Páscoa 2021 – Tudo sobre a Páscoa e seu significado pelo mundo
Primeiramente, já é muito comum aqui em Laguia Brasil artigos que tragam informação e que cooperem com o conhecimento pessoal e profissional, além de espiritual, dos nossos leitores. Como por exemplo os artigos a seguir:
Como fazer mesa de resina e faturar alto por mês
Como fazer velas decorativas e ganhar dinheiro [2021]
Como Ganhar Dinheiro Online – 12 Métodos Eficazes 2021
Trabalhe para você mesmo. Esse é o momento.
Em 2021 um dos primeiros e maiores feriados religiosos é a Páscoa, então trouxemos até você, tudo aquilo que você precisa saber sobre a Páscoa e seu significado para o mundo e para várias religiões.
É um assunto que encanta e certamente irá surpreender você em muitos aspectos.
Então venha com a gente nesse delicioso texto do Professor Márcio Alexandre.
Aprenda a fazer ovos de Páscoa
Páscoa o que ela representa em 2021?
Introdução
A Páscoa é uma festa que foi adiada no seu aspecto comercial e religioso no ano de 2020.
Em decorrência ao auge da pandemia (abril de 2020) a Páscoa comercial foi, portanto, muito fraca e a religiosa foi totalmente suspensa, toda e qualquer celebração.
Por isso, em ambos os aspectos é esperado uma excelente Páscoa em 2021.
Em que dia será a Páscoa 2021?
A Páscoa será no dia 02 de abril, em 2021, relativamente próximo se comparado a anos anteriores.
O que esperar da Páscoa 2021?
Pensando no ponto de vista mercadológico a Páscoa 2021 pode significar uma grande oportunidade de negócio, sobretudo em período de crise econômica, em decorrência a crise sanitária, social e de saúde, devido a pandemia.
Algumas ideias podem ser, certamente, oportunidades de faturar. A Páscoa é o Natal do primeiro semestre, afirmam alguns especialistas de marketing.
“A Páscoa é uma data muito positiva para vendas no primeiro semestre, por isso, o planejamento das ações deve ser feito com pelo menos dois meses antes. É importante verificar quais as tendências nessa época, planejar estoque, olhar o histórico de vendas do ano anterior. (…) O foco é faturamento e lucro.”
Sebrae
No campo comercial existem, portanto, várias opções para você faturar:
- 1. Ovos de colheres.
- 2. Ovos trufados.
- 3. Minis ovinhos dentro de um ovo.
- 4. Cestas de Páscoa.
- 5. Ovos estampados é uma grande inovação.
- 6. Ovos infantis, é um excelente nicho.
- 7. O kit confeiteiro.
- 8. Ovos desconstruídos
- 9. E por fim, Ovos em tabletes.
Boa apresentação, diversidade de sabores, bom atendimento, qualidade são, certamente, essenciais para o sucesso de venda nesta Páscoa.
No entanto, a Páscoa não é somente comércio.
A seguir vamos explicar, então, o significado religioso da Páscoa.
Aprenda a fazer ovos de Páscoa
Páscoa – o significado real.
A Páscoa religiosa foi instituída por Moisés, figura bíblica antiga, que atendeu uma ordem específica de Deus.
A primeira Páscoa judaica foi realizada no período do nisã, que é o primeiro mês do calendário judaico e se inicia na primeira lua cheia, na Torá, livro sagrado dos judeus é o mês de Abibe, no nosso calendário, entre março e abril.
A palavra Páscoa deriva do hebraico, passah ou pesha, que significa passar ou saltar por cima de forma divina.
Aproximadamente 500 anos antes da Páscoa judaica, Deus falou com Abrãao sobre o futuro das gerações israelitas que seriam peregrinos e perseguidos, mas herdaria a terra prometida (Gênesis 15 13-14).
José
José que era bisneto de Abraão foi traído por seus irmãos e vendido aos egípcios. Ele, então, se tornou governador do Egito. Os seus irmãos foram, posteriormente, assolados pela fome e partiram ao Egito em busca de mantimentos, lá descobriram que Deus havia honrado e exaltado seu irmão José que eles venderam outrora.
