Fim do Relacionamento – Coração partido. Como lidar com tudo isso?

Como é difícil lidar com o coração partido pelo fim de um relacionamento. Para coração partido não tem remédio em farmácia, não tem consolo que dê conta, não tem palavra que acalenta, nem alegria que espante a tristeza no olhar de quem foi abandonado.

Introdução

Como é difícil lidar com o coração partido pelo fim de um relacionamento. Para coração partido não tem remédio em farmácia, não tem consolo que dê conta, não tem palavra que acalenta, nem alegria que espante a tristeza no olhar de quem foi abandonado.

O fim do relacionamento nos traz o antônio dos sentimentos do início. Se muito sorrimos, muito choramos; se  muito nos alegramos, muito nos entristecemos; se tivemos muito amor, dor agora sentimos. Temos a impressão de que é a paga pela alegria e felicidade que nos proporcionou.

Mas todos, mesmo os que conseguem se recuperar rapidamente, concordam que lidar com a dor do coração partido é muito difícil e doloroso.

Se você está passando por esse momento, primeiramente saiba que sinto muito e lamento que você tenha que sofrer, mas posso garantir que, por mais que pareça que essa dor nunca terá fim, é fato – ela passará. E logo isso tudo será uma mera lembrança que não trará nenhuma comoção. 

Hoje, então, falaremos sobre o fim do relacionamento e todo o impacto que ele tem sobre nós.

Por que o amor acabou do nada?

Fim de Relacionamento - Por que o amor acabou do nada?
Por que o amor acabou do nada? – Foto de Monstera

Podemos ter a sensação de que o amor acabou por nada, mas isso é sempre um equívoco. Amor não acaba por nada, sempre existem motivos, ou negligência emocional que justifica o fim do sentimento.

Com o passar do tempo, nós mudamos, tudo a nossa volta muda, e nossa forma de nos relacionar também muda, e entre tantas mudanças, muitas vezes nos desencontramos do sentimento do amor e quando nos damos conta estamos em um relacionamento que não nos parece mais propício.

Escrevi recentemente sobre transtornos mentais, depressão e ansiedade, que são fatores que podem influenciar muito na forma como nos relacionamos com o mundo. Quando esses transtornos não são identificados e tratados, podemos destruir o relacionamento. 

Aconselho que leia nosso artigo:

10 Sinais de que o amor acabou? Não Interprete Errado

Problemas financeiros, problemas no trabalho, problemas com outros familiares, podem, também, ser a causa do fim do amor, ou melhor, podem levar a pessoa a afastamento emocional.

Embora muitas vezes nos culpamos pelo relacionamento que chegou ao fim, devemos entender que o fim de um relacionamento não significa que não fomos amados ou que não  tivemos capacidade de amar.

Qual a pior fase do fim de um relacionamento?

Qual a pior fase a ser superada
Qual a pior fase do fim de um relacionamento – Foto de MART PRODUCTION

Em nosso artigo As Cinco Fases do Fim de Um Relacionamento. Em Qual Você Está? falamos sobre as fases que enfrentamos ao término de um relacionamento e passamos a entender melhor em qual estamos através da mudança de sentimento e de comportamento, que apresentamos. 

E das cinco fases todas são difíceis de lidar, com toda a certeza, mas existe o que podemos chamar de “a pior fase a ser superada”, pois se você não passar por essa todas as outras se tornarão mais difíceis.

A pior fase do fim de um relacionamento é quando ainda existe conexão entre as partes. A conexão não permite dar o ponto final e aceitar que tudo chegou ao fim. Por isso que sempre que aconselho alguém sobre como lidar com o fim do relacionamento, o primeiro conselho é – corte completamente os laços e entenda que o relacionamento chegou ao fim. Se não conseguirmos aceitar isso nada fará nos livrarmos da dor pelo fim do relacionamento.

É preciso processar tudo o que aconteceu e entender que foi bom, mas teve um fim, pois deveríamos aprender a lidar melhor com o fim, afinal tudo em nossa vida é limitado pelo fim. Agradeça pela companhia na breve viagem que tiveram juntos e siga a sua jornada, é assim que conseguimos passar as fases de superação.

O que não fazer ao fim de um relacionamento?

O que não fazer - não consuma bebidas alcoólicas em excesso
O que não fazer ao fim de um relacionamento – Foto de MART PRODUCTION

Todo mundo sempre tem uma receitinha para lidar com o sofrimento após o fim do relacionamento. Algumas fazem todo o sentido, outras são completamente inúteis ou mais prejudiciais.

O primeiro conselho que vejo muita gente dar e que faz todo o sentido é para que se afaste do ex. Se o relacionamento acabou, o melhor a fazer é se afastar, quanto mais longe estiver do ex, mais facilmente poderá lidar com sua dor. 

Manter-se próximo, aceitar aquele pedido de amizade após o rompimento, servirá apenas para aumentar a sua dor e o sofrimento. Isso acontece porque, querendo ou não, estando próximos, mantemos a esperança de que tudo voltará ao normal e que o relacionamento será retomado, mas isso pode não acontecer e nos frustrar ainda mais.

