Como fazer uma padaria dar lucro?

A receita de como fazer uma padaria dar lucro pode ser simples, com baixo investimento ou quase nenhum. Leia e conheça essa receita de sucesso

Como fazer uma padaria dar lucro?

Só há um motivo para você estar a procura dessa resposta – você entrou no negócio de panificação, está refazendo as contas e descobriu que está pagando para trabalhar, que entrou em um declínio e só consegue enxergar o fundo do buraco.

Infelizmente essa é a realidade para muitos empresários do ramo.

Mas por que para alguns é tão simples ter sucesso com padaria e, para outros, tão difícil?

Nesse artigo falaremos muito sobre como fazer sua padaria dar lucro, conhecer os principais motivos da falência e evitá-los.

Mas não nos focaremos apenas no lado técnico, falaremos do marketing geral, da melhor apresentação do seu negócio e criação de diferenciação no mercado local, usando de formatos de baixo ou nenhum custo adicional.

Qual o principal ingrediente do sucesso de uma padaria… ou seria panificadora?

Você tem uma padaria ou panificadora?

Como fazer uma padaria dar lucro - ideias criativas e marketing
Como fazer uma padaria dar lucro – ideias criativas e marketing – Foto de Gustavo Fring

A primeira grande questão do mundo da panificação e que poucos profissionais têm a resposta:

Padaria ou Panificadora?

Isso já deu mais briga do que discussão de Fla X Flu ou Palmeiras X Corinthians. rs.

Mas, você que está no meio, saberia dizer, sem muito pensar, se o seu comércio é uma padaria ou uma panificadora?

Esperamos que alguém que esteja buscando resposta de Como fazer uma padaria dar lucro, saiba, de cor e salteado, a resposta para essa pergunta.

Se você não sabe deveria se atentar aos detalhes, pois nos detalhes moram os erros que nos atrasam.

Padaria ou Panificadora?

De acordo com o Aurélio (DICIO) tanto faz, panificadora é sinônimo de padaria.

O nome só muda de região para região, mas tanto uma quanto a outra designa o lugar onde se faz e vende pão, biscoitos e congêneres.

Você pode estar pensando que a pergunta não tem a ver com o tópico do artigo, mas tem, sim.

A pergunta foi feita para você mensurar a sua capacidade de conhecimento sobre o ramo da panificação.

Se você respondeu sem pestanejar demonstra que você tem conhecimento, que sempre busca resposta até mesmo para a menor das perguntas que aparentemente não influenciariam o seu trabalho.

Capricho, atenção e dedicação, nada sobrevive sem isso.

Se você ficou pensando, pensando e não chegou a nenhuma conclusão e preferiu ignorar a pergunta, ou acreditar estar perdendo tempo em continuar a leitura, isso demonstra sua falta de sintonia com o seu negócio. Você provavelmente não está usando a melhor ferramenta de crescimento – o CONHECIMENTO – a diferença entre o lucro e o prejuízo.

Padarias ou Panificadoras como simples comércios.

Embora toda a evolução tecnológica a que somos submetidos, certamente existe algo na panificação que guarda aquele traço do manual, do artesanal, da coisa feita com carinho.

Vemos padarias que vendem pãezinhos, e vemos padarias que vendem “aquele pãozinho”.

Você pode não ter prestado muita atenção a isso, mas se puxar nas lembranças verá que durante sua vida você sempre fez escolhas. Escolheu sua padaria, seu açougue, sua farmácia, sua cabeleireira e o seu tipo de pãozinho.

Sim, você já deveria saber e conhecer as principais características que diferem um simples pão francês de uma padaria para outra.

Esse diferencial é o que determina se o seu produto cativa o público, ou o repele.

Padarias ou Panificadoras como simples comércios - conhecimento é fonte de lucro
Padarias ou Panificadoras como simples comércios – conhecimento é fonte de lucro – Foto de Arkhod

Preço é importante, sim, num primeiro momento, mas não é o melhor diferencial para fidelizar o cliente.

O conhecimento traz qualidade e a qualidade traz o cliente disposto a pagar o preço justo pelo seu produto.

Padarias ou panificadoras não são simples comércios, elas carregam a alma de seus proprietários, trazem os seus traços de personalidade e qualidade em seus produtos, e esse é o primeiro ponto a ser analisado no seu produto.

