Plantar soja é realmente lucrativo?
As sementes são o ponto de partida para uma alta produtividade e um dos principais insumos para a construção de uma safra de soja rentável.
Sem dúvida que, além de boas medidas de manejo (como melhoramento do solo e fertilização), as sementes também são uma delas.
No entanto, a pergunta frequente é:
O investimento em soja vale a pena?
Manter as sementes na propriedade pode levar a uma falsa consciência de econômica. Isso é uma armadilha, porque o produtor pode guardar as sementes, e na hora do plantio perceber que a qualidade não é a mais adequada nesse período.
Por isso, é muito arriscado não conseguir encontrar no mercado sementes da variedade desejada e, assim, você coloca em risco a sua meta.”
Quando os produtores escolhem sementes piratas, a mesma consciência econômica errada aparecerá. O certificado é uma garantia da procedência do produto, bem como uma garantia dos padrões mínimos exigidos para a produtividade e sanidade das sementes.
No Brasil, em média, 65% a 70% das sementes de soja são certificadas, enquanto o restante (25% a 35%) não são certificados.
Isso é um falso sentido econômico porque na verdade, não reduziu os custos e acrescentou que o uso de sementes sem garantias prejudicaria a produtividade final da colheita.
O principal objetivo do tratamento das sementes de soja, é protegê-las. Desde a semeadura até a fase inicial, é sempre necessário que os produtores busquem aumentar os níveis de produtividade e proteger seus investimentos.
Como tudo funciona?
Os agricultores definem o potencial produtivo das lavouras no início do processo de plantio. Todas as operações realizadas posteriormente (como o uso de fungicidas e inseticidas) são para proteger o que foi determinado.
A semente é um dos insumos mais importantes que podem aumentar a produtividade sem aumentar os custos, e, também, é o único insumo da cultura viva.
Acreditamos com isso (TSI) tem uma série de vantagens, como a facilidade de recebimento de sementes prontas para o plantio, dispensando distribuidores e agricultores de participarem do processo de beneficiamento no campo. Essa é a comodidade e facilidade do processo, que otimiza a força de trabalho e permite que ela se concentre em outras atividades.
Como a máquina pode funcionar continuamente em lotes, o processo de tratamento também tem qualidade e precisão: ou seja, cada unidade de semente usa uma dose precisa de ingredientes ativos (nenhuma água é adicionada, a cobertura e a fluidez são melhores, os lotes de sementes podem ser rastreados). Por fim, proporciona segurança para o operador, pessoal e meio ambiente envolvidos no processo.
Soja é um dos melhores investimentos
Plantar soja é realmente lucrativo
A semente da soja é investimento, não veja como custo. É, de fato, um investimento importante para a construção de lavouras de alto rendimento.
Para obter alta produtividade, os produtores de soja investem em tecnologias diversas, como sementes e fertilizantes e assim conseguem dispor de grandes benefícios na colheita.
Em tempos de altos custos de produção, o objetivo é permitir que os produtores gerenciem os custos fixos e variáveis, principalmente observando o mercado e comercializando em condições de preços favoráveis. Com isso, você pode mitigar riscos e ter uma gestão que busca sempre aumentar a produtividade aumentando as margens de lucro.
O uso de sementes em conserva ou pirateadas é uma ilusão de economia. Se ele escolher esse tipo de semente, porque a produtividade pode ser baixa, ele não terá economia na compra de insumos. Ele sugere que ao investir em condições de alta produtividade. A oportunidade de lucro é muito maior.
Empresa de pesquisa que desenvolvem variedades de soja para licenciar a tecnologia, para depois, então, produzir, propagar e vender as mudas aos agricultores que pagam royalties.
A semeadora repassa, portanto, esses royalties para o criador, que usa parte deles para desenvolver novas variedades. Este é o ciclo do surgimento de novas variedades e os produtores têm cada vez mais sementes.
Por isso, investir em soja é um investimento de alta lucratividade, visto que a exportação da mesma é uma das mais caras e procuradas do país, além disso a soja é um dos alimentos mais procurados e acirrados em vendas.
- 20 Culturas para Pequenas e Médias Propriedades Rurais
- Sítio Lucrativo 2024 – PARA PEQUENAS PROPRIEDADES
- Lua para plantar morango – Plantio Lunar
- Doenças do Tomate – Elas podem roubar sua produção – [2022]
- Currículo para Agronegócio – 10 segundos para passar ou ir pro lixo
- Como Cultivar Morangos — Segredos que você precisa saber