Avon Reclamações – A AVON NÃO RESPEITA O CONSUMIDOR

Avon Reclamações - Crime contra o consumidor - Grandes empresas podem? - Propaganda enganosa feita pela Avon revolta consumidor

Avon reclamações – Desrespeito contra o consumidor.

avon reclamações
avon reclamações

Se você não conhece, a Avon é uma das maiores empresas no ramo de cosméticos do Brasil, vendendo, também, itens diversos – cama, mesa, banho e vestuários.

A empresa é gigante e conta com revendedores em praticamente toda e qualquer cidade do Brasil. E seus números impressionam até mesmo no site do ReclameAqui tendo 14.577 reclamações.

Vim falar de um suposto crime cometido pela empresa, que certamente ficará abafado, pois é a Avon.

Mas eu resolvo colocar público para que outros, também, não se calem e busquem seus direitos.

Minha esposa disse – não adianta reclamar, pois não vai dar em nada.

Esse é o mal do brasileiro, achar que porque aqui é o Brasil, tudo tem que acabar em pizza; pensar que porque um produto custa R$ 5,00 não vale a pena reclamar seus direitos;

Como dizem, pode não dar em nada, acabar em pizza, mas a minha reclamação contra a Avon irá ficar estampada nesse site e em redes sociais, simplesmente para que aprendam a tratar o consumidor com respeito e tenham para com as leis desse país o mesmo respeito.

Trabalhar com a Hotmart – programas de afiliados

O que aconteceu?

O caso:

Na campanha 14 da primeira quinzena de Agosto, encomendei um tênis Olympikus Express Masculino, cujo qual prometia uma linda mochila de brinde que minha esposa tinha adorado.

No entanto ao chegar o meu pedido, exatamente no dia 18 de Agosto de 2020, a linda mochila estampada na revista não veio. O que veio foi um saco com duas tiras que se parece mais com um saco de lixo do que com uma mochila.

Ao entrar em contato com Serviço de Reclamações da Avon, pelo 0800 708 2866, ouço a atendente me dizer que a Avon não se responsabiliza por brindes e não aceita reclamações sobre esse tipo de produto.

Como assim?

Então o brinde não faz parte da minha compra?

A avon me daria o brinde se eu não comprasse o tênis?

Brinde não é doação, é uma motivação para a compra e, portanto, faz parte dela.

Lamento informar, mas a Avon é responsável, sim, pelo brinde, pois ele faz parte da compra, e apresentar um produto e entregar outro se caracteriza crime contra o consumidor.

E o fato de colocar que o produto poderá ser trocado por outro a critério da empresa não torna isso legal, é no mínimo, anti-ético.

Ou será que o Código de Defesa do Consumidor não se aplica à grandes empresas como Avon?

Será que a Avon tem um Código de Defesa do Consumidor próprio?

Porque no meu não encontrei em nenhum lugar algo que isentasse a empresa da responsabilidade sobre o produto adquirido.

O brinde não é doação, o brinde faz parte da compra, portanto, a Avon deve, sim, se responsabilizar por ele.

Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990.

A propaganda é enganosa e abusiva pois não cita quantidades e a substituição do produto é por outro, que à olhos vistos, é de qualidade inferior.

Sinto que eu entrei numa promoção para ganhar um Camaro só que recebi um fusca porque o Camaro era caro demais para dar de brinde.

Desculpem-me os juristas se estou interpretando mal a lei, mas, no meu ponto de vista, eu, que pouco, ou quase nada entendo de leis, vejo que isso é um crime.

§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

O brinde não era descrito em pormenores, em questão de dimensões, peso ou coisa do gênero, apenas uma imagem que não era taxada como ilustrativa, ou seja, era a imagem real do produto, e não foi, nem de longe o produto que recebi, conforme vocês podem notar na imagem abaixo

É nítida as diferenças entre o produto prometido e o produto entregue.

Na propaganda nota-se que a mochila tem alças largas ajustáveis, compartimento com zíper e aparentemente parece de outro tecido.

A mochila recebida, sem exagero, parece aqueles sacos pretos que usamos para colocar lixo com alças, alças duas tiras de barbantes, não tem zíper, nitidamente muito inferior ao brinde prometido.


Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços:

Não vou nem comentar esse artigo em relação a esse caso, pois é chover no molhado

Art. 67. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva:

Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

Agora me diga, Avon, vocês realmente tem base para me dizer que vocês não se responsabilizam por brindes?

A empresa é responsável, sim, pelo brinde, pois ele faz parte da compra ou é a motivação da compra, sendo assim, fico eu no prejuízo, enganado. E vou sair com uma saco de lixo preto amarrado nas costas dizendo que é uma mochila.