Responda a mais algumas perguntas importantes sobre a sua panificadora:

  • Você poderia dizer que o seu produto tem uma identidade própria?
  • Saberia explicar porque eu deveria comprar o seu pão ao invés de outro qualquer?
  • Por que eu deveria ser seu cliente?
  • O que você oferece que só encontrarei na sua panificadora?

Se você não sabe responder a essas perguntas esse pode ser o motivo de você estar conduzindo a sua padaria para o buraco.

Como citei, o conhecimento é alma de todo o negócio.

Ninguém deve conhecer o seu comércio melhor do que você próprio. Se você é proprietário e não se preocupa em conhecer o seu comércio, essa é a receita certa para o fracasso.

Você pode ter mil funcionários, você sempre deve saber o que eles estão produzindo e a qualidade que estão alcançando.

Isso não é um guia técnico

Esse artigo não é um guia técnico de como fazer a sua padaria dar lucro.

Não passaremos para você a receita do melhor pão francês do mundo, mas estamos aqui para trazer a reflexão para a sua ideia de negócio.

As perguntas apresentadas anteriormente devem ser respondidas se você deseja progredir.

A Identidade Própria da Padaria

Todo comércio deve ter a sua própria identidade.

A identidade de uma empresa começa nas propagandas que faz em rádio, TV, jornais, revistas, internet, passa pela fachada do prédio, pela apresentação dos funcionários e pelas caraterísticas marcantes do seu produto.

Já vi proprietários de padarias renegarem sua qualidade em busca de aumentar lucro.

Se a qualidade for o diferencial do seu produto e for perdida, esse é o caminho para a falência.

Há muitas formas de dar uma identidade à sua padaria, seja pelas instalações, pelos produtos, pelo atendimento, embalagem, horário de atendimento, entrega, etc.

São fatores mínimos que diferem um comércio do outro e fazem com que o cliente opte entre as muitas opções.

Por que as pessoas gostam do Habib’s?

Eles vendem esfirras abertas.

Milhares de pessoas vendem esfirras abertas.

O diferencial está no sabor padrão, no uniforme, nas instalações, e fazem o Habib’s ser o Habib’s e não apenas um estabelecimento comercial que vende esfirras abertas.

Assim acontece com qualquer comércio, você pode fazer uma relação mental e constatará que você tem suas preferências – seu supermercado favorito, seu açougue favorito, sua farmácia favorita.

Observando atentamente constatará que cada um oferece algo que os outros não te oferecem, por isso, você opta sempre por ele.

Isso é o diferencial, esse charme é o que define um comércio do outro, o que vai garantir o sucesso ou a falência de um negócio.

Por que eu deveria comprar o seu pão ao invés de outro qualquer?

Por que eu deveria comprar o seu pão ao invés de outro qualquer
Por que eu deveria comprar o seu pão ao invés de outro qualquer – Foto de Gustavo Fring

Agora, entendendo que cada comércio tem o seu diferencial, explique porque eu deveria comprar o seu pão ao invés de outro?

Se você não sabe responder a essa pergunta é hora da famosa pesquisa de mercado.

As pesquisas de mercado não precisam ser feitas por uma agência especializada e colher milhares de amostras, não.

Basta uma dúzia de clientes seus, mais uma dúzia de clientes de outros estabelecimentos que possam responder:

Por que você compra aqui?

Pode pedir três motivos. O mais relevante é a primeira resposta.

Se você entender as escolhas do seu cliente você saberá o que fazer para agradá-lo e conquistá-lo de forma correta

Inovação e sucesso em Panificadoras.

Pão e Poesia

Pão e Poesia - ideias inovadoras para padarias
Pão e Poesia – ideias inovadoras de como fazer uma padaria dar lucro – foto de porvir

Consegue imaginar alguém unindo a sutil arte da poesia aos pães?

Parecem duas coisas completamente desconexas.

Não para clientes de muitas padarias de Belo Horizonte.

Iniciativa de Diovani Mendonça, poeta mineiro, que criou o projeto Pão e Poesia.

“Eu pensei em uma forma de levar a poesia até as pessoas de uma forma que não fosse por livros”, contou o poeta

Dessa forma muitas padarias vendiam pães e os entregavam embaladas em poesia.

Iniciativa que pode fazer a diferença no seu estabelecimento, além do grande valor cultural gerado.

Leia a matéria na íntegra – clique aqui – A poesia que chega no saco de pão – PORVIR

Crescimento durante a Pandemia

Outra matéria traz a história da padaria que aumentou seu faturamento em 30% em plena pandemia.