Por fim, José morreu e um faraó egípcio começou a escravizar o povo de Israel. Após 400 anos de escravidão, Deus preparou Moisés para libertar o povo do Egito. Deus então enviou as 10 pragas ao Egito e na última praga pesou a mão, disse que mataria todos os primogênitos do Egito. Primogênitos são os primeiros filhos de cada família, ou seja, iria morrer muitos inocentes.
Moisés
Então, por meio de Moisés o Senhor ordenou aos israelitas/judeus que no 14° mês de Abibe (equivalente a abril) sacrificassem cordeiros e os israelitas deveriam aspergir nos batentes de suas casas o sangue do Cordeiro. Eles deveriam, então, comer a carne do Cordeiro assado no fogo, acompanhados de pães ázimos (sem fermentos, lembrando da pressa de sair do êxodo) e ervas amargas (lembrar do tempo da escravidão).
A mão de Deus pesou, então, sobre o Egito e morreram todos os primogênitos de homens e animais. Essa libertação do povo do Egito é a Páscoa (libertação) judaica.
Jesus mencionando a Páscoa
Primeiramente Jesus faz menção a Páscoa, os pais de Jesus segundo relatos bíblicos, todos os anos, iam a Jerusalém para Páscoa (Lucas 2, 41).
O cordeiro na época de Jesus era assado na parte de entrada do templo e seu sangue jogado no altar.
Esses cordeiros podiam ser comidos por qualquer judeu-israelista.
Após a queda do templo de Jerusalém (70 d. C) a Páscoa passou a ser celebrada nas casas em família.
O profeta Isaías faz relação de Jesus com o Cordeiro de Deus (Isaías 53, 7) e João Batista afirma “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João1 1, 29).
Foi justamente na festa da Páscoa que Jesus foi preso, morto e crucificado. Na última ceia comeram o Cordeiro pascal material.
Após isso pararam de sacrificar cordeiros, pois Cristo já havia se sacrificado. Em memória da Páscoa antiga Jesus instituiu o pão e vinho, como Corpo e Sangue dele como verdadeiro sacrifício. A Páscoa (futuro) passou a ser Ceia do Senhor (passado) e da promessa que se cumpriu.
Como a Páscoa é celebrada em vários países?
No aspecto não religiosos há algumas formas curiosas de comemorar a Páscoa pelo mundo, por exemplo, os brasileiros trocam chocolates os alemães pintam ovos de galinhas e penduram nas árvores para comemorar a primavera.
Na Grécia pintam os ovos de vermelho lembrando o sangue de Cristo
Na Escócia lançam ovos ladeiras abaixo.
Os franceses fazem omeletes enormes.
Na Índia o festival das cores.
Na Guatemala os tapetes coloridos, lembrando o nosso Corpos Crist.
Os judeus mantêm a tradição da ceia pascal. É feito jejum. Proibido pão com fermento. É realizado narrativa de como Moisés libertou o povo da escravidão do Egito. No entanto, Jesus era apenas um Messias e não Salvador para o povo judeu, e ainda o é. Para o judaísmo, Jesus não é o Salvador da humanidade e, sim, mais um profeta.
Tem Páscoa em todas as religiões?
Uma boa pergunta que pode ser respondida de forma simples e objetivas, a Páscoa existe de modos diferentes apenas na religião judaica e na cristã. No entanto, faz necessário uma oportuna distinção, para os judeus a Páscoa é a memória da libertação da escravidão do Egito. Porém, para o cristianismo, a Páscoa lembra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Assim sendo as duas religiões que celebram a Páscoa são os judeus e os cristãos com significados distintos.
Aprenda a fazer ovos de Páscoa
A Páscoa judaica e sua fundamentação bíblica e outras religiões
Encontramos a festa da Páscoa judaica em Êxodo capitulo 12. A libertação dos filhos de Israel com dois símbolos importantes: 1. A imolação dos cordeiros. 2. Pão ázimos – sem fermento.
Vejamos em Êxodo as orientações.
