Não Consigo Superar Meu EX. O que eu faço?
Quanto tempo ficaram juntos e quanto tempo faz que terminaram?
Saiba até onde é normal sofrer…
Muitas pessoas me procuram via WhatsApp me dizendo que não conseguem superar seus ex.
A minha primeira pergunta é:
Um relacionamento é uma intrigante mistura de nós mesmos com outra pessoa, e essa mistura nos transforma em um ser dependente e interligado a outra pessoa, nos fundindo de tal forma que temos a impressão de sermos unos.
Superar um ex não necessariamente está relacionado à nossa incrível capacidade de forçar uma amnésia, mas, sim, a nossa capacidade de reafirmarmos o nosso eu, desvinculando-nos da outra pessoa.
Por isso que, muitas vezes, nos afastar, evitar bisbilhotar as redes sociais do ex, fugir de encontrá-lo, pode não ser o suficiente para superarmos o fim do relacionamento.
O fim do relacionamento, dói, dói mesmo, e para algumas pessoas é uma dor mortal que parece que nos arrasta para a morte. Pode parecer um exagero, mas não é. Cada um sente essa tristeza em intensidades diferentes.
A boa notícia é que tudo isso passa, os primeiros dias podem ser muito dolorosos, mas, a maioria já sentirá um certo conforto na primeira semana.
Seguramente podemos dizer que esse processo pode se desenrolar entre uma semana a um mês.
Isso não significa que após 30 dias você estará completamente curado, mas, que, após esse período, já está apto a tocar sua vida, terá momentos em que se sentirá triste, momentos que terá saudades, ou momentos que pensará em tentar reatar, etc. Tudo isso é perfeitamente normal, afinal vocês compartilharam suas vidas, seus corpos, seus sentimentos, e obviamente isso tem um valor emocional enorme e não é algo simples de esquecer um canto das lembranças.
Por que não consigo superar meu ex e seguir em frente?
Um dos fatores que mais influenciam o nosso sofrimento após o fim de um relacionamento é a culpa.
Nos focamos em querer encontrar um culpado, julgamos nossas ações, encontramos nossos erros. Concluímos que merecemos uma segunda chance para mostrar que podemos ser melhores.
Essa constante análise do relacionamento e de tudo o que foi vivido, falado e compartilhado, fica martelando na nossa cabeça diariamente e insistentemente, aumentando nosso sofrimento.
Como superar o meu ex?
Já escrevemos outros artigos aqui no Laguia Brasil que trazem dicas e técnicas que você poderá testar. Digo testar, pois não existe uma receita mágica para isso, mas um conjunto de atitudes e posicionamentos que podem colaborar para a superação.
Leia esse nosso outro artigo: Como esquecer um amor
Se o seu relacionamento terminou há menos de uma semana, aconselho que curta a sua dor. Sim, os primeiros dias são, realmente, de muito sofrimento, para aprendermos a lidar com tudo isso.
Temos que ter em mente que é uma mudança enorme no curso da nossa vida que altera nosso passado, nosso presente e nosso futuro. Portanto, saiba que toda a dor que você sente nos primeiros dias é perfeitamente normal.
Como Superar o ex – Dicas para os primeiros dias após o rompimento:
Ocupe sua mente
Assista filmes ou séries
Fuja dos filmes românticos e drama, opte por ação, documentários, comédias.
Se matricular naquele curso que você sempre quis fazer é uma boa ideia.
Embora sua vida esteja no olho do furacão, mudar o foco pode ajudar muito.
Leia um bom livro
Ler é ótimo, ajuda a organizar o seu pensamento e desviar sua atenção.
Igualmente fuja de livros românticos e dramas, opte por leituras leves, livro de contos, aventura e ficção são boas pedidas.
Há também a leitura especializada, para isso fizemos uma lista com os melhores livros para superar o fim do relacionamento, confira, leia todos, ajudará muito.