O empresário de Nova Almeida/ES, teve esse crescimento durante a pandemia, e o seu segredo foi investimento em propaganda em redes sociais, diversificação de produtos e sistema de delivery, ou seja, nada fora do normal, mas que fez a diferença para ele.

Leia a matéria na íntegra – Padaria inova, aumenta faturamento e projeta crescimento em 2021 – ABIP

Iniciativas culturais que dão lucro e reconhecimento.

Isso é o que aconteceu com a empresária Claudineia Sanches Girotto Ferreira, proprietária da Panificadora Pão Francês, em Oscar Bressane, pequena cidade do interior de São Paulo.

A empresária envolveu a comunidade com sua empresa através do artesanato, dando oportunidade para artesãos apresentassem seus trabalhos e tendo, em contrapartida, movimento extra na panificadora.

A ideia deu tão certo que a empresária venceu o Prêmio Bunge Empreendedorismo em Panificação no ano de 2010.

Leia a matéria na íntegra – clique aqui – Revista Bunge Com Você by Eduardo V Galdieri – Issuu

Por que eu deveria ser seu cliente?

por que eu deveria ser o seu cliente
Por que eu deveria ser o seu cliente? – Foto de Olya Kobruseva:

Sei que você pode ter pensado em responder – porque o meu pão é o melhor do Brasil.

Isso pode ser um slogam, mas não convence ninguém, não quando é dito por você.

A propaganda que realmente faz a diferença, quando falamos em comércio local, é a de boca a boca.

Quando um comerciante aproxima o seu cliente de si cria laços que promoção nenhuma tira.

Em cidades pequenas conhecer o seu José da Padaria, a dona Maria do Mercado, a Sara da Lanchonete é bem fácil, mas em cidades grandes criar o mesmo vínculo já é muito mais difícil.

Recentemente fui visitar um amigo que mora numa grande cidade. Passei a noite em sua casa. Quando acordei, no dia seguinte, ele me chamou para ir à padaria.

Eu conhecia a cidade e imaginei irmos a pé, mas ele tirou o carro da garagem e me disse para entrar.

Atravessamos a cidade e ele me levou a uma pequena padaria num bairro afastado. Não era um lugar bonito, não tinha grande diferencial estético e os pães, doces e salgados eram os mesmos que encontraríamos em qualquer outra padaria.

Mas existia algo que diferenciava aquele estabelecimento…

A funcionária o atendeu com uma xícara de café na mão, disse bom dia simpático, notou-me, ofereceu-me uma xícara de café. Era um cafezinho delicioso que, detalhe, era grátis.

Não havia nenhuma placa dizendo ser grátis, não havia um critério de escolha, pois vi que tanto a funcionária quanto o proprietário distribuíam xícaras de café a todos que entravam. Sempre sorrindo e os chamando pelo nome. No meu caso, a funcionária não sabia o meu, mas fez questão de perguntar.

Ali tinha um diferencial indissolúvel que fazia um homem atravessar uma cidade para comprar 10 pãezinhos, 200 gr de muçarela e 200 gr de presunto – um simples cafezinho, com amizade sincera e um bom dia que não era uma pergunta, mas um desejo.

É isso – conexão.

Conecte-se com seus clientes, seja oferecendo um bom dia, seja chamando-os pelo nome, seja com um pacote com poesia, crônica ou piada, seja pela exposição de uma artesanato, etc.

Há milhares de coisas que podem ser usadas como diferencial no seu comércio.

Você deve saber porque alguém deve comprar de você, ou criar o motivo para isso acontecer.

O que você oferece que só encontrarei na sua panificadora?

As pessoas gostam de exclusividade e gostam de se sentir exclusivas.

Sabe o que acontece quando elas amam algo?

Elas falam sobre isso.

Você já deve ter ouvido alguém te indicando um comércio, um prestador de serviço, um produto, uma igreja, um curso, etc.

E por que elas fazem isso?

Fazem porque aquilo que agrada uma pessoa deve ser compartilhado, nós compartilhamos opiniões, gostos e desgostos

Só existe duas possibilidades quando as pessoas falam do seu comércio, ou indicarão, ou farão questão de contraindicar. E se não fazem uma coisa nem outra em relação ao seu comércio é porque você é só mais uma padaria que vai falir, mais cedo ou mais tarde.

Se você não representa nada na vida de uma pessoa, ela não tem porque se lembrar de você.

Portanto, capriche no marketing do contato presencial, pois esse pode ser o diferencial que significará sucesso.

Qualidade

A qualidade não é opção, você é obrigado a fornecer qualidade ao seu cliente.