Primeiro ao que se refere ao cordeiro.
“O cordeiro será macho, sem defeito e de um ano. […] Tomarão do seu sangue e pô-lo ao sobre os dois marcos e a travessa da porta, nas casas em que comerem. Naquela noite comerão carne assada no fogo; com pães ázimos e ervas amargas comerão […] O sangue, porém, será para vós um sinal nas casas em que estiverdes: quando eu vir o sangue, passarei adiante é não haverá flagelo destruidor, quando eu ferir a terra do Egito. Este dia será para nós um memorial, e o celebrareis como uma festa para o senhor; nas vossas gerações as festejareis; é um decreto perpétuo” (Êxodo 12: 5, 7-8, 13-14 – Bíblia de Jerusalém).
Lembrando que as marcas nos batentes iriam livrar os israelitas da décima praga do Egito que iria exterminar todos os primogênitos de humanos e animais. Os que tinham as portas marcadas com o sangue do cordeiro, o anjo exterminador pularia.
Agora veremos um pouco sobre os pães ázimos.
“Observarei, pois, a festa dos Ázimos, porque nesse dia é que fiz o vosso exército sair da Terra do Egito. Vós observareis este dia em vossas gerações, é um decreto perpétuo. […] Durante sete dias não se achará fermento em vossas casas; todo aquele que comer pão fermentado será eliminado da comunidade de Israel, seja estrangeiro ou natural do país. (Êxodo 12: 17-19).
O pão sem fermento significa que não houve tempo de fermentação dos pães pois Deus os libertou com rapidez.
A Páscoa judaica faz menção a dois memoriais. 1. Libertação da escravidão. 2. Salvação, sobretudo das pragas.
A Páscoa cristã.
Na festividade da Páscoa Jesus teve sua morte.
Veja o que diz o apóstolo Paulo.
“Purificai-vos do velho fermento para serdes nova massa, já que sois sem fermento. Pois nossa Páscoa, Cristo, foi imolado. Celebremos, portanto, a festa, não com o velho fermento, nem com fermento de malícia e perversidade, mas com pães ázimos: na pureza e na verdade (1 Coríntios 5 7-8).
A Páscoa para o cristão é a celebração da ressurreição de Cristo que é a mensagem central do cristianismo.
Assim fica evidente que outras religiões não celebraram a Páscoa, por exemplo, o espiritismo tem sua centralidade na reencarnação, o cristianismo na ressureição.
O que significa Páscoa na bíblia
A Páscoa judaica pode ser encontrada no capítulo 12 de Êxodo como já definimos acima.
Jesus atualiza a Páscoa oferecendo seu Corpo e seu Sangue em substituição aos pães ázimos e o sangue do Cordeiro.
Como diz.
Na última ceia. “Enquanto comiam, Jesus pegou um pão, deu graças, é e deu a seus discípulos dizendo ‘Tomai, isso é meu corpo”.
(Matheus 26 26-28).
“É, havendo pegado o cálice ele deu graça e disse ‘Tomai todos e bebei’“ (Lucas 22, 17).
A Páscoa e Jesus
Maria era uma jovem de Nazaré, ia se casar com José, por meio do anjo Gabriel (enviado por Deus) a jovem soube que seria mãe de Jesus (o Filho de Deus) enfim conforme tradução cristã Jesus nasceu numa manjedoura. Depois ajudou seu pai adotivo, José, na carpintaria, até começar sua vida pública.
Foi batizado por João Batista no Rio Jordão.
Depois começou sua pregação pública. Curou o paralítico, leproso, sarou a filha do centurião romano.
Ele se autodeclarava o filho de Deus, esta afirmação mexeu com o orgulho dos poderosos.
Tanto fizeram com que Jesus foi preso, condenado e pregado na cruz.
Foi sepultado.
No terceiro dia a discípula Maria Madalena foi ao sepulcro e o encontrou vazio o que pressupõe que Jesus tenha ressuscitado – voltando ao Pai Eterno.
Ele morreu para salvar a humanidade.
A Páscoa é para celebrar a morte-vitória de Cristo sobre a cruz.