Conheça o melhor Livro Para Esquecer Um Amor
Faça alguns passeios
Passeios podem ser uma ótima ideia.
Evite, porém, lugares que costumava frequentar com o seu ex, encontre novas opções, chame um amigo e vá se distrair.
É muito comum, ao fim de um relacionamento, nos darmos conta de que não temos nenhum amigo, ou que passamos tempo demais, afastados, mas vale a pena reaver essas amizades.
Mexa o esqueleto
Sempre falamos aqui sobre atividade física e, pode apostar, atividade física é um santo remédio para quem está sofrendo emocionalmente, além de fazer bem ao seu corpo, a prática de esporte proporciona bem-estar mental, isso é tudo o que você precisa nesse momento.
E vale qualquer esporte, desde caminhadas, musculação, artes marciais, ou algo mais radical caso você já esteja apto para isso.
Mexer-se fará muito bem, mesmo que a ideia pareça absurda, force-se a ir, pois, notará a melhora no seu humor e diminuição da sensação de tristeza e angústia.
Não procure sarna para se coçar
Outro dia uma leitora me disse que a primeira coisa que fez após terminar o relacionamento foi ir atrás de um outro ex.
Eu não sei quem deu a ela essa brilhante ideia. Se já está ruim superar o atual, imagina fazendo uma salada de ex?
Se você está pensando nisso leia nosso artigo: Esquecer um amor com outro? Será que dá certo?
O conselho é não se envolver com ninguém, pois isso pode bagunçar sua vida mais ainda, ou pior, pode fazer com que outra pessoa pague a conta e entenda que só foi usado, e isso não é justo, não é?
Como Superar o ex – Depois da primeira ou segunda semana de rompimento.
Nesse momento provavelmente muito da tristeza e angústia tenha diminuído, mas você ainda continua sentindo um vazio e as lembranças povoam sua mente.
Muitas pessoas confundem essa aparente melhora, pensam que tudo já acabou e que não faz mal nenhum dar uma olhadinha nas redes sociais do ex, ou marcar um encontro com ele para conversarem melhor.
Isso, geralmente, só termina em mais dor e sofrimento.
A partir desse período foque-se no que vinha fazendo com mais empenho e deixa o ex de lado, você ainda não tem nada para conversar com ele, e, se for necessário, por algum motivo que fuja ao seu controle, ter que reencontrar o ex, seja breve e não toque no assunto do rompimento e nem peça explicação, simplesmente faça o que tem que fazer e desapareça de perto dele.
Casais com filhos encontram problemas nesse afastamento. É aconselhável que todos os direitos dos filhos sejam respeitados (direito de visita), mas para isso você não precisa fazer sala para ex e nem recebê-lo como visita.
Marque horário para ele pegar as crianças e, preferencialmente, incumba outra pessoa a entregá-las a ele e depois recebê-las.
Se seu ex pensar que tem direito de ir e vir da sua casa como bem desejar, por conta dos filhos, acione a Justiça e imponha regras, não trate o seu ex como amiguinho, pois quem vai se machucar com isso é você.
Defina seu status.
Você já deve pensar em definir o seu status.
Se o relacionamento acabou você tem que aceitar que está solteiro novamente
Se optar por focar na reconquista do ex, então, foque-se nisso.
O que muitas pessoas fazem é querer esquecer, mas, ao mesmo tempo fica elaborando formas de voltar com o ex.
Uma coisa ou a outra, não dá para fazer as duas.
Se quer esquecer, então tem que aceitar que tudo acabou e colocar um ponto final na história.
Se quer tentar reconquistá-lo, deve saber que isso é a renovação da esperança e do sentimento, e se não der certo, você irá sofrer tudo de novo.
Defina o seu status: ou é solteiro, ou divorciado, ou casado, ou em busca de sarna para se coçar.
Após um mês
Algumas pessoas continuam sofrendo após um mês da separação.