Se o seu produto não tem qualidade não merece ser comprado.

Todo o marketing que você fizer vai por água abaixo se o seu produto não oferece o mínimo da de qualidade.

Tem que ter qualidade sempre.

Destacar-se no mercado da panificação fabricando pães é difícil, mas manter o padrão de qualidade é o mínimo esperado.

Panificadoras que não tem padrão de qualidade de seus produtos tendem a perder seus clientes ou a nunca conquistá-los.

Tem panificadoras que vendem pães deliciosos num dia e horríveis no outro; minúsculos num dia e enormes no outro; macios num dia e secos no outro, etc.

Essa grande variação na qualidade final do produto deve-se muito ao fato de matérias-primas de baixa qualidade ou equipamentos ultrapassados, velhos e danificados, sem contar mudanças constantes de funcionários.

A matéria-prima deve ter seu padrão de qualidade, também, para que você possa manter o seu.

Os equipamentos para produzir pão não são baratos, mas é necessários investir em modernidade e qualidade a fim de entregar ao seu cliente, sempre, o melhor possível.

Recapitulando

Entendemos que toda padaria deve oferecer algo mais do que pães de qualidade, e que esse diferencial pode ser abstrato, pode não gerar nenhum custo ao empresário e basta, apenas, iniciativa.

É preciso entender as qualidades e defeitos que existem no seu comércio para poder encontrar o ponto correto a ser explorado.

A pesquisa de mercado pode apontar o caminho para o que o seu cliente realmente deseja e espera do seu comércio, dessa forma norteando você a oferecer exatamente aquilo que eles buscam.

O que falamos até agora se foca no empresário que já está estabelecido e não consegue aumentar o seu número de clientes, ou para quem vai abrir ou entrar no negócio sem conhecimento do mercado.

Como fazer uma padaria dar lucro, afinal?

Isso é um conjunto de fatores que devem ser revisados desde a abertura das portas até o seu fechamento, entendendo cada um dos processos da fabricação e da comercialização.

Os fatores humanos, ligados ao marketing podem ser superados, muitas vezes apenas com a própria autoanálise, entendendo o que a maioria das pessoas busca em uma panificadora.

Mas, além disso, a qualidade, diversidade de produtos e horários pré-fixados podem atrair novos clientes.

Mas falaremos, abaixo, de outros fatores que contribuem para o sucesso.

Com qual margem de lucro você trabalha?

Com qual margem de lucro você trabalha
Com qual margem de lucro você trabalha – Foto de Nataliya Vaitkevich

O lucro é o que move qualquer comércio, isso você sabe.

Incrivelmente, existem muitos empresários que desconhecem sua margem de lucro, precificam baseados na concorrência e, muitas vezes, só trabalham para gerar prejuízo.

Empresas que trabalham somente pensando em vencer a concorrência pelo preço dos produtos, está se matando.

Se você não tem boa margem de lucro, não tem nada, essa é a realidade.

Muitos empresários trabalham tendo como base a margem de lucro total da empresa.

Só para exemplificar:

A empresa tem uma receita bruta de 200 mil no mês. Eles pegam essa receita e subtraem os gastos que, por exemplo, seriam de 160 mil. O resultado seria um lucro de 40 mil, ou 20% de lucro.

Entender isso é importante, porém, mais importante ainda é entender a margem de lucro de cada item da sua panificadora.

Digamos que sua padaria tenha 50% de lucro no pão francês e 10% de lucro nos lanches naturais vendidos. Em que você deve priorizar as vendas?

A margem de lucro de cada produto não é homogênea, alguns dão mais lucros do que outros, e em muitos casos, ao se fazer um bom levantamento de custos, descobre-se que haviam itens que davam prejuízo.

Por isso é importante um levantamento completo, item por item, e descobrir com qual margem de lucro se trabalha em cada um deles, para poder ajustar e pensar em estratégias mais eficientes de venda.

Nunca baseie o seu preço apenas na competitividade do mercado, você pode estar destruindo o seu negócio.

Faturamento aumentado

Existem muitos fatores na nossa rotina de trabalho dentro de uma padaria que podem estar levando o nosso lucro.

Mas dois deles devem ter uma atenção redobrada se você quer aumentar o faturamento:

Desperdício e más condições de equipamentos de produção

Desperdício

Produzir 100 pães no dia e só vender 50, isso significa prejuízo.