Aprenda a fazer ovos de Páscoa
O que é Páscoa cristã?
Os Evangelhos não falam do Cordeiro pascal.
Por que será?
Pelo simples fato de Cristo ser o próprio Cordeiro
A Páscoa tem alguns significados, vamos a alguns deles.
- Após falar para os discípulos que ele iria se doar por todos, Jesus e os discípulos foram ao Getsenâmi, onde havia prensas de azeite, os óleos eram usados no templo. Ali com uma engenhoca de tração animal as azeitonas eram prensadas, semelhante aos engenhos de cana-de-açúcar. O que isso tem a ver com Jesus? Ele pede aos discípulos que ficassem ali. Ao voltar Jesus os encontra dormindo. Ele foi esmagando pelo seu psicológico que chegou a transpirar sangue. Esse é o primeiro simbolismo, enquanto os judeus celebravam a Páscoa, Jesus era prensado para pagar pelo pecado da humanidade. Ali ele começa a vencer o mal. Analogicamente a humanidade perdeu a vida eterna no Éden, no Jardim do Getsenâmi, ele estaria devolvendo a humanidade a vida eterna.
- O cálice, Jesustomou na última ceia muitos cálices de vinho, conforme manda o ritual da ceia judaica da Páscoa. E no getsenâmi ele pediu “afasta de mim este cálice (Lucas 22, 42). Ele levou a condenação de toda a humanidade, segundo a tradição cristã. Depois coloca a sua vontade à vontade de Deus e disse: seja feita a tua vontade oh Pai (Matheus 26, 44).
- O beijo de Judas.
Os Zelotes
Os Zelotes eram radicais e queriam destruir Roma, Judas era dessa comunidade vendo que Jesus não ia instaurar o reino de Deus como pensavam e derrubar o império romano, decepcionado decidiu entregar Jesus ao sacerdote Caifás. Os soldados identificariam Jesus como sendo aquele que Judas beijasse.
- Espada de Pedro que corta parte da orelha do soldado Malco. O segredo é o amor. Espada significa rebelião. Colar a orelha do soldado significa União entre homem e Deus. Não é a força que vence, é o amor. E Páscoa é expressão do amor de Deus.
- Cruz, o cordeiro de Deus liberta todos da salvação eterna
- O túmulo vazio. A ressurreição é o sentido da existência da igreja. Se Jesus não houvesse ressuscitado não haveria a religião da Páscoa cristã.
Significado da Páscoa Católica
É comum encontrar nas igrejas católicas quadro ou imagens da via-sacra que retratam a Paixão, Morte e Ressureição de Cristo.
Essas imagens centraliza a fé católica. A Páscoa para os católicos é a passagem da morte para vida.
Os católicos acreditam que Jesus morreu de forma cruel e injusta e ressuscitou ao terceiro dia vencendo assim a Satanás e todo o mal.
A Páscoa para os católicos começa com a preparação da quaresma, quarenta dias de jejum, penitência e oração em preparação para Páscoa – festa da Vida. A quaresma começa na quarta-feira de cinzas, onde os ramos usados no domingo de Ramos do ano anterior são queimados e cinge a fronte do fiel, lembrando que do pó viemos ao pó voltaremos.
A Páscoa é antecedida pela Semana Santa, Maior ou da Paixão.
Segunda e terça são reservadas a devoções populares, terço, 7 dores de Maria, procissão do encontro ou do Senhor morto, encenações, dentre outras.
Normalmente na quarta-feira Santa é realizada a missa dos Santos óleos, onde o bispo ou alguém, por ele delegado, abençoa os óleos do batismo, crisma e unção dos enfermos.
Daí entra-se no Tríduo Pascal.
Na quinta-feira Santa é a instituição do sacerdócio e também a famosa missa da instituição da eucaristia, popular lava pés.
Na sexta-feira Santa ou Maior como alguns chamam é o dia de adoração de Jesus Crucificado: “nós vos adoramos Senhor Jesus e vos bendizemos. Por que por vossa Santa Cruz remiste o mundo ou eis o lenho da Cruz do qual pendeu a salvação do mundo” jaculatórias comum deste período.