Nesse caso é preciso entender o ponto que prende você ao relacionamento antigo.
Entre os principais motivos estão
Muitos planos para o futuro
Num relacionamento normalmente fazemos nossos planos individuais que sempre incluem a outra pessoa e nossos planos em comum, como comprar uma casa, ter filhos, etc.
Ao fim do relacionamento vemos que todos esses objetivos de vida estão perdidos ou não têm mais sentido, e não nos animamos a criar nossos novos objetivos pessoais.
Essa falta de horizontes nos leva a continuar presos aos nossos projetos antigos e, consequentemente, pensando em como retomá-los ou retomar o relacionamento para prosseguir com os planos.
Fantasiando a relação ou o ex
O sentimento de culpa pode nos acompanhar, e isso influencia nosso julgamento de tal forma que podemos nos colocar como o vilão, sabotador do relacionamento.
Nos focamos, então, nos nossos erros e deixamos de ver os erros que o outro cometia, criando, agora, uma imagem distorcida da realidade vivida, onde o relacionamento e o ex eram perfeitos.
E cada dia mais nos fixamos em acreditar que o que perdemos foi algo muito valioso, aumentando a nossa dor e nos levando a recaídas, nos aprofundando na tristeza e no sofrimento novamente.
Falta do que pensar te faz pensar no ex
Não é à-toa que a primeira dica que demos foi ocupar a sua mente e os seus dias.
Continuar pensando e sofrendo pelo ex pode estar associado a um hábito adquirido nesse período. Isso acontece porque nos focamos tanto na nossa dor que deixamos o resto de lado.
Essa obsessão torna-se muito maléfica emocional e psicologicamente.
Orgulho próprio
Aceitar que fomos abandonados pode ferir o nosso ego e podemos sentir muita dificuldade de superar isso.
O orgulho próprio também nos faz acreditar que o outro não tinha direito de tomar a decisão que tomou ou, talvez, você ainda tenha sentimentos de posse sobre a pessoa e não consiga se livrar disso.
Medo da solidão pode atrapalhar a superar o ex
Existem pessoas que são totalmente dependentes de seus parceiros, psicológica e emocionalmente, portanto, entender que está sozinha é como ter um fantasma no seu armário, atormentando noite e dia.
O medo da solidão faz com que nos apeguemos ainda mais ao sofrimento.
Superando o fim do relacionamento
Superar tudo isso pode ser difícil e levar um certo tempo, mas é preciso que nos foquemos em encontrar a nossa individualidade, os nossos sonhos e projetos próprios.
Reveja o relacionamento passado de forma racional, se o relacionamento fosse tão perfeito como você pode ter em sua mente, ele não teria terminado.
Busque e avalie os erros e defeitos do seu ex parceiro, isso tornará as coisas mais reais e pode nos livrar dessa fantasia que povoa nossa mente após o rompimento.
Aceite que tudo terminou.
É a renovação do status, já citado.
É preciso definir seu status, se você não aceitar que tudo acabou, simplesmente não conseguirá seguir o seu caminho.
Conclusão
Não conseguir superar o ex está condicionado a nossa forma de lidar com a dor, e a dificuldade em aceitarmos que tudo terminou.
Nos prendemos ao medo, pois sentimos que se admitirmos que tudo acabou é por um ponto final na história.
E é justamente isso que acontece, quando conseguir definir seu status você estará colocará um ponto final na sua relação.
A partir disso você pode começar a projetar sua nova vida e ir em frente.
Obviamente, em alguns casos, não conseguir superar o ex e sofrer de profunda tristeza pode ser consequência do rompimento ou pode ser uma depressão.
Quando sentir que a dor está fora de controle é hora de procurar ajuda profissional, um psicólogo. Ele ajudará você a superar a depressão que pode ser o resultado do rompimento ou apenas ter se intensificado após o trauma da separação.
Esse artigo é meramente informativo e não tem pretensão de servir como diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre um psicólogo.