Avon, por gentileza, tenha mais respeito por seus consumidores.

Consumidores, da Avon ou de Quaisquer outras empresas, não se façam de rogado, busquem seus direitos que é o que farei amanhã, abrir reclamação no PROCON.

Não é pelo valor da porcaria da mochila, é pelo fato de que estou cansado de ver empresas rasgando as Leis desse País e nós, cidadãos, sempre “deixando quieto porque não vale a pena“.

Vale a pena, sim.

Não podemos ser coniventes com empresas que abusam de suas propagandas, enganam seus consumidores e sempre acham que é o cliente que deve ficar no prejuízo.

PROCON neles.

Atualizarei o artigo conforme for o andamento.

Dia 20 de Agosto de 2020 – Reclamação contra a Avon pelo Site Consumidor Gov

Quero receber o produto prometido enganosamente pela empresa Avon

Enviei reclamação pelo https://www.consumidor.gov.br/, às 11:00 hrs solicitando que a empresa me envie o brinde prometido em propaganda, junto com os meus dados e protocolo de atendimento do 0800.

A Avon como uma empresa tão gigante, é de se impressionar o descaso e o abuso cometido contra seus consumidores.

Fica o aviso.

Avon desrespeita o consumidor


Dia 02 de Setembro de 2020 – Avon reclamações

Resposta da Equipe de relacionamento Avon

Posicionamento da Empresa:  Olá Valdir,

Tentamos falar com você hoje às 18:04 horas, mas não tivemos sucesso.

Referente a sua reclamação, informamos que no folheto consta a informação que no caso de término do produto grátis será enviado outro a escolha da Avon
informamos que a Avon trabalha por meio de campanhas que possuem duração de, aproximadamente, 19 dias cada uma. Portanto, antes de comercializar algum produto, é feita uma minuciosa estimativa de vendas por campanha. Porém, o volume comercializado pode superar o previsto.
A Avon respeitando o código de defesa do consumidor informa na contracapa de todos os folhetos de oferta e em todos as promoções que “… os produtos serão atendidos até o fim dos estoques" e no caso de término do produto grátis será enviado outro a escolha da Avon“.
Pedimos desculpas pelo ocorrido.

De qualquer forma, sua insatisfação será encaminhada para conhecimento das áreas responsáveis. Saiba que seus comentários são muito valorizados por nós, pois nosso intuito é buscar sempre a plena satisfação dos nossos consumidores. Estas informações contribuem para identificar problemas e estreitarmos cada vez mais a relação entre o consumidor e a Avon. 

Avon Cosméticos LTDA. Av. Interlagos 4300– São Paulo –SP – Brasil  04660-907      

Equipe de Relacionamento – Avon Cosméticos 
Serviço de Atendimento Avon: 0800 708 2866 – www.avon.com.br


Minha Réplica à Avon Cosméticos – enviada às 19:00 hrs

Há controvérsia em relação à legalidade da campanha, isso vou averiguar junto ao Órgão de Defesa do Consumidor. Mas, indiferente à questão da legalidade, seria, mesmo, isso uma atitude ética?

Surpreende-me uma empresa como a Avon cometendo tal ato.

Indiferente à resposta que não me satisfaz, já que quero o produto prometido, vou usar das plataformas digitais para avisar as pessoas sobre às campanhas “legais” da Avon.

Vocês têm essa atitude porque são gigantes, eu não tenho medo do tamanho da sua empresa e esse tamanho não lhe garante imunidade, ainda temos leis nesse País e pasmem, elas podem funcionar, até mesmo contra empresas gigantes como a Avon.

Empresas como essa que fazem seus clientes de bobos tem que ser conhecidas do grande público pelo seu “respeito” à lei e à ética.

A sacola não faz um pingo falta, podem ficar com ela, só quero que as pessoas saibam o tipo de empresa que é a Avon e a falta de respeito e consideração com seus consumidores.

Obrigado, Avon, pelo péssimo atendimento.


Avon reclamações – Conclusão de todo o caso, do meu ponto de vista

Não consigo, realmente, ver onde isso não fere o código de defesa do consumidor, uma vez que me prometeram uma coisa e me entregaram outra completamente diferente.

Por fim, que fique de esmola para essa empresa que não tem um pingo de respeito por seus consumidores.

Você, que é cliente dessa empresa gigante do mercado, então, atente-se às campanhas, fiscalize.

Eu sou um, mas juntos somos milhões.

Façamos com que essa gigante caia, seja punida, se não for pelo CDC que seja pelas leis de consumo.

Empresas como a Avon, não respeitam seus consumidores, devem ser conhecidas de todos.