No sábado, o popular Sábado Santo, é o momento da vigília da espera da ressurreiçãodo Senhor.
Domingo de Páscoa ou da Ressureição é o ápice da fé católica em que se comemora a Vitória da Vida (Deus) sobre a morte (Satanás).
Vale ressaltar que para o católico cada missa é uma Páscoa, onde Jesus morre de forma incruenta e se transubstancia o pão e vinho em Corpo e Sangue de Cristo e alimenta os fiéis.
A Páscoa no Brasil
Está celebração no Brasil se divide em dois aspetos: religioso e popular
No aspecto religioso na sexta-feira Santa não come carne e derivados. Muitos fazem jejum. Vigílias de orações, adorações, procissões, encenações.
Quaresma no Brasil tem a campanha da fraternidade que só existe no Brasil.
Na Sexta-feira Santa é feriado religioso.
No aspecto popular, o que acabou se tornando um hábito alimentar influenciado pela fé, as pessoas consomem muito peixe, em toda a semana, mas com ênfase na sexta.
No Brasil há uma relação ainda muito forte entre Páscoa e consumo de chocolate, sobretudo os tradicionais ovos de chocolates.
Almoço em família, mesmo quem não é cristão. Enfim, todos comemoram a Páscoa os não cristãos.
Os chocolates na Páscoa
Aprenda a fazer ovos de Páscoa
Aqui se associa comercialmente o chocolate com a Páscoa, na Europa essa associação não é feita, pois lá nem todos são a maioria cristã como no Brasil.
No Brasil os chocolates são vendidos em formas se ovos, na Europa por exemplo são vendidos em barras, ou seja, muito dificilmente você encontra ovos de chocolates na Páscoa europeia.
No Brasil simbolicamente quem traz os ovos são os coelhos, nem em todo o lugar são eles, na França, por exemplo, quem traz os ovos são os sinos. Isso mesmo. Os sinos. Óbvio que é um sino especial, sinos voadores, com asas. Você pode estar rindo, não riria, na nossa Páscoa que traz ovo é o coelho que nem ovíparo é. Estranho né? Adiante explicaremos isso.
Os símbolos da Páscoa
Há vários símbolos importante da Páscoa. Vamos nos ater a seis deles.
- O cordeiro. Talvez o símbolo mais antigo da Páscoa seja o Cordeiro, na tradição judaica ele era morto, seu sangue derramado no altar do sacrifício e sua carne assada para ser comida. Para os cristãos, Cristo é o Cordeiro imolado.
- Os ovos. Que simboliza uma nova vida e a fertilidade. Os cristãos primitivos foram os primeiros a trocarem ovos na Páscoa e o sepulcro vazio simboliza a Vida Nova em Cristo.
- Os peixes são bem simbólicos, afinal os primeiros cristãos os usavam como símbolo da fé.
- Círio Pascal, vela grande que é abençoada na missa do sábado santo onde é gravado quatro pontos simbolizando as chagas de Cristo e tem a primeira e a última palavra do alfabeto grego, alfa e ômega, simbolizando que Jesus é o princípio e o fim de tudo. “Eis a luz do mundo” o sacerdote reza no sábado Santo.
- Pão e vinho lembra o Corpo e Sangue de Cristo instituído na Última Ceia.
- A Cruz, simboliza que o filho de Deus morreu para salvar quem nele crer. Além do símbolo da Páscoa a Cruz é o símbolo do cristianismo.
Por que o coelho da Páscoa?
O coelho está ligado a fertilidade e algumas tradições o relaciona a deusa da fertilidade na mitologia anglo-saxã, Ostera, relacionando lebres e ovos a fertilidade. Posteriormente os ovos coloridos foi associado a Páscoa como conhecemos na atualidade, com coelhos e ovos de chocolates, que convenhamos que é melhor que ovos coloridos.
Primeiro, o coelho tem um nível de fertilidade muito alto, por exemplo, numa ninhada pode vir de 6 a 8 filhotes por cria. Ela tem gestação curta, 30 dias. Eles podem, em pouco tempo se proliferar, por isso em algumas regiões viram até praga, tamanha a sua fecundidade.