Se você produz 100 pães no dia e vende tudo até o meio-dia e, em seguida, não produz mais, com medo de perder, e deixa de vender mais 50 pães naquele dia, isso também é prejuízo.

Mas como equilibrar essa balança.

Fazer demais perde, se fizer de menos deixa de ganhar, portanto, também perde.

Uma boa estratégia que combine produção, quantidade e horários fracionados do pão francês podem ajudar a evitar essa armadilha.

Mas além do pão francês existem muitos outros produtos, muitos com prazos de validade apertados, 1, 2, 3 dias ou mais.

Aqui cabe o planejamento para evitar perder produtos na prateleira e também deve-se investir em câmaras frias de qualidade que garantam a qualidade dos produtos por mais tempo.

Equipamentos

Investir na qualidade dos equipamentos para a produção é dos itens de como fazer uma padaria dar lucro
Investir na qualidade dos equipamentos para a produção é dos itens de como fazer uma padaria dar lucro – Foto de Katerina Holmes

Investir na qualidade dos equipamentos para a produção é um item importante da lista.

Bons equipamentos podem produzir mais, em menos tempo, com mais qualidade e menos desperdício.

A tecnologia está aí para ser usada, e embora você possa estar pensando no custo de aquisição, você deve levar em conta que novos maquinários diminuem o seu custo de produção, por consequência aumentam a sua margem de lucro.

Além disso, eles contribuem para o aumento da qualidade do seu produto.

Somando esses dois itens se tornam motivos suficientes para priorizar o investimento em bons equipamentos.

Dê um up nos seus conhecimentos técnicos

Conhecimento é o diferencial em qualquer mercado, por isso é sempre importante se manter atualizado com o mercado da panificação e confeitaria.

Para isso vale cursos e mais cursos que são facilmente encontrados de forma presencial ou online para quem não consegue seguir o cronograma dos horários das escolas.

Os cursos técnicos de panificação colaborarão com novos conhecimentos, novas receitas, formas e técnicas para fazer o que se fazia de forma a otimizar a produção.

Todo esse conhecimento vai culminar em maior capacidade técnica para a melhoria da qualidade e, por consequência, maior capacidade de lidar com a concorrência.

Se você está chegando agora a esse mercado é importante ter conhecimento.

Se você já está há um bom tempo, sem ter conseguido colher os resultados almejados, deve entender que inovar as suas técnicas de produção e comercialização facilitarão o seu engajamento no mercado.

Cursos Panificação e Confeitaria do SEBRAE
Cursos Panificação e Confeitaria do SEBRAE
Cursos Panificação e Confeitaria do SEBRAE

O Sebrae pode ser um parceiro valiosíssimo para o seu negócio, ele oferece capacitação para que a sua empresa possa alcançar o sucesso desejado.

Tudo isso o Sebrae oferece através de cursos, oficinas, palestras, planilhas e aplicativos que auxiliam o micro e pequeno empresário.

Podemos afirmar que, antes mesmo da abertura do negócio, o Sebrae já pode ser de grande valia, pois com ele você pode avaliar melhor a sua ideia de negócio e entender as viabilidades e impedimentos e começar um negócio com maiores chances de sucesso.

Você pode conferir no Sebrae da sua cidade ou visite o portal SEBRAE para obter mais informações.

Curso Grátis de Panificação

Existem muitos cursos “grátis” de panificação disponibilizados na internet.

Muitos deles são verdadeiras perda de tempo e outros cobram a emissão do certificado que, no fim, poderia sair mais barato comprar um curso com mais qualidade.

Cursos Pagos de Panificação e Confeitaria
Curso Padeiro Profissional
Curso Padeiro Profissional - como faze uma padaria dar lucro
Curso Padeiro Profissional – como faze uma padaria dar lucro

Por praticamente o mesmo preço que você gastaria para emitir o seu certificado no curso gratuito de panificação que falamos anteriormente, você pode adquirir um dos melhores cursos online de panificação e confeitaria.

O Curso Online de Panificação e Confeitaria da MR Virtus, oferece uma grade muito prática voltado para quem está iniciando ou já tem larga experiência no ramo, pois se propõe a apresentar novas técnicas que aumentam a qualidade da produção e excelência na comercialização.

Nesse curso você irá se aprofundar em todo o conhecimento sobre a panificação e aprender muitas receitas novas como, por exemplo:

  • Pão de forma
  • Brioche
  • Pão de queijo
  • Pão de Low Carb
  • Chocotone
  • Coissant,
  • Bisnaguinha
  • Pão Baguete
  • Pão de Batata

e mais de 100 receitas de pães e derivados com muitas variações de sabores e recheios, testadas e aprovadas.