Se você acompanhou esse artigo, compartilhe-o em sua rede social, para que possamos fazer uma propaganda gratuita para a Avon.

E se a equipe de relacionamento da Avon vir esse post, então, deixo um recado:

A AVON NÃO RESPEITA O CONSUMIDOR


A História não acabou, foi parar no PROCON

Não desisti de fazer a Avon pagar por ter me enganado de forma tão vertiginosa. Por isso, munido do meu entendimento da situação, resolvi abrir reclamação no PROCON no dia 17/10/2020. A reclamação segue abaixo transcrita:

Minha reclamação é em relação ao “brinde” oferecido pela empresa junto com a compra do Tenis Olympikus. O brinde tratava-se de uma bela mochila. Entendendo a vantagem da compra e tendo a necessidade do tênis optei por comprar de uma revendedora Avon. No entanto, no dia 18 de Agosto de 2020, quando recebi meu pedido, constatei que o “brinde” oferecido pela empresa não condizia em nada com o produto que prometeram. Pelas fotos é fácil constatar que não se trata do mesmo produto.
Ao entrar em contato com o setor de reclamação da Avon o mesmo me avisou que a empresa não se responsabiliza e nem aceita reclamações em relação aos brindes oferecidos.
Entendo que isso é uma forma abusiva de propaganda já que me sinto lesado e enganado por essa empresa.
Por isso busco esse órgão de proteção que até então não sabia que realizava atendimento de forma online, pois moro numa cidade sem posto de atendimento do PROCON.
Fiz reclamação do Consumidor.gov.br e recebi como resposta: PROTOCOLO: 2020.08/0000xxxxxxx
“Data: 02/09/2020 18:05:37 Autor: Avon
Texto:
Olá Valdir,
Tentamos falar com você hoje às 18:04 horas, mas não tivemos sucesso.
Referente a sua reclamação, informamos que que no folheto consta a informação que no caso de termino do produto grátis será enviado outro a escolha da Avon.
informamos que a Avon trabalha por meio de campanhas que possuem duração de, aproximadamente, 19 dias cada uma. Portanto, antes de comercializar algum produto, é feita uma minuciosa estimativa de vendas por campanha. Porém, o volume comercializado pode superar o previsto.
A Avon respeitando o código de defesa do consumidor informa na contracapa de todos os folhetos de oferta e em todos as promoções que “… os produtos serão atendidos até o fim dos estoques” e no caso de termino do produto grátis será enviado outro a escolha da Avon”.
Pedimos desculpas pelo ocorrido.”
Não estou satisfeito com essa resposta e quero saber se isso é legal? Prometer uma coisa e entregar outra?

O Procon avaliou a reclamação e solicitou mais alguns documentos, conforme transcrição abaixo:

Prezado Consumidor, favor esclarecer: a) em qual site realizou a compra do produto? b) Favor anexar a nota fiscal e comprovante de pagamento; c) entrou em contato junto ao site onde realizou a compra do produto ou somente diretamente com a AVON? Ressaltamos que nosso sistema aceita arquivos com até 2 MB. Aguardo retorno. Equipe PROCON.

Minha resposta levou junto a nota fiscal emitida em nome da revendedora que me vendeu o produto, já que eu não tinha uma nota fiscal final:

Consumidor:

Bom dia. a) a compra foi realizada através de catálogo físico, por uma revendedora Avon b) estou anexando o documento que a revendedora me passou, pois não existe uma nota fiscal para o consumidor final na relações da Avon c) Falei com a revendedora ela não tinha poder para resolver o problema, por isso entrei em contato diretamente com a Avon que alegou ter o poder de fazer a troca do brinde e não se responsabilizar por brindes ofertados.

Tendo, pois, estas informações a CIP foi gerada pelo Procon no dia 19 de Outubro de 2020. E a Avon teve como prazo até o dia 02/11/2020 para me responder.

Pois pasmem:

A Avon não respondeu minha reclamação no prazo dado pelo Procon

Obviamente o dia 2 de Novembro é um Feriado Nacional e eles não fariam a resposta nesse dia. Mas, no meu ponto de vista, uma empresa que deixa de emitir uma resposta em tempo hábil, já cai no meu conceito.

No dia 03 de Novembro o status da minha reclamação contra a Avon no Procon mudou e passou a apresentar “esperando manifestação do consumidor”. Fiquei um tanto confuso, é a primeira vez que utilizo os serviços de reclamação online do Procon.

Sem saber o que fazer exatamente abri uma consulta, perguntando como eu poderia proceder para avançar com a minha reclamação, já que moro em um cidade que não tem posto do Procon, se fosse preciso ir pessoalmente a uma agência do Procon eu seria obrigado a desistir da reclamação por ser completamente inviável e difícil para mim.