Segundo o fim do inverno e início da primavera. O coelho era o primeiro a sair da toca.
Então os cristãos, para acabar com o culto pagão a deusa Ostera, instituiu o coelho e os ovos de Páscoa.
Considerações finais
Atualmente tanto do ponto de vista comercial quanto religioso não podemos negar que a Páscoa domina os países de denominações cristã.
Essa Páscoa de 2021, se todas as medidas de contágios estiverem seguras, vamos ter uma excelente Páscoa
No entanto, tudo é incerto neste novo normal.
Empreenda na Páscoa – venda ovos de Páscoa
Depois de tanto falar sobre a Páscoa, duvido se você não ficou com aquele gosto de chocolate na boa. Não é a toa que a Páscoa é conhecida, no meio comercial, como o Natal do primeiro semestre.
Na Páscoa compramos. E se compramos, muitos vendem. Sejam os tradicionais peixes da Semana Santa ou os chocolates deliciosos da Páscoa.
Nessa Páscoa 2021 não será diferente, terá muitos comprando e muitos vendendo.
Quer ser um dos que vai estar vendendo delícias de Páscoa?
Bom lembrar que não perderíamos a oportunidade de falar sobre como ganhar dinheiro com a Páscoa, pois esse será o assunto do nosso próximo artigo, com dicas incríveis e grátis de como você, aí na sua casa, pode montar sua empresa temporária para fazer dinheiro na Páscoa.
E como dinheiro é sempre bom, sem dúvida, você irá amar o nosso…
Guia para empreender na Páscoa
Mas como tem muita gente que anda na frente, e já quer se preparar, eu vou falar um pouquinho da Danusa Nascimento. Se você já andou pesquisando sobre como fazer ovos de chocolate, certamente, já viu esse nome em muito das suas buscas.
Isso porque a Danusa é uma produtora respeitável de produtos digitais e vem transformando a vida de muitas pessoas no Brasil, com seus guias práticos, simples, objetivos e que trazem rendimentos de verdade.
E dá uma olhada nesse material incrível que está esperando por você.
DE 2 A 5 MIL COM OVOS DE PASCOA
Essa apostila traz para você, portanto, um conjunto de
50 receitas deliciosas de ovos de Páscoa
que, sem dúvida, vão dar um up na sua vida financeira.
E nesse ebook tem todo o passo a passo que você precisará saber para começar de fato ou para aumentar o seu conhecimento sobre como fazer ovos de páscoa.
São mais de 50 receitas de ovos de Páscoa
Além disso, você terá os segredos da temperagem do chocolate que é onde muita gente esbarra, e ela traz a receita de forma muito simples.
Os tipos de chocolates, pois o conhecimento nesse item é fundamental para quem quer produzir ovos de páscoa deliciosos.
Apresenta os tipos de embalagens, quais são, de fato, as melhores para embalar e conservar a qualidade do seu ovo.
E, em seguida, tem muito mais coisa. É, certamente, o material perfeito para quem quer empreender e não sabe nada sobre a produção, ou ainda não sabe tudo.
Tem técnica de conservação, assim como técnicas de como derreter o chocolate. Bem como, dicas extras de como vender e como montar o preço do seu produto.
Em outras palavras, é um material completo para quem deseja ganhar dinheiro fazendo ovos de Páscoa em 2021.
E já que você é um empreendedor que sabe ganhar dinheiro, não vai deixar escapar essa oportunidade.
Baixe, então, o seu material completo sobre como fazer ovos de Páscoa
- Como Ganhar Dinheiro Online – 12 Métodos Eficazes em 2024
- Modelagem de Peça Íntima Masculina Slip – Pronta para Imprimir
- Como fazer velas decorativas e ganhar dinheiro [2023]
- Hotmart é enganação? É pirâmide? É legal?
- Festa Diygital – Negócio em Casa 2023 – Papelaria Personalizada
- Ganhar Dinheiro no Natal de 2022 – Corra! Ainda Dá Tempo