Além de tudo o que traz o curso, a MR Virtus ainda oferece como bônus planilha de cálculo de ingredientes, valioso conhecimento de como administrar uma padaria, como fidelizar seus clientes e planilha de custo de venda para padarias.

Ao final você terá o certificado desses novos conhecimentos.

É um dos cursos mais vendidos na plataforma da Hotmart no nicho da panificação, e, hoje, dia 11/08 você pode adquirir o curso completo, com acesso vitalício e garantia total de 15 dias, por apenas 59 Reais.

O preço é esse mesmo que disse – 59 reais por um dos cursos mais completos de panificação e confeitaria.

Um simples livro de receitas pode custar muito mais caro do que esse curso.

Vamos invadir as redes sociais
PACK DE ARTES PARA PADARIA - UMA FORMA BARARA DE COMO FAZER UMA PADARIA DAR LUCRO
PACK DE ARTES PARA PADARIA – UMA FORMA BARARA DE COMO FAZER UMA PADARIA DAR LUCRO

Certamente as redes sociais já afloraram como ideia na sua cabeça.

Mas para fazer um bom trabalho de marketing nas redes sociais você precisa contratar um designer, uma empresa de marketing.

Criar as próprias artes na modernidade dos aplicativos pode ser mais simples, mas é difícil conseguir emplacar boa apresentação sem conhecimento de marketing, portanto o mais indicado é que você busque uma agência ou profissional qualificado.

Mas se o seu orçamento não dá para começar contratando profissionais então aprenda a se apresentar da melhor forma nas redes sociais.

Para isso existem diversos packs a venda na internet.

Packs são pacotes de artes prontas que você só precisa abrir, editar os textos e publicar em suas redes sociais.

Obviamente pode não parecer exclusivo, mas, é certamente, melhor do que você se apresentar com fotos mal tiradas do seu celular.

Um dos packs mais conhecidos são os da Bárbara Scarlett, design, criadora do Pack Padaria – Posts Para Instagram.

Esse material facilitará a apresentação profissional da sua empresa em redes sociais, pois, embora, seja focada no Instagram, ainda assim, você pode utilizar essas artes em outras redes como o Facebook.

Você deve levar essa dica muito a sério, pois abrir espaço de forma errada nas redes sociais é mais maléfico do que não ter presença alguma.

Esse é uma estratégia que temos que fazer bem-feito, caso contrário, é melhor não fazer nada.

As vantagens desse pack de artes para panificadoras é que você tem acesso imediato, utiliza a Hotmart como plataforma, tem acesso vitalício e ainda conta com suporte por Whatsapp.

Além de que você tem garantia de compra por 7 dias. Se comprar e acreditar, por qualquer motivo, que não serve para você e o seu negócio, pode pedir o seu dinheiro de volta e ele será devolvido integralmente.

Estou certo que é o tipo de material de baixo custo, aliás essa é a vantagem, esse pack tem um custo ínfimo comparado com a contratação de um especialista.

Hoje, 11 de agosto de 2022, ele sai por apenas 69 Reais que você ainda pode dividir em até 8 vezes.

Não tem como você achar que a presença da sua empresa na internet não vale esse investimento.

Conclusão

O grande diferencial de um comércio é a sua capacidade de ser humano e se relacionar como tal, sendo esse, certamente, a melhor estratégia de marketing em qualquer seguimento.

Lidamos, no dia a dia, com pessoas, e pessoas são motivadas por seus sentimentos, pela sua forma de ver o mundo, cabe ao comerciante tornar as suas relações mais humanizadas, mais pessoais.

E essas relações em conjunto com novos conhecimentos fazem a receita certa de como fazer sua padaria dar lucro.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo, que ele tenha colaborado e cumprido o seu propósito de ajudar você a entender como fazer sua padaria dar lucro.

Bibliografia

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The Business Plan Shop. (2021). How to enhance the profitability of a bakery. [online] Disponível em: https://www.thebusinessplanshop.com/ [Acessado: 13 Aug. 2022].

Veja como desenvolver sua panificadora e confeitaria – Sebrae (sem data) Com.br. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/ (Acessado: 12 de agosto de 2022).

View more posts (2018). 4 Ways to make sure your Small Baking Business becomes profitable. [online] Amari Baking Center | Baking Classes. Disponível em: https://amaribakery.com/ [Acessado: 13 Aug. 2022].

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