmente acertadas e conscientes seguindo as etapas apresentadas neste artigo.

Mulheres são poderosas e o mundo do empreendedorismo foi feito para vocês, postando abram as portas e lancem-se no caminho do sucesso.

Um grande abraço e sucesso sempre.

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Valdir Bressane
Valdir Bressane

Valdir Bressane é escritor, redator, web designer e especialista em Marketing Digital, estudante de Letras.

Com presença na web desde 2013, destaca-se na criação de vários blogs e sites com grande autoridade.

Está em Laguia Brasil contribuindo com artigos relacionados aos seus nichos de trabalho, enriquecendo o conhecimento dos nossos leitores

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