Portanto não fique próximo ao ex, distancie-se o mais que puder, fuja dele e de tudo o que trouxer lembranças dele. Verá como se tornará menos doloroso o processo de superação.

Sentir-se culpado é algo muito normal nessa situação. Pode até ser que você tenha uma parcela de culpa, mas não acredite que foi somente o seu erro culminou no fim do relacionamento. Jogar a culpa toda em sua costas não tornará as coisas mais fáceis de lidar, pelo contrário, confirme a si mesmo que você fez tudo o que podia pelo relacionamento e que, se não deu certo, a culpa não é só sua.

Muitas músicas da “sofrência” insistem em vincular a imagem do sofrimento com o consumo de bebidas. Esse é um ponto onde deve se tomar o máximo cuidado. Bebida não curará a sua dor, pelo contrário, vai somar a ela a ressaca do dia seguinte. Não se afogue na bebida, isso não vai ajudar em absolutamente nada.

Por que o fim de um relacionamento dói tanto?

Por que o fim de um relacionamento dói tanto
Por que o fim de um relacionamento dói tanto – Foto de Alex Green

Quando unimos nossa vida a de outra pessoa passamos a compartilhar praticamente tudo, nos tornando quase que uma só pessoa. Isso acontece em praticamente todo o relacionamento, bom ou mau, saudável ou tóxico. 

Essa ligação muda o foco do nosso pensamento, deixamos de pensar apenas em nós mesmos e passamos a pensar sempre no casal. Isso guia nossa vida presente e, também, os anseios, desejos e projetos futuros. 

Se o relacionamento chega ao fim, tudo o que foi projetado para o futuro perde o sentido, nossa vida perde a essência, e precisamos voltar a viver em prol somente de nós mesmos. Isso é um choque. Afinal, a partir do fim do relacionamento temos que nos encontrar como indivíduos únicos e sós no mundo, por isso ficamos tristes, com raiva, confusos e com medo, muito medo de como poderemos ser únicos novamente.

Esse constante medo de ter que voltar a lidar sozinho com mundo, coloca nossas capacidades em dúvidas, nossa competência em manter e ter um relacionamento, então, em seguida, temos problemas com nossa autoestima e questionamos se merecemos realmente ser felizes de verdade.

Quanto maior o tempo de convivência no relacionamento, isso não é uma regra, mas, teoricamente, maior é o tempo que demoramos para superar o rompimento.

O que fazer após o fim do relacionamento?

o que fazer após o fim do relacionamento
O que fazer após o fim do relacionamento – Foto de cottonbro studio

A partir de agora, você tem um compromisso de leitura com você mesmo. 

Vou indicar vários artigos que escrevemos que ajudarão você a lidar com o término do relacionamento.

Leia todos eles, pois isso ajudará muito. 

Quando terminar sua leitura, me chame no whatsapp, tem um botão ao lado esquerdo e me diga se essas leituras ajudaram ou não.

Conclusão

Fim de relacionamento é certamente um momento de tristeza e dor e não há como mudar isso. No entanto, existem formas e técnicas que podem fazer com que encaremos tudo isso com menos sofrimento.

Se você está tendo dificuldade em lidar com essa dor, existem algumas algumas dicas que você pode seguir que poderão ajudar nesse processo.

  1. A primeira é a lista de leitura anterior. Leia os artigos pois eles trazem informações muito relevantes que, certamente, abrirão seus olhos para uma nova forma de encarar tudo isso.
  2. A segunda é lei o Método ADA – A Arte de DesAmar, um guia para viver ou esquecer um grande amor. Esse livro tem ajudado muitas pessoas a lidarem com a dor pelo fim do relacionamento e encontrar uma saída com menos sofrimento.
  3. Essa lista de leitura também é essencial. 8 Livros para superar o Fim de Um Relacionamento. Essa lista de livros campeões de venda, traz dicas e técnicas importantes que vão desde a autoanálise da nossa forma de nos relacionar, à técnicas para aumentar a autoestima e amor próprio. 
  4. Busque ajuda profissional. Algumas pessoas podem transcender o sofrimento, entrar em depressão por conta do fim de um relacionamento. E isso é realmente muito sério. Nesses casos, quando notamos que a dor está fora do normal, é necessário que busquemos a ajuda de um psicólogo especializado para garantir nossa saúde mental. Não subestime uma depressão, cuide da sua saúde.

Espero que esse artigo ajude.

Siga nossa indicação e se precisar há um botão do whatsapp ao lado para falar conosco.


Valdir Bressane

Valdir Bressane

Valdir Bressane é escritor, redator, web designer e especialista em Marketing Digital, estudante de Letras. Com presença na web desde 2013, destaca-se na criação de vários blogs e sites com grande autoridade. Está em Laguia Brasil contribuindo com artigos relacionados aos seus nichos de trabalho, enriquecendo o conhecimento dos nossos leitores

Abrir Whatsapp
Podemos Ajudar?
Olá 👋 Podemos te ajudar?