No entanto, antes mesmo de me responderem a pergunta, consultei um especialista em direitos do consumidor.

Nesse entretempo eu havia recebido um email de um advogado da Avon. O email chegou no dia 03 de Novembro, o qual, também, transcrevo abaixo.

Recebendo email dos advogados da Avon

Prezado, bom dia.
Anexa RESPOSTA da FA acima.
Favor confirmar o recebimento desta.
Para qualquer dúvida retornar em qualquer um dos e-mails:

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DIRETOR(A) COORDENADORIA DO
Fundação Procon – SP
REFERENCIAS
Notificação. Nº xx.xxx.xxx.xx.xxxxxxx
Interessado(a): Valdir
AVON COSMÉTICOS LTDA., com sede na Avenida Interlagos, nº 4.300,
Prédio Administrativo, 1º e 2º andares, CEP 04660-907, Jardim Marajoara, São Paulo/SP, inscrita no CNPJ/MF, sob o nº 00.680.516/0001-24, vem, por seus advogados, na forma dos artigos 33 e seguintes do Decreto nº 2.181/97, prestar as seguintes informações:
BREVE SÍNTESE DA RECLAMAÇÃO
Relata a(o) Reclamante requerer esclarecimento sobre o brinde enviado.
DO MÉRITO
Quanto ao mérito, a Avon informa que tem total interesse em resolver o
litígio. Todavia, esclarece que para o correto atendimento e prestação de
informações, a Reclamante deve dar continuidade ao atendimento pelo
SAC da empresa 0800 708 2866, conforme já orientada.
Dessa forma, não havendo razão para ter litígio entre as partes.
DO REQUERIMENTO
ISTO POSTO, tendo em vista o cumprimento do contido nos
requerimentos, requer a Reclamada digne-se V. As. de determinar o
arquivamento do presente processo investigatório preliminar,
comunicando-se a interessada, consoante o previsto no artigo 39,
parágrafo único, do Decreto nº 2.181/97.
Santos, 03 de novembro de 2020.
Nome do advogado que não vem ao caso
OAB/SP xxxxx

Como sou eu uma pessoa relativamente tolerante, entrei em contato com o 0800 indicado, pensando tratar de um pedido de desculpa da empresa ou coisa do gênero. No entanto, foi para ouvir a mesma ladainha de antes de que a Avon não realiza troca de brindes e não se responsabiliza, resumidamente é esse o contexto. Disse ao atendente que se fosse para ouvir a mesma coisa eu nem teria perdido meu tempo, ele, afirmou que é o procedimento padrão da Avon nesse tipo de caso. Agradeci ao atendente, muito simpático e prestativo e voltei a atenção para o email que houvera recebido.

Informado por um especialista em direitos do consumidor, ele disse-me que minha reclamação tem completo fundamente e me orientou a prosseguir com a reclamação e não acatar ao pedido do Senhor Advogado.

Resposta ao e-mail dos advogados da Avon

Então, respeitosamente, enviei resposta ao Senhor Advogado:

Prezado Senhor Advogado,
Conforme solicitado confirmo o recebimento do email e, também novo contato com o número 0800 708 2866, do SAC da Avon, dia 03/11, às 13:12 hrs, contato esse infrutífero, no qual tive que ouvir as mesmas desculpas de antes.
Mantenho o meu posicionamento e entendo que fui lesado, enganado por uma propaganda.
Não darei por encerrada a minha reclamação até que o Procon determine se houve ou não crime contra o consumidor.
Assim sendo, agradeço o seu contato.

Depois voltei ao site do Procon e cliquei em “Não Resolvido” e justifiquei:

Consumidor:

A empresa não solucionou a minha reclamação, mantem o mesmo discurso de que a prática de anunciar um brinde e entregar outro nitidamente inferior está em acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Gostaria de solicitar a esse Órgão de Proteção de Direito do Consumidor, que se apure a verdade.

Dessa forma a reclamação passou a

“Não resolvido – Aguardando nova análise do Procon”

Hoje é dia 04 de Novembro de 2020 e a luta pelos meus direitos e a verdade sobre esse caso, continuam. Atualizarei assim que tiver resposta do Procon.

Valdir Bressane
Valdir Bressane

Valdir Bressane é escritor, redator, web designer e especialista em Marketing Digital, estudante de Letras.

Com presença na web desde 2013, destaca-se na criação de vários blogs e sites com grande autoridade.

Está em Laguia Brasil contribuindo com artigos relacionados aos seus nichos de trabalho, enriquecendo o conhecimento dos nossos leitores

Artigos: 96
Abrir Whatsapp
Podemos Ajudar?
Olá 👋 Podemos te ajudar?